Oi, gente!

Oi, Rafa. 

Tudo bem com vocês? A resenha de hoje é de um dos melhores livros que li em Janeiro, e um nacional, pra ser ainda melhor. Tô falando de O Sorriso da Hiena, do Gustavo Ávila. Se liga na resenha:


Autor: Gustavo Ávila || Editora: Verus || Ano: 2017 (pela editora) || Sinopse: É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem? Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém a proposta, feita pelo misterioso David, coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é um homem cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma no desenvolvimento delas. Mas até onde William será capaz de ir para atingir seus objetivos? Em O sorriso da hiena, o leitor ficará fisgado até a última página enquanto acompanha o detetive Artur Veiga nas investigações para desvendar essa série de crimes que está aterrorizando a cidade.
Ano novo, gênero literário favorito novo, pode ser? AHAHAHA

Depois de começar o ano com Caixa de Pássaros, os thrillers começaram a aparecer mais na minha frente, e minha vontade de lê-los só aumentava. Quando participei da Maratona Literária de Verão All Star e o tema para mim caiu Thriller, não hesitei na hora de escolher O Sorriso da Hiena, um thriller nacional que eu só tinha ouvido falar coisas boas. E não me arrependi. 

O livro já começa com um soco no estômago. Quando li o prólogo, fechei o livro e parei por um instante para processar que aquela seria minha próxima leitura, e me preparar para o que viria em seguir. Gustavo não poupa detalhes e não quer saber de estômago fraco de leitor quando cria cenas em que o terror está explicito e a crueldade humana são expostos sem passar o pano. Temos nesse livro a história de três homens, David, William e Arthur, cada qual com seu envolvimento na série de assassinatos que está acontecendo na cidade, vinte e quatro anos depois daquele primeiro crime cruel com um casal aparentemente inocente. David, o assassino; William, o psicólogo; e Arthur, o detetive
Quando a gente entende a dor, para de sentir medo dela e consegue encará-lade frente, argumentar com ela e fazer com que vá embora, ou pelo menos fique em silêncio.
Foi muito interessante acompanhar esse trio de personagens, porque cada um tinha um interesse diferente diante dos acontecimentos. Cada um tinha uma motivação que o levava em direções opostas, mas que sempre acabavam se ligando. Foi um jogo de Gato e Rato com um espectador atento no meio (William), mas um jogo sério demais, que acabava com uma criança traumatizada e orfã. 

Preciso ressaltar aqui meu apego pelo Arthur. O detetive qeu acompanha o caso é um homem de trinta e poucos anos, com Síndrome de Asperger, o que o faz ser sincero, atento e direto até demais. Essa "condição" proporcionou até algumas cenas ou falas engraçadas no livro, quase que sem querer, tirando um pouco - mas só um pouco - o clima de tensão envolvendo a trama. Foi com certeza meu personagem favorito, e fiquei muito feliz em saber que o Gustavo lançará um próximo livro com o detetive envolvido!
"O mal é um estado natural do ser humano, que nasce sem a noção de certo e errado, sem consciência moral, agindo para saciar suas necessidades, movido apenas por seus instintos selvagens."
 Enfim, o Sorriso da Hiena é um romance eletrizante, que te prende do começo ao fim (literalmente desde a primeira página), e te faz perder o fôlego enquanto torce pelos personagens e tenta, juntamente à outros, descobrir a origem do mal e até que ponto vai a crueldade humana. 

Recomendo demais!

Sobre o autor:

Gustavo Ávila ingressou no mundo da escrita ao iniciar no mercado publicitário como redator, há mais de dez anos. Nascido em 1983, cresceu no interior paulista, trabalhou por anos em São Paulo, capital, e hoje vive em Florianópolis. Foram mais de três anos escrevendo O sorriso da hiena, que, em 2016, teve os direitos de adaptação comprados pela TV Globo.

É isso, gente!
Espero que tenham gostado, 
até a próxima <3



8 Comentários

  1. Oi Renata, tudo bem?
    Nossa, fiquei bem curiosa pra ler o livro depois da sua resenha. Gosto de suspense, principalmente se for de tirar o fôlego. Ainda não conhecia o livro, mas já vai para minha lista de desejados.

    Beijinhos;
    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rê

    Esse livro é meu queridinho da vida. Quando me pedem indicação de livro nem pergunto o gênero, já saio falando O Sorriso da Hiena! hahaha
    Que bom que você curtiu!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha visto você falando dele AHAHAHAH lembrei de você quando comecei a ler, aliás!
      Sua indicação é ótima hiuahaui

      Excluir
  3. Oi Renata,

    Só vejo elogios sobre esse livro do autor, até o momento não nenhuma critica dessa história.
    Quero muito conferir a obra!
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oi
    falam muito bem mesmo desse livro, quando ele foi lançado tinha resenhas em todos os lugares, que bom que gostou da história e parece ser uma ótima leitura, eu curto trillers, porém leio bem pouco do gênero.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também lia muito pouco thriller, mas tô adorando conhecer mais livros do gênero. Hoje em dia é só o que quero ler hahahah

      Excluir