Oi, gente!

A resenha de hoje é de um livro cedido pela editora Intrínseca para divulgação. A nova série do criador de Downton Abbey foi originalmente lançada em 11 partes, no formato de e-book – uma homenagem à tradição dos folhetins emprestada agora ao livro digital. Achei isso bastante divertido, mas infelizmente não o li dessa forma, já peguei o livro completo e impresso, o que também foi ótimo. 
A edição da editora Intrínseca está nada menos que espetacular. Cheia de detalhes na diagramação e na capa, com o título brilhoso que remete à original. As orelhas são maiores do que 7cm e também bastante detalhadas. O livro é todo em azul e dourado, combinação que remete à época – pelo menos para mim.



Título Original: Belgravia
Autor: Julia Fellowes
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 368
AMBIENTADA NOS ANOS 1840, quando os altos escalões da sociedade londrina começam a conviver com a classe industrial emergente, e com um riquíssimo rol de personagens, a saga de Belgravia tem início na véspera da Batalha de Waterloo, em junho de 1815, no lendário baile oferecido em Bruxelas pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington.
Pouco antes de uma da manhã, os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país. O duque de Wellington precisa partir imediatamente com suas tropas. Muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala.
No baile estão James e Anne Trenchard, um casal que fez fortuna com o comércio. Sua bela filha, Sophia, encanta os olhos de Edmund Bellasis, o herdeiro de uma das famílias mais proeminentes da Bretanha. Um único acontecimento nessa noite afetará drasticamente a vida de todos os envolvidos. Passados vinte e cinco anos, quando as duas famílias estão instaladas no recente bairro de Belgravia, as consequências daquele terrível episódio ainda são marcantes, e ficarão cada vez mais enredadas na intrincada teia de fofocas e intrigas que fervilham no interior das mansões da Belgrave Square.

Uma história de segredos e escândalos na Londres de 1840.

Belgravia veio para mim como uma surpresa. Eu não estava esperando fazer parte dessa campanha de marketing, e o livro não estava inserido em meus planos. Tanto é que, quando o recebi, estava no meio de outra leitura, mas meu fraco por romances de época me fez pular as páginas daquele e abrir a primeira de Belgravia. E foi aí que tudo aconteceu. Tudo, literalmente. Depois de semanas sem conseguir finalizar praticamente nenhum livro - aquela outra leitura estava já se arrastando - eu consegui avançar a primeira parte de Belgravia com facilidade e curiosidades tão conhecidas por um leitor quando se está diante de um grande livro.

Ambientado no século XVIII, Belgravia traz a história de duas famílias marcadas por tragédias e escândalos em seu passado: Trenchard e Brockenhurst. 

Iniciado num baile - você pode ler este capítulo gratuitamente - o livro já nos da a deixa de que algo está para acontecer. E algo que irá mudar o rumo daqueles personagens, algo que fará daquela noite inesquecível. A jovem Sophia Trenchard está encantada com a beleza e o poder de sedução de John Bellasis, o herdeiro da família Brockenhurst, um jovem promissor e cobiçado, muitas vezes tido como impossível para alguém como ela; mas Sophia jura que aquela paixão não é algo de sua cabeça.

Infelizmente, para mudar o rumo de todos presentes no baile, todos os jovens foram chamados para a batalha de Waterloo, em 15 de junho de 1815. John Bellasis foi um deles. E, como muitos, ele não voltou com vida. E, com sua partida, muito mais do que apenas um vazio se instalou no peito de Sophia.

"O passado, como já foi dito tantas vezes, é um país estrangeiro no qual as coisas eram feitas de forma diferente."

Somos transferidos, no segundo capítulo, para os anos 1840, vinte e cinco anos depois da batalha. É interessante observar, ao decorrer de cada parte do livro, depois daquele primeiro capítulo, tudo o que mudou em vinte e cinco anos, o que aconteceu, o que ficou e o que partiu. Descobrimos que Sophia (para minha grande surpresa) faleceu poucos meses após a batalha de Waterloo, no parto de um filho de Bellasis. A notícia abalou as estruturas da família, e esse passou a ser o primeiro segredo carregado por Anne e James Trenchard. Temendo sujar o nome de sua querida filha, o casal esconde o neto da família paterna, até que Anne não consegue mais se conter. 
Caroline Brockenhurst, avó paterna de sr. Pope, o filho de Sophia e Edmund, está decidida a fazer com que toda a sociedade londrina desvende o mistério de sua família e saiba que o seu filho ainda vive no espírito do jovem e promissor Sr. Pope. 

Mostrando uma realidade diferente das que estamos acostumadas(os) a ler nos romances de época atuais, com romances traçados no primeiro olhar e paixões arrebatadoras, Belgravia mostra muito mais do que essa fantasia romântica, mostrando que, não importa o tempo, escândalos e segredos sempre fizeram parte da sociedade. Com personagens cativantes, mulheres fortes e dramas intrigantes, além de nos transportar para a Londres dos anos 1840 com detalhes vívidos e descrições que nos fazem realmente fechar os olhos e enxergar a cena, o romance de Julian Fellowes promete encantar até os mais exigentes leitores. Não vi, em toda a narrativa, nada que deixasse a desejar. Nenhuma ponta solta, nada que não fosse justificado algum tempo depois. Também não me peguei lendo erros de revisão, nada comprometendo a leitura. 

"A ambição, a inveja, a raiva, a avareza, a bondade, o altruísmo e, sobretudo, o amor sempre foram e sempre serão poderosos a ponto de motivar nossas escolhas."

Recomendo o livro para todos que querem um romance de época instigante, uma leitura ao mesmo tempo rica e leve, que faz as páginas voarem diante de nossos olhos; e para quem quer descobrir segredos e ler algumas fofocas juntamente aos personagens dessa pujante história.

Abaixo, confira o vídeo onde o escritor, Julian Fellowes fala sobre Belgravia e introduz a história, os cenários e os personagens:


Nota:

E aí, você já leu ou tem vontade de ler Belgravia? Deixa sua opinião aqui nos comentários, vou adorar saber. Beijos, 
e até a próxima.

6 Comentários

  1. Oi, Renata!
    Menina, eu fiquei chocadaney quando vi que esse livro é relativamente pequeno. Eu nem queria muito ler, mas também depois que vi que é do criador de Downton Abbey, entrou para as futuras leituras.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  2. Já quero.♥
    Sou apaixonada por livros ambientados em momentos históricos.
    Acho muito interessantes e gosto de imaginar que realmente aconteceu.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu amo livros históricos ou de época e estou loucaaa desejando muito ler este livro. Esta capa está fantástica, linda mesmo. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser bem bom,amei o post super completo !
    Acabei de conhecer o blog e ja estou seguindo
    beijinhos
    www.brilhou.com

    ResponderExcluir
  5. Menina realmente foi uma surpresa saber que a Sophia morreu Quando estava lendo esse capítulo fiquei assustado quando li e voltei a ler para ver se é isso mesmo. Estou lendo, estou amando o livro.

    Bjux, Rê.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rê!
    Que bom que você fez uma ótima leitura :) Tenho lido cada vez mais romances históricos, e a premissa de Belgravia super me agrada! Espero ler qualquer dia, obrigada pela dica! Beijo!
    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir