Oi, gente!


O post de hoje é só uma atualizaçãozinha boba que eu quis fazer, para mostrar para vocês quais são meus livros favoritos, e o porquê. É uma coisa bem "aleatória" mas eu senti que queria falar um pouco sobre esses livros, e lembrar como foi lê-los. Alguns eu li há bastante tempo então me perdoem se eu não lembrar 100% do enredo. O que importa, nesse caso aqui, é o que o livro me fez e faz sentir até hoje. O que eu lembro quando penso no livro e o que eu gostei neles, independente se lembro aquela primeira frase da página 127 ou não. Enfim, vamos?! vamos.

A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak


Esse livro foi o primeiro que eu li e pensei: AI, MEU DEUS. Eu li sem parar. Foi uma obsessão tão grande, que, para vocês terem ideia, eu não fazia mais nada além de ler, ir para a escola (ler na escola, inclusive no intervalo que supostamente eu deveria estar conversando com meus amigos), assistia os jogos da copa do mundo, dormia e lia mais. Essa foi minha rotina por cinco dias em que eu li esse livro. Eu lembro disso porque eu me senti muito dentro do livro. Eu senti, na época, e essa é uma das coisas que fica, como se aqueles personagens fossem reais, e eu estivesse lendo suas histórias de vida, contadas para mim por uma personagem incomum - que, se você não sabe, é a morte. Eu tinha 14 anos quando li o livro, em 2010, e eu me apaixonei por cada palavra escrita ali. Eu li e li e li, e me emocionei com cada passagem do livro. Até hoje, cinco anos depois, eu pego o livro, releio algumas passagens, aprendo coisas novas e me sinto novamente como se eu estivesse no meio da copa do mundo de 2010, entre a segunda guerra mundial e um jogo da Alemanha. 
O sentimento se mantém até hoje. É uma coisa que eu nunca, nunca vou perder. Esse livro foi o primeiro a qual eu dei o posto de "meu livro favorito". 

Casório?! - Marian Keyes


Muitos dizem que esse é um dos piores livros da Marian Keyes, mas, é claro, eu discordo. 
Esse foi o primeiro livro que li da Marian, e isso pode influenciar para minha decisão, sim, mas, como eu falei em A Menina que Roubava Livros: o que vale é o que senti enquanto lia, e eu me senti mais fisgada pela estória ainda. Também faz um pouco de tempo... talvez uns cinco anos, também. Eu li o livro emprestado de uma amiga da minha mãe, que não tinha lido ainda e me emprestou para que eu a dissesse o que achei do livro. Eu comecei a ler, e sendo um livro grande (+/- 700 páginas) eu demorei um pouco para finalizar, mas, o negócio é EU NÃO QUERIA FINALIZAR. E essa foi uma coisa que senti com mais livros da Marian Keyes. Como se isso fosse uma coisa que ela fizesse comigo. Eu nunca quero finalizar seus livros. As estórias são grandes, mas são grudentas. Elas pedem para serem lidas. O cotidiano dos personagens são tão bem descritos e correm de maneira tão corriqueira, que, como um bom livro sempre faz, a gente se sente amiga da personagem principal. 
Tudo o que eu queria enquanto estava lendo esse livro, era agarrar minhas cobertas, encher uma xícara de café e passar o dia inteiro de inverno lendo sobre a vida de Lucy Sullivan. 



Um Dia - David Nicholls



Um Dia foi o primeiro livro de ROMANCE que li, e não achei que gostaria tanto quanto gostei. Sempre há aquela dúvida, né? Vocês certamente conhecem o livro ou o filme... como eu vivia num meio muito cinéfilo, eu conhecia o filmes mesmo sem conhecer a estória. Quando me interessei por saber mais, não assisti ao filme, eu li o livro. E foi como uma facada no meu coração, mas antes, foi uma acariciada no meu coração. Eu adorei o filme, do começo ao fim, mesmo que ele tenha destroçado-me em pedaços e pisado nos meus caquinhos, espatifando mais ainda o estrago. Um Dia tem uma narrativa corrida, que não nos deixa respirar. É o tipo de livro que tira nosso fôlego, nossa fome e sono. Com certeza estará presente em minha vida para sempre, porque uma vez lido, é difícil ser esquecido.

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo


Ari e Dante (como carinhosa e preguiçosamente chamo) foi um livro que me pegou desprevenida. Primeiro o nome que chama atenção, depois a capa, logo depois a sinopse. Mas, é claro, nada me preparava para o choque que levei ao ler as páginas rápidas e recheadas de diálogos que encontrei em Ari e Dante. É um livro que, além e acima de tudo, fala de amizade. De como é importante encontrar pessoas na vida que nos compreendam, mesmo não sendo totalmente igual a nós. Não precisamos de um espelho, precisamos de amigos, e amigos é o que os personagens principais são. Ari e Dante me mostrou, mais do que qualquer outro livro até hoje, a real importância de uma amizade. 


Bem, gente! Esse, como eu disse, foi uma atualização boba, mas espero que vocês tenham gostado. Se ainda não leu algum dos livros citados, leia. Eu garanto: vale muito a pena. s2

Beijos! e até a próxima! s2

13 Comentários

  1. Oi Re!
    Eu adoro posts assim e pode ter certeza, não são nenhum pouco bobos.
    Tentei ler A Menina que Roubava Livros em 2014, se não me engano, mas não consegui passar da pagina 10. A história estava muito confusa pra mim e eu optei por tentar ler em outras circunstâncias.
    Sobre o livro do "Ari e Dante" eu sempre lembro de você quando ouço esses nomes ou quando vejo alguém falar do livro. Acho que foi porque vi um vídeo seu que era só elogios a respeito dessa leitura e agora sempre relaciono ele á você *-* hahaha.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiee Re,
    Eu amo demais A Menina que roubava livros e sou doidooooo pra ler "Ari e Dante" como você diz hehe.

    Étreintes!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Renata!

    O seu post ficou um amor, super curti.
    Eu já li "A menina que roubava livros" e Casório?!".
    Sobre o primeiro livro, atualmente, fico sem palavras para descrever o quanto sou fã da história. Lembro que fiquei muda quando terminei de ler. E se tornou uma das melhores leituras que fiz até então.
    Sobre o segundo, eu simplesmente concordo com você. Os livros da Marian, todos os que eu li, pelo menos, nos fazem querer ler para acompanhar a personagem até o fim.

    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  4. Olá :)
    "A Menina que roubava livros" é realmente inesquecível ta no meu top 10 da vida!Morro de curiosidade sobre "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo" parece ter uma história ótima!

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rê!
    A menina que roubava livros e Um dia também são livros que me marcaram muito, já os reli mais de uma vez e nunca canso!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Renata!
    "A menina que roubava livros" também é um dos meus livros preferidos da vida! "Um dia" realmente é um facada no coração, e olha que tinha sido avisada antes que algo aconteceria, mas não imaginei AQUILO.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rê, tudo bem?

    Menina, não li nenhum desses. Nem A Menina que Roubava Livros.
    Mas te direi alguns da minha lista de livros inesquecíveis...Como Eu Era Antes de Você, A Voz do Arqueiro, O Sorriso da Hiena e HP. ♥

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  8. Oi Re!
    Preciso ler A Menina que Roubava Livros, urgente!
    Mas dos demais, o único que já li foi Um Dia e esse é um livro que me marcou bastante na vida, pelo momento da leitura e por ser um ótimo livro, claro.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  9. Muito amor pela postagem dos inesquecíveis! Ver UM DIA aqui me deixou in love *-*
    Certamente dos que você vitou esse é aquele que realmente não esquecerei mais. Quero ler Ari e Dante.
    Bjux, Rê.

    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que ideia legal! Adorei o post. Assisti apenas a adaptação de "A Menina que Roubava Livros" e confesso que só ela já me fez sofrer tanto, que estou com medo de me arriscar a ler o livro haha. "Um Dia" é pura sofrência literária, mas não tem como não amar aqueles dois tem? kkk. Parabéns pelo post!
    Bjokas... entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Tenho vontade de ler A Menina que Roubava Livros desde 2011, mas venho colocando livros na frente desde lá :s
    Tenho uma certa curiosidade em relação a Um Dia e a história de Ari e Dante (não é intimidade, é título grande) devo ler esse ano pois parece que vai ter continuação :3

    Beijão
    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Dos livros citados só li A Menina que roubava livros que amo <3 Nunca esquecerei também, ele marca demais né? Quero muito ler esse livro da Marian, adoro a escrita dela... Quero ler Um dia também, mas o final do filme (sim, já vi) me abalou muito. rs
    Adorei a sua postagem!
    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  13. Aristóteles e Dante me chamou a atenção pela capa, divina demais, e depois veio a sinopse e as resenhas com tantos elogios. Não é prioridade no momento, mas com certeza tenho planos para ler.

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir