Na Sessão Cinema de hoje resolvi colocar três filmes que focam, quase inteiramente, na cena musical. Singles é o único que não tem a musica como tema central, mas a onda grunge aparece muito no filme, com direito até a participação do Pearl Jam!
Bem, vamos começar a falar dos filmes pelo meu favorito. <3
  • That Thing You Do (The Wonders - O Sonho Não Acabou) - 1996 
Em 1964, logo após os Estados Unidos serem "tomados" pelos Beatles, surge em uma pequena cidade da Pensilvânia os Oneders, mais tarde rebatizado pelo empresário como Wonders.
Porém, às vésperas de uma apresentação de calouros, o baterista do grupo quebra o braço, o que faz com que, em cima da hora, um jovem infeliz (Tom Everett Scott) que trabalhava na loja de eletrodomésticos da família seja convidado para substituí-lo.
O jovem baterista, um aficionado de jazz, imprime durante a apresentação uma batida mais ritmada no que deveria ser uma balada, causando o descontentamento do vocalista e compositor do grupo (Johnathon Schaech).
Mas seu instinto funcionou e a música se torna sucesso nacional, levando o grupo aos primeiros lugares da Billboard.

 O filme me conquistou de cara por que: 1) The Beatles! Não tem como negar, The Wonders retrata bem como foi o comecinho dos Beatles lá em meados dos anos '60. Até a substituição do baterista acontece! 
2) O cast do filme, com as coisas mais fofas da época: Liv Tyler, Tom Hanks, Tom Everett Scott, Steve Zahn, Ethan Embry, etc. 
3) A trilha sonora! Todo mundo sabe que eu amo, amo os anos 60 e essa influencia Beatles é muito amor pro meu coraçãozinho. Pra vocês verem como a trilha é linda, The Wonders tem até música autoral <3 Ouçam e viciem:



  • Empire Records (Sexo, Rock e Confusão) - 1995  
Empire Records é uma pequena loja de discos que corre o risco de ser comprada por uma grande rede de lojas, o que roubaria seu charme. Para ajudar o dono do lugar, os empregados precisam achar um jeito de conseguir dinheiro. Ao mesmo tempo, cada um quer resolver seus problemas: Corey quer deixar de ser a menina certinha, Gina quer namorar mais um pouco, A.J. quer se declarar a amada, Mark e sua banda querem aprender a tocar algo que preste, a rebelde Debra raspou o cabelo, e um garoto de 15 anos pretende assaltar a loja. Ao longo do dia, segredos são revelados, amizades postas à prova, erros perdoados. E a música segue rolando, com AC/DC, Gin Blossoms, The Cranberries, Edwyn Collins, The The, Dire Straits e muito mais.
O nome do filme em português pode até ser meio tosco (ao meu ver) mas é coerente. Ok, o filme não é cheio de sexo, etc., mas Rock e Confusão sim! Tudo começa quando um dos funcionários da Empire Records, que está quase falindo, rouba o dinheiro do negócio e foge pra Atlantic City a fim de conseguir mais dinheiro lá e ajudar a loja a se manter de pé. Porém o plano dá errado (claro) e eles voltam à estaca zero. A partir daí, cada um tenta se virar dando o melhor de si em prol da Empire. 
O filme é bem "passatempo", é divertido e não precisa ser levado à sério. Pra mim foi uma fonte de diversão, eu gostei bastante dos personagens, a trilha sonora é impecável, como sempre é em filmes que se passam no universo do Rock. 
Divertido, não tão leve e cheio de música boa, Empire Records é uma ótima obrigação cinematográfica pra quem curte filmes com essa pegada adolescente anos 90! ;) 
  • Singles - Vida de Solteiro (1992)
Seattle, início dos anos 90. Várias histórias paralelas sobre jovens no começo da vida adulta, que estão preocupados em se firmar em suas carreiras e, principalmente, em encontrar o amor. O filme mostra diversos moradores de um mesmo prédio, que freqüentam a mesma cafeteria. Um deles é Steve Dunne (Campbell Scott), que conhece Linda Powell (Kyra Sedgwick) em um show de rock e aos poucos se apaixonam. Também é focado o relacionamento deles e a de amizade de Steve com Janet Livermore (Bridget Fonda), outra moradora do prédio, que quer conquistar um vizinho, Cliff Poncier (Matt Dillon), um roqueiro. Na verdade ela tem um envolvimento com ele, mas Cliff insiste que seja uma "relação aberta" e isto não agrada muito Janet, que está obcecada por Cliff e pensa em fazer um implante para aumentar os seios, pois acredita que isto agradará Cliff. Paralelamente Debbie Hunt (Sheila Kelley) anseia tanto por achar alguém que produziu um vídeo com alguns efeitos que lhe sirva como apresentação para futuros pretendentes.
Have fun, stay single. 
Singles é, antes de tudo, uma comédia romântica. Mas pode ter certeza que é diferente das comédias românticas que você já viu. Não tem aquela melação toda. Não é tão romântica assim, afinal. O filme todo parece um episódio piloto de seriado. Poderia muito bem ser um, e até queriam transformar o filme numa série! Mas adivinha? Já estavam com uma em andamento... pois é. Uma série bem conhecida hoje em dia e eu tenho certeza que você já ouviu falar de FRIENDS! Seria muito bom ter os personagens de Singles eternizados em algumas temporadas, mas FRIENDS não fica pra trás. Não mesmo.
O filme é de 1992 e se passa em Seattle. Consegue lembrar o que havia de mais importante em Seattle na época? A cena Grunge tava em alta, com bandas como Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden e Mudhoney fazendo o maior sucesso. O filme ficou bastante famoso por isso e hoje em dia é referência e obrigação pra quem curte um pouco desse estilo. Além de tudo, integrantes do Pearl Jam, Alice in Chains e Soundgarden aparecem no filme

Trailers:
That Thing You Do


Empire Records (Sexo, Rock e Confusão)


Singles - Vida de Solteiro



2 Comentários

  1. Hey!

    Amo esse estilo de filme, focado na música <3 Já assisti The Wonders, amei, amei, amei. Os outros dois eu não conhecia, mas fiquei na vontade de assistir, principalmente Empire Records. Eu tô doida, ou essa atriz é a mesma que fez aquela elfa de Senhor dos Aneis, só que mais novinha? Viajei? Cara, parece muito!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUSAUS Viajou não, Amandinha! É ela mesmo, a Liv Tyler, bem conhecida por ser filha do Steven Tyler do Aerosmith! O Empire é ótimo, assista!

      Excluir