Oi, gente!

Oi, Rafa. 
Tudo bem?! Hoje vim trazer a resenha de um livro que devorei em pouco mais de 24 horas, e precisava falar com alguém sobre. Talvez isso não queira dizer que o livro foi cinco estrelas, excepcional... então, como será que foi essa leitura? Segue lendo a resenha pra descobrir



Título Original: A Simple Favor || Ano: 2017 || Editora: BertrandBrasil || Autora: Darcey Bell || Gênero: Thriller || Sinopse: Quando sua melhor amiga, Emily, pede a Stephanie para buscar seu filho Nicky na escola, ela alegremente concorda. Nicky e seu filho, Miles são melhores amigos — exatamente como ela e Emily. Mas Emily não volta. Ela não atende ao telefone ou responde às mensagens. Stephanie sabe que algo está terrivelmente errado. Aterrorizada, ela busca ajuda nos leitores do seu blog. Até que ela e Sean, marido de Emily, recebem notícias chocantes: Emily está morta. O pesadelo de seu desaparecimento finalmente chegou ao fim. Ou será que não?

Quando sua melhor amiga some, você naturalmente entra em desespero. É o que Stephanie faz ao perceber que Emily, sua amiga e mãe do melhor amigo do seu filho está desaparecida há dias, depois de lhe pedir que cuidasse de Nicky por uma noite antes que ela voltasse de uma emergência no trabalho. Seria só mais um pedido normal, mas algo estranho está acontecendo —  Stpehanie sente isso. E ela começa a escrever em seu blog sobre o sumiço da amiga. Antes, só escrevendo com a inicial E., agora Stephanie se vê na obrigação de contar a suas "mães-amigas" o que está acontecendo, e fornecer o máximo de informações possíveis para que alguma de suas leitoras possam ajudá-la a encontrar Emily. 

Ao decorrer da histórias, passamos a conhecer um pouco mais sobre Stephanie - uma mãe solitária que encontrou em Emily a amiga que precisava, depois que seu marido morreu e ela se viu sem ninguém para dividir a vida com o filho, Miles. Descobrimos o passado de Stephanie, e como ela guarda diversos segredos sórdidos, e como via em Emily um espelho de comportamento e de mãe. A amizade de Stephanie e Emily, pelos olhos da primeira - em seu blog - é pintada como perfeita. Mas, no blog, Stephanie pincela tudo com um toque de perfeição. Será que aquilo é mesmo verdade? Será que a perfeita e elegante Emily não tem seus segredos sujos? Será que Stephanie está mesmo simplesmente preocupada com a amiga, ou há outros interesses por baixo do pano?
Bem, agora às minhas impressões. 

O livro começou muito promissor, com uma história que eu estava investida e muito disposta a ler e me surpreender. A metade do livro, a parte 1, é contada pelo ponto de vista somente da Stephanie, e a gente começa a perceber alguns furos no caráter da personagem depois de alguns capítulos, mas ainda acreditamos em toda sua "pureza" — será que podemos dizer assim? — e continuamos querendo saber o que diabos aconteceu com a Emily

Talvez tenha sido isso — o fato de o livro ter revelado o mistério na metade — 
que fez tudo desandar. Depois que descobrimos o que aconteceu com Emily, a melhor amiga perfeita, esperamos algo inovador, uma bomba atrás da outras... mas isso não acontece. Temos então o ponto de vista agora de três personagens: Stephanie, Emily e Sean, o marido de Emily. E também um pouco dos posts no blog de Stephanie. 

É cansativo, porque tudo o que os personagens fazem é se explicar. Explicar por que fizeram isso, por que pensaram aquilo, por que achavam isso outro. A gente já sabe, agora queremos a vingança. Cadê? O livro promete essa personagem forte, foda, destemida e imperdoável, Emily, mas nos dá uma pessoa que faz telefonemas no meio da noite, de dentro da mata, como um jeito de assustar a "melhor amiga" que achava que ela estava morta. Boo. Em vez de uma personagem foda, temos alguém que forjou a própria morte para viver felizes para sempre com o marido + o dinheiro do seguro (2 milhões) em algum país tedioso da Europa. Temos alguém com a mente doentia, que nos faz prender a respiração sempre que aparece, mas no final, se continuarmos nos privando do ar, vamos morrer asfixiados, pois nada acontece. 

Não posso dizer que o livro foi difícil de ler, porque não foi. Foi envolvente, porque eu sempre estava esperando algo, e por isso me senti quase traída ao não receber um final digno. Foi decepcionante ler com tanta adrenalina pra nada demais. Nos envolve, nos prende, a escrita é gostosa — mas, cuidado, não vá esperando um crime impressionante, um thriller de tirar o fôlego — ele até tira, mas não te devolve mais.



Sobre a autora:

Darcey Bell nasceu em 1981 e cresceu em uma fazenda de gado leiteiro no oeste de Iowa, Estados Unidos. Ela é professora de pré-escola em Chicago. "One Simple Favor" é seu primeiro romance.

É isso, gente!
Espero que tenham gostado. Você já leu o livro? Ou viu o filme? Me conta aqui! 
beijos, 
até o próximo!



7 Comentários

  1. Poxa, que pena saber que o livro não é tudo isso, ao ler a sinopse fiquei bastante intrigada. Acho que teria a mesma sensação que tive ao assistir Garota Exemplar, parece que quando o mistério é revelado no meio tudo desanda hahah

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Garota Exemplar funciona melhor do que aqui, eu acho, porque depois da revelação de Gone Girl ainda há reviravoltas... Mas em Um Pequeno Favor, nem isso! Hahaha

      Beijos s2

      Excluir
  2. Oi, Renata!
    Eu recebi esse livro em casa logo que foi lançado e confesso que já tentei ler duas vezes e até agora não consegui. Ainda quero tentar mais uma vez, mas todas as resenhas que li falam sobre a decepção também hahaha Não sei se estou fazendo uma boa coisa ao forçar essa leitura.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se você terminar, acho que não vai curtir. Se o começo já está assim, imagina o final... Hahahaha

      Beijos s2

      Excluir
  3. Oi, Rê

    Na época do lançamento do livro eu quase solicitei ele, mas acabei optando por outro e quando as resenhas começaram a sair até fiquei satisfeita por não ter pedido. Aí depois também começaram a sair as críticas da adaptação e eu acho que fiz bem, não creio que eu teria gostado, essa é a verdade.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata,

    Poxa que pena que o livro não superou suas expectativas.
    É tão ruim quando ficamos esperando algo surpreendente acontecer e não acontece.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir