Oi, gente!


Oi, rafa.
Tudo bem com vocês?!

Hoje vi trazer aqui pra vocês um post sobre os livros "Outros Jeitos de Usar a Boca" e "O Que o Sol Fez com as Flores", da Rupi Kaur. Semelhante ao meu post sobre "Sejamos Todos Feministas", essa não é uma resenha, mas sim um tipo de "minhas partes favoritas" e um pouco sobre a autora.

Rupi Kaur

Rupi é natural de Punjab, na Índia, mas aos quatro anos emigrou para o Canadá com a família. Aprendeu o inglês em sua nova casa, e desde então se tornou íntima dos livros. É formada em retórica e escrita profissional pela universidade de Waterloo. Rupi é apaixonada por poesias, escrita, ilustrações e fotografia. Atualmente mora no Canadá. 

Em seus poemas, Rupi fala sobre amor, sobre feminismo, abusos, sobre ser imigrante, sobre sonhos. Ela consegue de forma muito bonita colocar em poucas palavras sentimentos complexos, como o abandono, a sensação de não pertencer a um lugar consegue retratar relacionamentos abusivos e se sentir livres deles, através das palavras. Muitas das situações retratadas nos poemas da autora não fazem parte da minha vivência (como imigração), mas isso não nos impede de sentir empatia. Nos sentimos próximas da autora, e essa habilidade que a Rupi tem é o que a fez tão famosa. Os poemas sobre feminismo tocam toda e qualquer mulher/menina. Acho importante serem lidos para quem não tem muita base do feminismo. São simples, mas mostram nossa força e nosso poder como mulheres.

A primeira vez que ouvi falar sobre Rupi foi através do livro Outros Jeitos de Usar a Boca, que ganhou muita popularidade em 2015, no ano de lançamento. Eu vi um vídeo da Youtuber JoutJout falando sobre o livro, e a influência do YouTube sendo grande na cultura pop hoje em dia, foi aí que me interessei pelas poesias -- mesmo não sendo a maior leitora desse tipo de literatura. Assim que consegui o livro, o li em menos de 24horas. Em uma tarde, cheia de altos e baixos, o livro me acompanhou. Não lembro se chorei lendo este primeiro. Então foi lançado O Que o Sol Fez com as Flores, que eu li há algumas semanas. E nesse eu lembro de todas as emoções, a empatia, o amor, e o choro. Alguns poemas retratam o feticídio feminino, comum na Índia, e eu não consegui conter as emoções. Pensar nessa realidade é chocante, eu não consegui controlar.

Abaixo estão alguns poemas, de ambos os livros. O mínimo que eu consegui sem ter que imprimir os livros inteiros aqui HAHAHA


nós dois juntos botamos fogo em tudo



O que é mais forte
que o coração humano
que se quebra em vários pedaços
e continua batendo
O mundo
te causa
tanta dor
e aqui está você
transformando-a em outro

Não há nada mais puro que isso.
Do meu exemplar de e-book kindle, esses foram meus favoritos do livro O Que o Sol Fez Com as Flores:


Esse é meu favorito <3


Deixe um comentário