Oi, gente!

Oi, rafa.

tudo bem com vocês?


Autor: Roald Dahl || Páginas: 207 || Ano: 1988 || Ilustrador: Quentin Blake || Sinopse: Todos os dias Matilda passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas. Os pais passavam o tempo todo vendo televisão, e achavam muito estranho a menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas. A história de Matilda até que poderia ser triste. Mas Roald Dahl conta as coisas de um jeito tão absurdo e exagerado, inventa tantas travessuras e aventuras malucas, que tudo acaba ficando engraçado.

Se você é uma criança dos anos '90, com certeza você cresceu assistindo Matilda na Sessão da Tarde. A garotinha super inteligente, com o poder de mover objetos com a mente, fofa e leitora ávida foi o filme que mais vi quando era criança, e o que eu mais gostava, também. Justamente por isso sempre quis ler o livro que deu origem ao longa, mas confesso que tinha medo de me decepcionar com um ou com outro. Foi só quando vi uma pessoa que confio nas opiniões falando que eu poderia ler sem esse medo, que eu fui. E não me arrependi mesmo. 
eu amei as ilustrações do livro!
O livro nos conta a mesma história, da mesma forma gostosa de acompanhar, com a Matilda e seu bom-humor, as travessuras de criança e a incrível inteligência e poder que todos nós queríamos. Uma coisa que me surpreendeu no livro foi a vida de Matilda com os pais, que eu lembrava um pouco, mas não os detalhes do livro, o que conseguiu me surpreender. Ela apronta poucas e boas com os pais, sempre que eles a desprezam, e eu amei essa personalidade mais travessa dela, mesmo aos quatro anos. 

Eu achei, lendo o livro, que o elemento "mágico" não fosse acontecer, pois já tinha ultrapassado 50% do livro e Matilda ainda não tinha usado nem descoberto seu poder. É só lá para os 60% que isso acontece, mas não ficou jogado na história. Desde o início, com a super inteligência da garota, pode-se deduzir que algo há de extraordinário. 

Embora o livro seja infantil, lógico que é direcionado para crianças, mas o livro não faz aquilo que alguns insistem em fazer: ele não subestima a inteligência da criança que irá lê-lo. Há "palavras grandes", há conversas mais sérias, há um ar de aprendizado, tudo com a áurea mágica da infância, inocente, mas não duvidando da capacidade do leitor. E isso é ótimo para aproximar os leitores mais  velhos do livro.

Recomendo o livro para os nostálgicos - como eu - e para quem quer uma leitura curta e gostosa de fazer. ♥ 


Algumas das ilustrações





Gente, a caracterização da diretora para o filme ficou PERFEITAHHH ahhahaha

Deixe um comentário