Oi, gente!
Como estão vocês?
Hoje vim trazer mais uma resenha ao blog. E uma resenha de um livro diferente do que eu estava lendo ultimamente. É um livro de uma história real, quase uma autobiografia. Vamos lá?!
Título Original: The Boy on the Wooden Box || Nota: ★★★★★ ♥ || Páginas: 253 || Lançamento: 2013 || Brasil: 2014 || Sinopse: Um pequeno vilarejo, os irmãos, os amigos, as corridas nos campos, os banhos de rio: essa é a verdadeira história de Leon, a história de um mundo despedaçado pela invasão dos nazistas. Quando em 1939 o exército alemão ocupou a Polônia, Leon tinha apenas dez anos. Logo ele e sua família foram confinados no gueto de Cracóvia junto a milhões de outros judeus. Com um pouco de sorte e muita coragem, o menino conseguiu sobreviver ao inferno e foi contratado para trabalhar na fábrica de Oskar Schindler, o famoso empreendedor que conseguiu salvar mais de mil e duzentos judeus dos campos de concentração.
Neste testemunho que ficou por tanto tempo inédito, Leon Leyson nos conta sua extraordinária história, na qual, graças à força de um menino, o impossível se tornou possível. O Menino da Lista de Schindler é um legado de esperança e um chamado para que todos nós nos recordemos daqueles que não tiveram a chance do amanhã.
O Menino da Lista de Schindler pode até ter o nome parecido com O Menino do Pijama Listrado, e embora seja uma história também sobre a segunda guerra mundial, O Menino da Lista de Schindler se destaca por ser um pouquinho mais cruel na narração dos fatos, e óbvio, por ter uma história 100% verdadeira.
O Menino da Lista de Schindler é Leon Leyson, o garoto mais jovem salvo por Oskar Schindler.
No livro, narrado pelo próprio Leon, é retratada a infância de uma criança polonesa, sem nada a temer, até que os boatos da guerra começaram a se espalhar.
Leon relata os fatos sem rodeios. O livro não é longo, embora tenha um número de páginas até elevado - na medida, o livro tem o espaçamento grande e as letras também são de tamanho maiores do que o "normal".
Em algumas passagens do livro é possível sentir a dor e a aflição que os judeus sentiam. Os sofrimentos que eles passavam e a tortura que era acordar dia após dia, com aquelas atrocidades acontecendo, e eles estando de mãos atadas.
No começo do livro, somos apresentados à um menino inocente e carinhoso, de apenas 10 anos, que ama passar o tempo com a mãe e os irmãos. Leon era esse garoto, que nem em um milhão de anos poderia imaginar que passaria por situações tão aterrorizantes quanto passou. A guerra foi anunciada, e logo no começo, os poloneses não sofreram tanto. Uma invasão no prédio de Leon foi o início de tudo, onde seu pai foi agredido por soldados, e nem ele nem seus irmãos puderam fazer nada a respeito. No livro, ele até diz que se sentiu tremendamente amedrontado naquela situação, mas, pouco ele sabia que aquilo seria o pior de seus sofrimentos.
Os anos em que a Alemanha teve os judeus em suas mãos foram agoniantes. O livro sendo narrado por uma pessoa que REALMENTE passou por tudo aquilo nos dá uma visão bem verdadeira e cruel dos fatos. As surras, os xingamentos e as juras de morte... os esconderijos, as escapadas, o choro... tudo isso nos deixa muito aflitos.
A única parte boa, e eu reforço com muita ênfase no ÚNICA PARTE BOA é a intromissão de Oskar Schindler na vida dos judeus. Ele teve um papel fundamental na vida de Leon. Ele só sobreviveu por sua causa. Schindler foi uma figura importantíssima na salvação dos Judeus, no meio de toda aquela guerra. Mesmo sendo um personagem um tanto quanto contraditório, ele não poupou esforços - nem dinheiro - para ver todos aqueles trabalhadores vivos, no final.
O Menino da Lista de Schindler é um livro leve, apesar de seu conteúdo triste, que nos prende e nos faz sentir muito, muitíssimo por toda aquela gente perdida no meio daquele caos.
Eu recomendo muitíssimo a leitura. Em um ou dois dias é possível finalizar a leitura, ficando totalmente imerso(a) na história dos Judeus da Polônia.
Espero que leiam. É um livro recomendado para crianças e adultos.
É isso, gente!
Quem já leu o livro, o que achou? E quem não leu, despertou a curiosidade?
Até a próxima. xoxo
Olá Érica
ResponderExcluirTudo bem flor?
Apesar de apreciar o tipo de leitura que retrata a época da segunda Guerra Mundial
as vezes considero ser algo muito doloroso, e as vezes não estamos preparados para ler no momento!
sou completamente apaixonada pelo menino do Pijama listrado, mas me corta coração, e pelo de tudo isso ser real e ainda mais doloroso, gostei da premissa do livro e espero ler um dia *-*
adorei a Resenha flor
Beijinhos
http://resenhaatual.blogspot.com.br/
A Gostaria de agradecer pelo comentário e todo carinho no meu blog, o seu Também e uma Fofura de tão Lindo ^^ pretendo visitar outras vezes pra conhecer um pouquinho mais do seu trabalhos e outras novidades <3 até próxima *-*
ResponderExcluirOi, Renata! Tudo bem? Adorei a resenha! Menina, a capa do livro é linda! *---* E por causa da sua resenha eu fiquei bastante curioso para lê-lo. Espero fazer isso em breve! :)
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)
Rê que massa esse livro! Cara, eu nunca ouvi falar nessa história, gostaria muito de ler. Deve ser bem sofrido, né? Imaginar tudo aquilo... Veio lista.
ResponderExcluirBjux
Diego, Blog Vida & Letras
www.blogvidaeletras.blogspot.com
Amooooo livros dessa temática!
ResponderExcluirEsse eu ainda não li, mas tá na lista!
Arrasou!
Beijinhos :*
Sankas Books
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirRealmente, só de ver a capa e o título já me lembrou O Menino do Pijama Listrado. E eu adorei a premissa desse livro, adoro coisas sobre a segunda guerra e pretendo assistir e ler muitas coisas relacionadas a esse tema.
Beijos, lendocomabianca.blogspot.com