Oi, gente! 

Oi, Rafa!

Como estão?

Preparados para a resenha de hoje de um livro adorável, com certeza um favorito do ano? Então vem:

Título Original: The Upside of Unrequired || Pàginas: 320 ||  Autora: Becky Albertalli || Ano: 2017 || Gênero: YA contemporâneo || Sinopse: Molly já viveu muitas paixões, mas só dentro de sua cabeça. E foi assim que, aos dezessete anos, a menina acumulou vinte e seis crushes. Embora sua irmã gêmea, Cassie, viva dizendo que ela precisa ser mais corajosa, Molly não consegue suportar a possibilidade de levar um fora. Então age com muito cuidado. Como ela diz, garotas gordas sempre têm que ser cautelosas. Tudo muda quando Cassie começa a namorar Mina, e Molly pela primeira vez tem que lidar com uma solidão implacável e sentimentos muito conflitantes. Por sorte, um dos melhores amigos de Mina é um garoto hipster, fofo e lindo, o vigésimo sétimo crush perfeito e talvez até um futuro namorado. Se Molly finalmente se arriscar e se envolver com ele, pode dar seu primeiro beijo e ainda se reaproximar da irmã. Só tem um problema, que atende pelo nome de Reid Wertheim, o garoto com quem Molly trabalha. Ele é meio esquisito. Ele gosta de Tolkien. Ele vai a feiras medievais. Ele usa tênis brancos ridículos. Molly jamais, em hipótese alguma, se apaixonaria por ele. Certo?

Quando li Simon vs a Agenda Homo Sapiens, fiquei tão apaixonada pela escrita da Becky que nem sei explicar. Tanto é que nem fiz resenha do livro, porque virou favorito, e eu não sou muito boa em fazer resenha de livro que me encanta a tal ponto. Mas com Molly eu precisava falar, não ia deixar o segundo livro da Becky passar sem lhe dar um post apropriado. 

O livro conta a história de Molly, como vemos já no título (que em inglês é The Upside of Unrequired), uma adolescente com problemas tão relacionáveis que chega até a dar um arrepio. O livro é, também, cheio de representatividade: Molly é fruto de uma enseminação, de um casal lésbico, tem uma irmã gêmea também lésbica, amigos geeks, e, o principal, é gorda. O livro trata todas essas questões com um toque de leveza sutil, não jogando na nossa cara tudo isso de forma forçada. TOMA, casal lésbico; TOMA personagem gorda; TOMA, personagem negro. PÁH, PAH, PAH. Não é assim. É de forma bem leve, como a Becky fez em "Simon", onde a homossexualidade do personagem do título é nada mais que normal dentro da história. É o que ele é, mas não é apenas o que o define. Com a Molly também é assim: ela é gorda, mas não é apenas isso que a define. 

Molly gosta de navegar no Pinterest, decorar festas, gosta também de confeitaria. Molly já teve muitas paixonites, mas nunca namorou com ninguém, e agora Molly possivelmente gosta do Will Hipster ou do Reid dos tênis brancos. Molly tem uma irmã gêmea, a Cassie, e um irmãozinho chamado Xavier. Ela trabalha numa loja e não costuma frequentar festas das "cool kids". Muitas coisas definem a Molly, não só seu peso. 

"The Upside of Unrequired" é um livro sensível, engraçado e fofo. Nos mostra a vida de uma personagem adolescente como qualquer uma de nós, com problemas com garotos, autoestima, confiança; abordando questões sexuais como a primeira vez, orgasmo ou homossexualidade, e outra grande questão na vida dos adolescentes: bebidas alcóolicas. E nenhum desses tópicos aparece no livro em cenas forçadas, carregadas de exagero e drama. A vida de ninguém é cheia de drama 24/7, e Becky acertou em simplesmente escorregar esses temas pelo livro, como se a gente tivesse ouvindo a história de alguém próximo sobre algo que aconteceu na semana passada. 

Molly é uma personagem altamente relacionável. É muito fácil se identificar com ela, com suas paranoias com o peso, a aparência, as ações. Qualquer garota que já passou por essa fase vai entender o que a Molly passa, e as garotas que estão nessa fase, ainda mais. 

O livro tem muitos opntos positivos, e um dos que mais gostei foi a evolução da Molly. Ela começa quase como (clichê, clichê) uma minhoca no casulo, e termina o livro como uma borboleta alçando vôo. Eu cmoecei o livro um pouco em dúvida se eu ia gostar da Molly, e terminei simplesmente AMANDO. 

Recomendo The Upside of Unrequired para adolescentes. Quer você goste do tema ou não: leia! Também para quem quer ler algo rápido para sair de uma ressaca, uma leitura mais fácil e leve. E, principalmente, para quem está procurando sentir o coração aquecendo no peito eu sempre. 




Um Comentário

  1. Oi Renata. Eu comecei a leitura desse livro e me esforcei muito, mas não consegui seguir na leitura e acabei abandonando. Deixei na minha estante, quem sabe mais para frente eu retome, mas na primeira tentativa não fluiu para mim. Que bom que a leitura foi ótima pra ti.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir