Oi, gente!

Tudo bem com vocês?
Hoje venho com uma resenha de um dos últimos livros que finalizei: Temporada de Segredos, de Sally Nicholls, mesma autora de Como Viver Eternamente, que tem resenha aqui no blog já, e pra ler é só clicar aqui. 

Vamos lá?

Título original: Season of Secrets || Autora: Sally Nicholls || Categoria: Romance Estrangeiro || Editora: Geração || Páginas: 244 ||
Sinopse: Perdida de sua irmã, Molly vê um rapaz sendo caçado numa floresta. Aterrorizada, ela tenta ajudá-lo e sente compaixão. Voltando para a casa de seus avós, conta a todos o que ocorreu, mas quando procuram o homem ferido, não o encontram e atribuem a imagem à fértil imaginação da menina. No dia seguinte, numa velha igreja, Molly percebe, surpresa, que o rosto daquele misterioso rapaz está esculpido em uma coluna. Quem seria ele? No desenvolver da história, nos envolvemos com o misto entre mistério e magia que envolve aquela noite de perseguição, ao mesmo tempo em que nos sentimos comovidos pela triste histórias das irmãs, órfãs de mãe e levadas pelo pai para serem criadas pelos avós. Vemos o texto se desenvolver pela ótica de Molly, o que nos leva a imaginar o mundo dela, como uma criança. Ao mesmo tempo, o livro nos faz lembrar das fábulas de infância que tanto admirávamos e nos causa grande impacto, pelo fato de alguém tão jovem ter que lidar com algo tão complexo como a doença e a morte da mãe.


Molly é uma menina meiga, que as vezes inventa histórias, e sente muito a falta da mãe. Vivendo agora com sua irmã na casa dos avôs, Molly se sente sozinha e anseia por um mundo diferente, onde seja possível que as pessoas mortas voltem ao nosso mundo.

Depois de uma noite chuvosa, onde Molly foge da casa dos avós, ela acaba se deparando com um homem em perigo, na floresta. Com seu espírito caridoso, Molly sente pena do rapaz e tenta ajudá-lo, mas não há muito o que se fazer. 

Depois de contar tudo a seus avós, ela acaba sendo ignorada por acharem que está inventando mais esse ocorrido. A menina, que narra o livro, nos dá detalhes do que vê e fala, de uma forma sonhadora, de como desejaria que a vida fosse mais como nos livros de fantasia, que tivesse mais magia e mais bondade. 

A relação das irmãs com o pai também é bastante conturbada. Ele não as vê com frequência e, quando tenta, não é bem sucedido. 

O livro é curto, com a diagramação bem espaçada e uma linguagem infanto-juvenil que nos faz ler rapidamente, como em "Como Viver Eternamente", podendo ter a possibilidade de finaliza-lo em algumas horas. Não é a melhor história do mundo. O primeiro nome do livro "A menina que conversa com o verão" dá uma sugestão melhor do que podemos ler nessas páginas, mas mesmo assim, engana um pouco nossa mente sobre as expectativas. Não é um livro de fantasia como estamos acostumados. É mais um livro sobre uma criança com imaginação fértil e um fenômeno incomum. 

Nota: ★ 


É isso, gente! 

Espero que vocês tenham gostado da resenha. Demorei muito para trazê-la aqui pro blog, não sabia como conduzir um comentário sobre o livro, que me dividiu muito. Espero que, se vocês lerem, gostem.
Beijos!
e até a próxima.

7 Comentários

  1. Oiii Renata , tudo bom?

    Não conhecia esse livro, mas achei a história original. Por enquanto tenho muitos livros pendentes, uma verdadeira pilha que só aumenta mesmo... mas quem sabe futuramente

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Geeeente, agora que você mencionou o título anterior é que eu lembrei deste livro, inclusive da capa antiga que por sinal eu adorava. Li Como Viver Eternamente e adorei, achei emocionante e tocante, sempre quis ler mais coisas desta autora.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Renata! Tudo bem? Acho a capa do livro maravilhosa! Mas poxa, que pena saber que o livro não é tão legal assim... Esperava mais dele.

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rê!
    Conheço esse livro, mas assim como a maioria das publicações dessa editora eu não tenho muito empolgação pra ler ele, apesar de ter uma premissa doce, interessante.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Como eu amei a resenha, esse livro parece lindo ♥ E também amei seu blog!

    Abraços...

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ansioso para ler... Achei resenha muito bem feita.

    http://abrigodemimmemsmo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Re!

    Entendo quando fica complicado resenhar um livro que nos divide, mas sua resenha ficou muito boa! Eu já vi esse livro e fiquei na dúvida se poderia ou não entrar na minha lista de leituras, mas conclui que não haha.

    Beijos!

    Resenha “O caderninho de desafios de Dash & Lily”: apenasumaleitura.blogspot.com.br/2016/06/resenha-o-caderninho-de-desafios-de.html

    ResponderExcluir