Oi, gente!


Eu tô adorando trazer entrevistas aqui pro blog... espero que vocês, também!

A de hoje é bem especial. Uma autora que conheço "de longe" e acompanho o trabalho pelo Facebook e Wattpad, que faz muito sucesso com seus livros de romance na plataforma gratuita, já conquistando mais de dois milhões de fãs. A simpatia de Paula me deu coragem para chegar e entrevistá-la, então aqui vamos para o - maravilhoso - resultado!



Primeiro, nos conte um pouco sobre você. Quem é Paula Oliveira?

Bom, sou uma paulista de vinte e três anos que sonha em um dia ser uma escritora reconhecida por seus romances. Tenho meus medos, minhas alegrias e minhas coragens. Sou mais nervosa do que calma, e mais chorona do que durona. Sou escritora há três anos, e sei que é o que quero ser para sempre.

1. Como descobriu a paixão pela escrita?

Na verdade, gosto de dizer que a escrita quem me descobriu. Eu sempre gostei de me expressar pelas palavras. Quando ainda estava no ensino fundamental, eu vivia escrevendo cartas para os meus pais, me desculpando de alguma travessura. E não eram cartas pequenas, eram sempre detalhadas e com um drama no final. Quando dei um tempo em um relacionamento, escrevi cartas e mais cartas, desabafando. Ainda bem que ele nunca as leu, pois estamos juntos até hoje rsrs. Mas, foi no dia dezenove de maio de 2013 que eu escrevi o rascunho do meu primeiro livro, Essencial. Depois que minha tia finalizou o primeiro livro dela, uma vontade incontrolável despertou dentro de mim, e resolvi tentar. Até hoje sei que foi uma das melhores decisões que já tomei.

2. O que sente quando uma nova história chega até você? Quando esse momento acontece, o que você faz? Espera ou escreve imediatamente?

Sinto como se eu estivesse sendo renovada. Geralmente, eu não me aguento e começo a escrever. Com meu segundo livro, o 101 dias com ele, eu lutei um pouco, pois estava sem meu computador. Mas não teve jeito, porque eu não parava mais de pensar na história. Até que me rendi e comecei a escrevê-la pelo celular mesmo, e 90% do livro eu escrevi pelo celular rsrs. Com o meu terceiro livro, Jogo Proibido, a história entrou na minha cabeça em uma tarde de sábado, quando eu estava dentro do ônibus voltando para casa. E não deu outra; assim que cheguei corri para o computador e comecei a escrever.

3. Seus livros fazem muito sucesso no wattpad. Imaginava que fosse ser assim?

Com toda a certeza, não. Nem em meus sonhos mais audaciosos eu imaginava que meus livros pudessem alcançar esses números de leituras. Porque quando coloquei o Essencial lá, as leituras e os comentários aconteciam devagar e para mim já estava ótimo daquele jeito. Mas, quando coloquei o 101, foi como se as leituras já estivessem vindo junto. Foi muito rápido, e isso ainda me assusta. Mas o carinho direto dos leitores é a melhor recompensa, em minha opinião. Não largo mais esse site por nada rsrs.

4. Você tem noção de quantas pessoas já se apaixonaram por seus livros?

A noção que tenho é pelas leituras e comentários, que no 101, por exemplo, apenas no epílogo, já somam mais de quarenta mil leituras e quase mil comentários. Sei que isso é ainda maior, pois existem os leitores fantasmas rsrs, mas noção, noção das pessoas que são apaixonadas por meus livros, eu não tenho. É um amor e uma gratidão muito grande que tenho por tudo isso.

5. Pretende seguir carreira de escritora, ou é mais como hobby?

Olha, sinceramente, eu considero que já ingressei nessa carreira. Claro que estou no começo e tenho muito que aprender e caminhar ainda, mas eu amo escrever, e é isso que quero fazer sempre e profissionalmente.

6. Comente sobre o mercado editorial no Brasil atualmente.

Eu me lancei como autora publicando de forma independente, só depois que assinei contrato com uma editora. Mas pelo que vejo de colegas que estão atualmente no mercado, é que se você não tem um público fiel para oferecer a determinada editora, essa mesma editora provavelmente não irá por muita “fé” em você. E isso é muito triste. Não estou generalizando, mas muitas editoras cobram preços muito altos também. Então, ou você tem as vendas do seu livro garantidas mesmo, ou você tem dinheiro para pagar a eles; essa é a verdade. Porque se você não tem isso, será muito mais difícil, porém, não impossível. O jeito é pesquisar bastante, pois também existem algumas editoras pequenas que publicam sem nenhum custo da parte do autor. Mas, tomem muito, muito cuidado com os contratos. Leiam atentamente e deixem alguém que entenda ler também. Eu sou a prova viva de que palavras bonitas o vento leva... Então, pesquisem e trabalhem bastante por seus livros, porque um dia você será reconhecido.

7. Quando o temido bloqueio criativo chega, o que faz?

Eu costumo ler ou assistir algo que seja do mesmo gênero. Isso costuma me dar novas idéias e me inspirar. Mas caso não funcione, eu dou um descanso para a minha mente e retorno a escrita quando sinto vontade.

8. Vários de seus leitores também são escritores, que conselho você dá a eles?

Muitos! Acho que depois de escrever, o que mais faço é dar conselhos. Sei lá, eu acho que devo repassar tudo que aprendo. Talvez, posso evitar de a pessoa cometer o mesmo erro que eu. Geralmente meus conselhos são para que eles não desistam só porque está difícil. É um árduo caminho, mas garanto que vale a pena.

9. Tem algum projeto futuro ou em andamento? Se puder, nos conte um pouco sobre.

Tenho um projeto em andamento que é o Jogo Proibido, e três projetos futuros rsrs. Depois de JP, irei começar a escrever o spin off de 101 dias com ele, que contará a história da Monique. Depois, já dei início a um suspense, com romance e muito drama. Será minha primeira ficção e estou bem ansiosa. O nome por enquanto é Feridas de Um Passado Sombrio. Gostou? Rsrs. E, mais para frente ainda, também tenho no início outra ficção e será minha primeira trilogia: A Destinada. Terá muito romance, muito drama e muito suspense. Por enquanto é isso rsrs.

10. Você é muito humilde, dá muita atenção aos fãs. Deixe uma mensagem para os leitores aqui do blog

Eu apenas retribuo o que recebo. Sou loucamente apaixonada por todos os meus leitores, e é tanto carinho que sei que nunca nada do que eu falar será o suficiente. Todo esse contato que temos, através das redes sociais, é um pagamento por todo o trabalho que faço e por todas as dificuldades que enfrento. Sou eternamente grata por todo apoio e incentivo que recebo diariamente, em forma de leituras, curtidas, comentários e mensagens. Não sei se sou merecedora de tanto, mas prometo sempre dar o meu melhor a quem está sempre comigo, mesmo que seja um leitor fantasma rsrs. Porque aparecendo ou não, sei que estão ali, e isso é tudo o que me importa; ter meus leitores sempre por perto. Amo vocês!


Foi isso, gente! Espero que vocês tenham gostado. 
A Paula é uma fofa e uma ótima autora. Aqui você conhece seus livros:


Todos podem ser lidos no wattpad, plataforma independente de publicação. Clique aqui para seguir a autora e conhecer um a um.

É isso, gente! Espero que tenham gostado da entrevista. Mais uma vez, obrigada Paula! Foi um prazer. 
xoxo, 

até a próxima!

8 Comentários

  1. Oii!!!

    Legal conhecer gente nova, ainda mais que ama o que faz. Achei a autora muito simpática e pés no chão. O terceiro livro dela "101 dias com ele" me deixou bem curiosa, talvez pelo título ou assunto. E, por último, me identifiquei com ela pela vontade de escrever, sendo até em celular hehe.

    Beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Não conhecia a autora, mas já vi os livros pela pelo wattpad, tenho curiosidade em lê-los.
    Gostei muito da entrevista, é sempre bom conhecer novos autores!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que entrevista mais deliciosa, Renata, eu amei! Quem é pura simpatia aqui é você rsrs. Obrigada pelo convite, fiquei muito feliz e honrada. E obrigada também pelo carinho, parceira de profissão. Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Acompanho a A Paula e amo os seus livros. Já li 101 dias com eles é simplismente apaixonante. Os dois também são perfeitos. E continuarei acompanhando, pois como digo sou a fã número um.

    ResponderExcluir
  5. Olá Renata;
    Não conhecia a autora e nem mesmo as suas obras, mas adorei a entrevista, ela é uma graça. As capas dos livros são lindas também. Fique curiosa quando ao livro Essencial.

    Beijos.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata, tudo bom? Confesso que já tinha visto esse o livro dela no wattpad, mas nunca li... parece ser uma boa leitura, vou tentar ler em breve.... sua entrevista ficou ótima <3

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Re!

    Muito legal você abrir esse espaço no seu blog para novos autores! Não conhecia a Paula, mas percebi que ela é muito carismática e humilde, foi um prazer conhecê-la!

    Beijos!

    Resenha “O caderninho de desafios de Dash & Lily”: apenasumaleitura.blogspot.com.br/2016/06/resenha-o-caderninho-de-desafios-de.html

    ResponderExcluir