Oi, gente!

oi, rafa!

Como vocês estão?

Quando se trata de leitores, há uma coisa que todos nós concordamos: ter uma estante cheia de livros é um sonho! E, por um tempo, eu pensava dessa forma: não importa quantos livros não lidos eu tenha na estante, uma hora vou ler todos, o que importa é estarem lá! Mas, até quando isso é realmente verdade?

O tempo passa rápido demais, e de repente a gente está olhando pra uma prateleira inteira de livros dentro de um gênero que não nos interessa mais. Parece que não, mas o tempo realmente voa. E o que não para? A publicação de novos livros. Semanalmente temos títulos novos e mais interessantes sendo lançados, livros que fazem mais o nosso estilo no momento, e que a gente sente mais vontade de ler, do que aqueles que estão na estante há 3 anos. 3 anos atrás eu queria ler fantasia, queria tentar ler distopia... Mas hoje em dia eu tô amando Thriller e nem sequer OLHO pra as fantasias na estante, pra fingir interesse.

Então, por que eu ainda os guardo?

Alguns livros eu não tenho mais a intenção de ler, e não me farão nenhuma serventia. Há pessoas que sei que vão amar, e que podem estar esperando essa oportunidade para lê-los. E eu não vou ler, então... 2+2, matemática simples.

Só que para chegar nessa conclusão não é tão simples assim. Leitores sempre vão querer livros! Sim, é verdade. Mas eu cheguei num ponto crítico. Estava sem espaço na estante, colocando livros em duas camadas, alguns eu nem sequer via, não tinha nem a desculpa que gosto de olhar pra eles (wtf né), e então comprei uma estante nova. Simples! Simples? Hum... A estante nova era duas vezes maior que a antiga, e mesmo assim não foi suficiente para todos os livros. Tive que manter a antiga e ainda instalar duas prateleiras. Uffa. E aí, tudo certo? Bem... Não. Eu ainda queria comprar mais livros. Eu sei, é um problema.

Quer dizer: era!

De repente, comecei a perceber que estava lendo MUITOS livros no Kindle. Kindle Unlimited, livros de graça, livros baratos, por menos de 5 reais... Livros em língua estrangeira, livros de gêneros que eu realmente quero ler, livros que só estão a um clique de distância! E eu amo o Kindle, amo essa praticidade. Mas mesmo comprando livros físicos, eu ainda estava lendo mais ebooks. 

Parece ÓBVIO agora, depois que eu tomei a decisão, mas antes era tão difícil pensar em me "livrar" dos livros (viu o que eu fiz ali? Hahaha?? enfim), e realmente, pensando desse jeito, eu nunca ia desocupar a estante. Mas, pensando por outro lado...

Resolvi, então, deixar na estante apenas livros que eu quero REALMENTE ler dentro de um ano (ou talvez 3, vai...) e também meus livros lidos e favoritos. Não se encaixa nessas categorias? Tchau! 

Assim, acabei tirando +/- 50 livros da estante! 50! Tipo, duas prateleiras de livros.  Tenho espaço na estante de novo! Não preciso comprar uma estante nova ou instalar prateleiras até o teto. Uffa!

Foi a melhor decisão que tomei desde que comecei a colecionar livros (esse termo colecionar, para livros, continua sendo estanho...). Com absoluta certeza ainda quero uma estante cheia. Mas quero uma estante cheia com livros que eu amo, ou que fizeram a diferença pra mim, ou livros que eu tenho um feeling que vou adorar ler. Depois disso, podem seguir em frente. 

Minha meta agora é comprar apenas ebooks, e desses, colocar na estante apenas os que se tornarem favoritos. Quero olhar e ver uma estante cheia de amor, e não algo que me dá ansiedade pensando em quando vou ler tudo aquilo... Ugh.

E você, já desapegou dos seus livros? Ou melhor, já admitiu que na estante tem pelo menos 10% de livros que você não tem mais a intenção de ler?


Bem gente, foi isso! Espero que tenham gostado do posto diferente de hoje hahaha

Beijos, até o próximo! 


7 Comentários

  1. Oi, Renata como vai? Interessante o seu relato/post eu ultimamente tenho lido muito, mas muito mais mesmo e-books do que livros físicos. A praticidade de uma obra em e-book não tem igual. Os livros que eu tenho em minha estante, e não são poucos até, eu costumo doá-los para outras pessoas lê-los, caso elas tenham interesse de lê-los, enfim. Mas eu tenho o costume de reler meus livros fsvoritos de minha existência, sendo assim eu só me desfaço de meus queridos livros quando eu tiver a certeza de que eu os li e reli e nunca mais irei lê-los novamente, aí é melhor dá-los. Adorei o seu relato/post e parabéns pelo seu blog eu adorei conhecê-lo também. Abraços!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu me peguei pensando isso há alguns dias. Minha estante estava lotada mesmo eu já tendo desapegado de muitos livros, alguns eu guardava ainda com aquele pensamento de que um dia leria. Separei vários e levei para o sebo mas admito que é um processo, ainda tenho alguns aqui que tenho que me desfazer mas o coração dói. Colecionar e guardar livros apenas para ter sendo que não nos inspiram a mínima vontade para ler é um crime.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  3. Oiii Renata

    Estou passando pela mesma situação e cheguei a conclusão de que quero desapegar de alguns livros também. Ultimamente tenho lido muito livros ebook e estou inclusive gostando mais, não pesa, é prático, levo pra qualquer lugar, não precisa marcador e nada mais, enfim, a leitura até rende mais.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata,

    Eu estava pensando nisso essa semana. Tenho livros que fazem uns 5 anos que estão na estante parados lá e sei que no fundo só estão lá e eu não vou ler. Com tantos lançamentos e gêneros que vamos nos identificando com o tempo é difícil parar e ler algo que você não está mais afim de ler.


    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Olá, Renata.
    Acho que todo leitor sonha em ter sua própria biblioteca. Mas chega um momento que falta espaço já que não somos a Fera para ter uma biblioteca daquele tamanho hehe. Teve uma época que eu ganhei muita coisa e sorteio, participava de todos, mesmo que fossem livros que nem me interessava, o importante era ter livros. Mas chegou uma hora que olhei e vi que não ia ler aqueles livros e comecei a me desapegar. E como você falou é tão mais prático hoje em dia ler e books que os físicos acabam ficando lá parados na estante.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Todo mês eu me desapego de livros. Com certeza sou bem desapegada mesmo. Hoje, tenho mais livros não lidos do que lidos na estante, tudo porque, quando termino de ler, já mando o livro embora, ou troco, etc...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Renata.
    Achei bem interessante o post, acho que quando a gente não gosta daquele tipo de livro que está ocupando espaço de outros na estante, chegou a hora de desapegar, tem muitas pessoas que talvez irão gostar da leitura. Por isso sempre que tenho livros que não quero mais, não tenho problemas em me desapegar.

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir