Oi, gente!


Como estão? Hoje trago pra vocês uma resenha que há muito tempo queria fazer... o livro que eu quis ler desde que comprei, mas adiei e adiei. Quando finalmente o abri, entrei de cabeça. Vamos lá?!


Título original: Finding Audrey
Páginas: 334
Editora: Galera Record
Ano: 2015
Autora: Sophie Kinsella
Nota: 4.5/5
Sinopse: Audrey, 14 anos, leva uma vida relativamente comum, até que começa a sofrer bullying na escola. Aos poucos, a menina perde completamente a vontade de estudar e conhecer novas pessoas. Sem coragem de sair de casa e escondida por um par de óculos escuros, a luz parece ter mesmo sumido de sua vida. Até que ela encontra Linus e aprende uma valiosa lição: mesmo perdida, uma pessoa pode encontrar o amor.



Audrey é uma garota de 14 anos que sofreu algo muito sério, um tempo atrás, e ela claramente tem problemas em falar sobre. Audrey é nossa personagem principal, nossa narradora e também, por vezes, cineasta! 

Sophie Kinsella é conhecida por seus chick-lits, as comédias românticas com mulheres entre 25-30 anos em situação difícil ou se enroscando em mil confusões. É assim que ela é, assim como ela é conhecida. Foi uma grata surpresa saber que a autora de Becky Bloom e tantas personagens marcantes estava agora ganhando destaque nos YA. Fiquei apreensiva? Fiquei. Pensei que iria me decepcionar? Jamais. É assim que acontece quando confiamos no autor: lemos até a lista de supermercado da pessoa, nada nos deixa para baixo. 

Depois de meses reclusa, sendo tratada como doente e escondendo o rosto do mundo, a vida de Audrey dá um primeiro passo para a mudança, quando algo na vida de seu irmão a faz conhecer O Garoto: Linus. Não é surpresa - nem spoiler - falar sobre a amizade e o relacionamento de Audrey e Linus. Está na sinopse e na capa do livro. A surpresa é o desenrolar dessa relação incomum para dois adolescentes tão inexperientes na vida amorosa, ou talvez sem experiência nenhuma. 

Adorei a forma como Sophie conduziu os dois para algo mais íntimo, fazendo-nos vibrar sempre que o garoto aparecia, sempre que Audrey dava mais um passo, ia mais acima no gráfico de altos e baixos. Linus soube driblar a esquisitice da menina, soube lidar com os óculos escuros e com os receios pelos quais ela passava, os medos e anseios. 


Por mais que seja um livro engraçado, cheio de tiradas inteligentes e referências novinhas, como How I Met Your Mother, Downton Abbey e The Killing, além de ter personagens carismáticos, loucos e divertidíssimos, o livro trata de depressão, uma garota fazendo terapia, além dos vários dramas de ser uma adolescente normal de 14 anos. Normal. Algo que Adurey tenta recuperar em seu dia-a-dia: o status de ser uma pessoa normal, e não a maluca que todos pensam. É uma trama densa, se olharmos direito, lermos nas entrelinhas... é um romance sobre sobreviver, se descobrir, sair do escuro - literalmente - e se achar. Audrey mostrou coragem, determinação e uma força de vontade enorme em ser mais do que aquela que teve um colapso. 

Tirei 1/2 estrela do livro por um simples motivo e que pode até passar despercebido para algumas pessoas: o final correu muito rápido. Em 20 páginas temos o desfecho do livro, algo que precisava - talvez - ser um pouco mais explorado. E também não nos foi contado O QUE aconteceu com a Aud. Tudo bem, entendo o porquê de não ter colocado com todas as palavras o que foi que aconteceu, mas a curiosidade ainda grita em mim HAHAHA. 

Bem, gente, foi isso! Eu gostei do livro, demorei para finalizar, mas só porque minhas leituras estavam bagunçadas. Na realidade, se juntarmos os dias que li, contam-se dois ao total. O livro nos puxa para a estória, nos faz querer saber mais e mais a cada página, além de nos fazer ler sem perceber que já se passaram 3 horas! Vale a pena conferir este lado da Sophie, conhecer a Aud e sua família fora do comum. 

Espero que vocês leiam e gostem! O livro me fez refletir sobre algumas situações do dia-a-dia e me deixou super feliz em finalizar a leitura. Super recomendo. 

Beijos e até a próxima!

9 Comentários

  1. Oi, Rê! Tudo bem? Adoro um bom YA e esse parece ser muito legal! <3 E essa capa então? Muito linda! *---* Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu já vi esse livro e quase comprei, a capa dele é maravilhosa.
    Gostei de saber um pouco sobre, o enredo parece ser muito bacana.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata! Amei sua resenha já estava louca com a Á Procura de Audrey, agora agora minha vontade de comprá-lo só aumentou!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Renata.
    Primeiro parabéns pela resenha, adorei. Eu amo a Sophie e leio lista de supermercado dela também hehe. E apesar de ser um gênero que não gosto muito, é claro que vou me aventurar. Até já tenho livro, mas ainda não li.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Renata! Tudo certinho?
    Quem nunca foi adiando uma leitura? hahaaha Eu não conhecia a obra, mas gostei da indicação. Parece um livro legal de ler, simples, e é sempre bom quando confiamos em um escritor, né? Vou anotar a dica e tentar ler. Adoro personagens que saem do comum, uma pena que o final é meio corrido, detesto quando os escritores fazem isso, parecem que querer acabar logo com o livro e fazem um trem corrido, mas vamos lá, espero gostar do livro também =3
    um abraço!
    Pan
    Pan's Mind

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rê!
    Tudo bem amore?
    Olha tu sabe que sou louco pra ler a série Beck Bloom né?
    Mas esse livro que você resenhou não conseguiu despertar interesse. Não consegui encontrar algo que me fisgasse. Mas que bom que você conseguiu gostar. Uma leitura leve ajuda muito, né?

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo "Fiquei com seu Número", da mesma autora e estou amando a escrita dela. É o primeiro livro da Sophie que eu leio e estou achando demais!
    Ela tem um jeito muito engraçado de escrever. Com certeza quero ler algo mais dela.

    Beijo

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir