Rainbow Rowell é norte-americana e escreve livros contemporâneos, o que explica grande parte de seu sucesso e o porquê de estar no auge atualmente. 
Até agora foram 5 livros lançados e também publicados aqui no Brasil e foram ambas as obras que me cativaram (de forma distinta, mas ainda sim me cativaram). 
O post de hoje vai ser dedicado exclusivamente a ela, pois acho que a mesma merece alcançar um maior reconhecimento (sim, maior do que ela já tem).
O legal da autora é que ela escreve para todos os tipos de leitores e faixa etária, sem contar sobre os temas abordados que em geral são dramas da vida real e/ou psicológicos.
Ah! E não posso esquecer que todos os seus personagens são muito reais, nada dentro do padrão, porque é isso que vivemos; vivemos com pessoas reais.





ANEXOS


Esse foi o primeiro livro da escritora e enquanto lá fora foi dado até que uma boa atenção aqui no Brasil ninguém se importou em traduzir e publicá-lo.
É uma escrita voltada mais aos adultos (mas como disse anteriormente a Rowell escreve de um jeito que agrada todos os públicos). 
Os problemas dos personagens e suas idades fazem com que se torne uma obra voltada a esse gênero.
Clique aqui se quiser saber mais sobre a sinopse desse livro e nossas impressões sobre.
Para terminar queria dizer que Anexos só se tornou um estouro aqui no Brasil logo após o lançamento de "Fangirl", o que nitidamente podemos ver que demorou um pouco.






ELEANOR E PARK


Foi apenas com "Eleanor e Park" que então a Rainbow conseguiu total atenção no exterior e conseguiu ser conhecida aqui no Brasil.
"Eleanor e Park" foi o passe livre para sua carreira finalmente fluir. E o porquê? A história se passa nos anos 80 e tem uma ÓTIMA/LINDA/MARAVILHOSA/FANTÁSTICA trilha sonora e aborda temas nunca abordados tão nitidamente em livros. 
Foi um livro que eu amei o ambiente em que se passa, mas que infelizmente não gostei nem um pouco da Eleanor, a personagem foi tão chata durante a história que me trouxe um bloqueio a esse livro e o que me deixa confusa, já que 90% dele eu gosto muito (???????)
Clique aqui para ser redirecionado(a) a resenha da obra.



FANGIRL

Oi?? QUE LIVRO FOI ESSE?? 
Nunca pensaria que gostaria tanto assim, o livro inicialmente se apresenta mostrando o drama de uma adolescente deixando seu mundinho para entrar no mundo universitário e "descobrindo" que agora as coisas serão diferentes e que as pessoas mudam (ou que precisam mudar).
O núcleo, obviamente, não sai desse caminho (porque então seria uma história sem sentido, não?), mas ao mesmo tempo ela é mais que isso, parece uma passagem para mudanças interiores, empatia e oportunidades para novas experiências. O livro escancara toda uma realidade e o seu final "vago" apenas possa ser uma metáfora para "A VIDA É UMA CAIXA DE CHOCOLATES, VOCÊ NUNCA SABE O QUE VAI ENCONTRAR LÁ DENTRO" (uh, parafraseei Forrest Gump).
Clique aqui para entender mais.


LIGAÇÕES

Esse livro também foi escrito pensando numa situação mais adulta, ele lida com o fardo de querer melhorar as coisas do passado e não poder.
É interessante em todo momento ler esse livro com calma e atenção, nunca fica nítido quando se trata de cenas reais ou da imaginação da Georgie. 
A premissa do livro é de que as máquinas do tempo realmente não existem, mas um telefone de grande cargo emocional da personagem seja mágico (o livro deixa implícito que é apenas a imaginação, não há nada fantasioso no mesmo) é como se ela falasse com as próprias divagações e não realmente com as pessoas do passado.
Não há nenhuma resenha desse livro, quando eu e a Renata lemos ficamos tão sem palavras que ficamos dias discutindo o livro. Fico devendo essa!


CARRY ON

O último livro (até nesse momento) é Carry On. Lembra que acima eu disse que a Rainbow não escrevia fantasias? Foi ano passado que ela quebrou essa barreira e saiu de sua zona de conforto que é um contemporâneo que escancara tabus e mostrou que é tão boa que também arrasa no fantasioso. 
É uma obra análoga ao livro "Fangirl". As personagens de "Fangirl" eram apaixonadas por uma série de livros estilo "Harry Potter" chamada "Simon Snow" e as personagens escreviam fanfics sobre cujo o heroi e o vilão faziam um par amoroso. Rowell então decidiu publicar essa fanfic e adivinha só? Ela não deixou sua essência de lado e deixou a tona uma história de aventura e fantasia em que os principais são homossexuais e divaga por questões e problemas que algumas pessoas sofrem; pode ser uma obra totalmente ficcional, porém ainda não deixa de ter um sentimento humanista. 
Também fico devendo resenha sobre esse.

E é isso aí, fico por aqui deixando essa grande dica para quem nunca deu uma chance. Beijos!


2 Comentários

  1. Eu li Eleanor e Park, depois Fangirl e amei os dois livros. Tenho curiosidade com Anexos, mas vou deixar pra uma próxima vez. Gosto também dos personagens porque são fortes e expoem uma história muito real.

    beijos

    Participe do sorteio e concorra a três livros incríveis.

    www.mecontanoblog.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Érica,

    Conheci a autora por Anexos e confesso que não foi uma experiência tão boa quanto eu esperava. Isso não me faz não querer lê-la mais e o próximo que eu vou pegar é o mais famoso dela. Espero que ele faça com que eu me apaixone pela Rainbow. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir