Oi, gente!

Ultimamente tenho enfrentado um dilema muito grande... não conseguir embarcar em vários livros, como antigamente eu fazia, e terminar todos, devora-los com AQUELA vontade... Hoje em dia estou parando livros pela metade e me sentindo muito mal em relação à isso. Mas, nos últimos dias, algo mudou.


Depois de muito me condenar por passar de livro para livro e me ver com vários não-terminados na estante, parei para pensar sobre o que quer dizer realmente quando deixamos um livro pela metade. 
Não sou de funcionar sob pressão. Nunca fui. Sempre gostei de fazer as coisas por livre e espontânea vontade, deixar a onda me levar e aproveitar o máximo do que eu realmente estou curtindo. Mas, com alguns livros, isso simplesmente não funciona! Não rola de me encantar pela leitura, pela escrita ou pelos personagens... Então, comecei a deixar vários de lado, talvez para serem lidos em outro momento (já aconteceu antes; abandonei um livro e logo depois o peguei e devorei em poucos dias), mas o alto volume de tramas não finalizadas começou a me deixar angustiada. Até o momento em que parei e pensei bem. 

Por que NÃO deixar um livro pela metade?
Se está incomodando, por que não dar um tempo? Não é melhor? Não faz bem?

Eu achava que não, mas faz SIM! 

Depois que livrei minha mente dessa prisão, dessa pressão de ter que terminar todos os livros que começo, passei a ler o que eu quero, o que eu estou gostando no momento, mesmo se tenho 25 livros não finalizados me esperando ali.

Sinto muito dizer, mas eles continuarão esperando. Não posso fazer nada se minha vontade não os chama agora. Sinto muito, muitíssimo, mas vai continuar assim, pois a vida segue e os livros que nem sequer foram abertos estão ali à minha espera também. 

Agora tenho liberdade de ler por gosto, sem ter aquela voz na minha mente me mandando avançar as páginas custe o que custar, só para acumular livros finalizados. Mas não é melhor acumular livros apaixonantes, que nos fizeram aproveitar mesmo a leitura, do que livros que nos enjoaram? 

Hoje eu aposto e defendo que sim!



10 Comentários

  1. Oie Re,
    Que tenso essa situação, eu passo nisso com as leituras, não estou conseguindo ler igual antes, ando largando vários livros, mas como você não vou me forçar a nada, vou deixar a leitura fluir.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Biel, também estou assim, por isso decidir ir com a onda e ler só o que me atrai mesmo :D beijão s2

      Excluir
  2. Aiii RÊ, confesso que tenho deixado bastante livros pela metade (4 nos últimos tempos!), e me sinto bem culpada com isso.
    Tento desapegar da idéia, pensar que tem tantos outros livros para serem lidos que irão me encantar mil vezes mais, mas me sinto traindo os coitados abandonando-os! kkk
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lice, não está fácil para ninguém. :(
      hahahaha, eu sentia que estava abandonando também, mas preferi desapegar! hauhauaiuhaua

      Excluir
  3. Olá :D
    Não sou muito de deixar coisas pela metade, principalmente livros. Por mais que seja uma leitura arrastada, prefiro demorar mais a abandonar pela metade, é algo meu sabe?!.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei, Eli! Queria ser mais assim, mas canso fácil e o livro acaba sendo uma lástima :( acabo o vendo como algo que não quero mais nem tocar hahaha então prefiro dar um tempo

      Excluir
  4. Reeee, tudo bem?
    Isso acontece algumas vezes comigo e sempre me forço a terminar a leitura. O problema é quando isso te faz entrar em uma espécie de ressaca literária. No final do ano passado li um livro que não me agradou e depois disso fiquei sem vontade nenhuma de ler e vou dizer que ainda não consegui voltar ao meu ritmo de leitura em grande parte por causa disso.
    Vou tentar relaxar e seguir seu conselho ;)
    Beijosss,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Bah! Por causa disso, que já sofri muito, que não quero me forçar a nada :( é péssimo quando acontece! parece que não conseguimos mais aproveitar os livros! grrrrrr. espero que você volte em breve! s2

      Excluir
  5. Oee, tudo bem?
    Gosto muito do teu blog e gostaria de entrar em contato com vcs, bjos

    preguicaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Rê!
    Realmente é difícil essa situação e entendo como deve ser ruim abandonar tantos livros assim. Mas o importante é ler sobre o que gosta. Forçar vai deixar a leitura massante. Então abandonar it's okay. Um dia você voltará a lelos ;-)
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir