O Halloween está chegando, e para comemorar escolhi postar uma resenha de acordo com o tema. Diferente dos outros livros que resenhei para blog — totalmente desconhecidos por mim — este é um que tenho na estante há um bom tempo, e que hora ou outra me pego lendo outra vez.
Título: Grafias Noturnas
Autor: L. F. Riesemberg
Editora: biblioteca24horas
Ano: 2009
ISBN: 978-85-7893-324-1
Sinopse: “Abrem-se as portas do Inferno, e criaturas hediondas são liberadas na Terra para promover o caos e confundir os humanos. Assim têm início as histórias de Grafias Noturnas. Um pequeno objeto descoberto enterrado no jardim pode levar o mundo a um colapso. Distintos cavalheiros do século XIX resolvem pregar uma peça no amigo, com consequências funestas. Um escritor encontra uma forma infalível para que não percebam que suas obras são, na verdade, plágios. Um jovem que, de tão obcecado pelos filmes violentos que assiste, resolve incorporar a persona de Charles Bronson e fazer justiça com as próprias mãos. Relatos de pessoas comuns que se deparam com uma passagem para outro mundo uma região além de onde a mente humana já conseguiu chegar. Grafias Noturnas é uma coletânea de 21 contos fantásticos, que passeiam entre o natural e o sobrenatural, o amanhecer e o crepúsculo, conversando com Deus e com o Diabo, e remetendo a canções de ninar e a perversas maldições.”
Por ser uma coletânea de contos, quero salientar desde o princípio que não pretendo abordá-los individualmente. Apenas me limitarei a fazer uma análise geral.
Ao contrário de muitos autores de suspense e terror, Riesemberg não parece estar totalmente obcecado em assustar o leitor a todo custo. Suas histórias fluem de modo natural,com uma ambientação envolvente que acaba te prendendo do começo ao fim. Há certa aura de mistério em sua narrativa, e grande parte dos contos pode deixar o leitor com uma sensação de desconforto — uma “pulga atrás da orelha”, que talvez acabe com o seu sono à noite.
Acredito que essa capacidade de mexer com o imaginário das pessoas é muito mais interessante do que o ato de simplesmente assustá-las. Se você é fã de The Twilight Zone (Além da Imaginação, no Brasil), entenderá o que quero dizer. E provavelmente irá gostar deste livro!
Meus contos favoritos são:
O Guarda-Chuva: Ambientado no século XIX, tem um toque que me faz lembrar Edgar Allan Poe.
O Botão: Uma história contemporânea que aborda o peso de nossas decisões e as consequências da ambição.
No Bordel, Depois da Meia-Noite: Uma boa história de vampiros.
Você pode ler estes contos, e mais muitos outros, no site do autor. Se você gosta de literatura fantástica, sugiro que confira!
E você, caro leitor, conhecia o autor? Gostou da resenha? Quer dar sugestões de livros para próximas postagens? Não aguenta de vontade de deixar sua opinião? Deixe seu comentário!
Não conhecia o Autor e amei a resenha!
ResponderExcluirSou doida por histórias assustadoras, sejam elas explícitas ou apenas sugestivas!
Vou certamente procurá-las!
Beijinhos,
Alice
www.wonderbooksdaalice.com
Obrigado, Alice! Eu adoro os trabalhos desse autor, e penso que ele deveria ser mais conhecido pelas pessoas. Sem falar que há dezenas de seus contos para ler no site :)
ExcluirOlá!
ResponderExcluirNão tenho hábito de ler livros de terror ou horror... Aliás, nunca li nenhum, embora tenha vontade. Gostei do que você disse sobre o autor não tentar assustar o leitor a todo custo, gosto quando as coisas são naturais, leves, mas que dão conta do recado sem forçar a barra.
Abraço.
Diego, Blog Vida & Letras
www.blogvidaeletras.blogspot.com
Olá, Diego. Apesar de alguns contos serem mais "sombrios", o próprio autor não se considera um escritor exclusivamente de terror (eu mesmo nunca leio muitas coisas desse gênero), preferindo o termo "fantástico". Vale a pena conferir outros contos no site!
ExcluirAbraço!
Heey!
ResponderExcluirSou super fã de literatura fantástica, com certeza vou procurar saber mais sobre os contos haha
PS. Adorei a cara nova do blog =)
Abraços!
Blog - Desbravando o Infinito
Heey!
ExcluirVale mesmo a pena dar uma visitada no site do autor, além de seus próprios contos, ele ainda faz algumas resenhas e traduções. Para quem gosta de literatura fantástica, é uma fonte muito rica de conteúdo.
PS.:Não faço ideia de como a Renata faz para personalizar a aparência do blog, mas falo em nome de todos quando digo, obrigado :)
Abraços!
Olá!!! Conheci o blog hoje e adorei, até porque trouxe uma novidade.
ResponderExcluirNão conhecia o livro, nem o autor, então fico mais animada ainda. Já comecei a te seguir!
Esse post beeem estilo Halloween me deixou com vontade de ler os contos, apesar de não ser muito fã de terror.
Voltarei mais vezes!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Olá, Alessandra! Pode ler os contos sem medo, nem todos são de terror :)
ExcluirEu faço posts semanais aqui no blog — exclusivamente sobre livros de novos autores brasileiros. Então pode ficar tranquila que sempre vai ter novidades :D
Oi, R.S., tudo bem?
ResponderExcluirEu não gosto muito de coletâneas de nada. Nem de contos, nem de poesias, de nada. Não sei o motivo, mas gosto do fator avulso... rs
Mas achei bem interessante o fator psicológico da coletânea. O subjetivo, às vezes, é mais perturbador do que qualquer coisa explícita mesmo.
Parabéns pela resenha. ;)
Beijo
- Tamires
Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
Não pensa em coisa avulsa... pensa que todos os contos fazem parte de uma coisa só. São apenas capítulos diferentes, com histórias diferentes, e personagens diferentes :P
ExcluirO livro parece ser bem legal - e arrepiante.
ResponderExcluirDo jeito que eu sou medrosa nunca lerei ele. rsrsrs
Eu gostei do livro, mas o medo não deixa.
Adorei o post!
Abraços!
sonhardevaneios.blogspot.com.br
Olá, sou L.F.Riesemberg e também gostei da resenha. Está de parabéns pelo blog. Abraço!
ResponderExcluir