Autora: Morgan Matson | Ano: 2016 | Lançamento no Brasil: sem previsão | Gênero: YA | Páginas: 464 | Sinopse: Antes de Sloane, Emily não ia a festas, ela mal falava com os rapazes e ela não fazia nenhuma loucura. Então aparece Sloane, um tornado social e o melhor tipo de melhor amiga, alguém que puxa você para fora da sua concha. Mas bem antes do que deveria ter sido um verão épico, Sloane apenas... desaparece. Nenhuma nota. Nenhuma chamada. Nenhum texto. Nenhuma Sloane. Há apenas uma lista aleatória com treze tarefas bizarras que Emily nunca iria tentar. Mas e se elas podem guiá-la até Sloane?Colher da maçãs à noite? Ok, muito fácil.
Dançar até o amanhecer? Claro. Por que não.
Beijar um estranho? Um...
Começar a fazer a lista de Sloane vai significar um monte de primeiras vezes, e com um verão inteiro à sua frente - e a ajuda inesperada do belo Frank Porter - quem sabe o que ela vai encontrar.
Vá mergulhar nua? Espera... O que?


Era uma vez Emily com Sloane. A melhor amiga da nossa protagonista é a garota perfeita. Bonita, engraçada, inteligente, autêntica, criativa, sexy. Sabe de tudo e sabe como lidar com tudo e com todos, inclusive com as diferenças entre ela e a melhor amiga, Emily. Sloane é o tipo de amiga que faz qualquer pessoa se tornar corajosa, que inspira o lado mais divertido de todo mundo. E foi isso o que ela fez com a Emily durante os dois anos em que se conheciam. Mas agora Sloane sumiu. Nem uma mensagem, nem uma ligação, nada. Não há ninguém na casa onde Sloane morava, nenhum rastro. Só uma lista. 

A lista chega depois de algumas semanas do chá de sumiço de Sloane, e Emily não consegue esconder a empolgação com o primeiro sinal da amiga depois de dias - e também a curiosidade. O que aquela lista de tarefas quer dizer? O que Sloane preparou para Emily? A garota só vai saber quando concluir todo e cada um dos itens, pois no final da lista tem dizendo "me encontre quando completar". Mas, onde? Como? É com essas perguntas em mente que Emily começa a riscar os itens da lista um por um, obedecendo às tarefas, a fim de reencontrar a melhor amiga. 

Beijar um estranho. Nadar sem roupa. Roubar algo. Quebrar algo. Penelope. Andar à cavalo. Avenida S, n 55, perguntar por Mona. O vestido costa nua, e um lugar para usá-lo. Dançar até o amanhecer. Compartilhar segredos no escuro. Abraçar um Jamie. Caçar maçãs à noite. Dormir sob as estrelas. 
É incrível. Preciso parar com a mania de criar altas expectativas para livros, porque sempre acaba em decepção. Quando paro para pensar em Since You've Been Gone, penso que li errado. Não é possível que todo mundo que eu ouvi falando do livro tenha amado, e eu me senti tão ZZzZZzz lendo. Então, será que eu li errado? 
Eu não acho que você tem que fazer algo tão grande para ser corajoso. E são as pequenas coisas que são as mais difíceis, de qualquer maneira.
A história de Emily é o tipo de história que eu gosto de ler sempre, com um ar mais leve, um romance inocente e o verão de plano de fundo. Os elementos da história são bons, mas aí me deparei com um problema sério: a chatice da personagem principal, Emily. Me sinto frustrada demais quando não gosto da personagem principal de um livro, porque a história inteira é comprometida por isso, ainda mais quando a narrativa é em primeira pessoa. Foi o mesmo problema que encontrei na Lara Jean de Para Todos os Garotos que Já Amei: ela, assim como a Emily em Since, vive às sombras de outra pessoa. Lara, a irmã, Emily, a Sloane. Foi irritante ler sobre uma personagem que queria sempre se igualar à amiga, ser tão corajosa quanto ela, ou estilosa, criativa, etc. Por vezes (muito mais de uma vez durante o livro) a Emily fala coisas como "se a Sloane tivesse aqui, ela falaria com essa pessoa, mas eu não sou a Sloane, então não sei como fazer isso". Quando na verdade, a lista da Sloane está ali para isso: fazer a Emily sair da zona de conforto. 

A personagem tem essa trajetória de descoberta e de criar sua própria imagem para sair da sombra da amiga, mas não achei que foi bem construída. Não vi a Emily evoluindo tanto assim ao final de tudo. Ela conta também com a ajuda de Frank durante o verão. Frank é o garoto exemplo da escola, está num relacionamento sério desde que se entende por gente, e é um ótimo aluno, inteligente, bonito e fã dos Beatles (tá, eu amei as referências). Frank é realmente um fofo, é o tipo de mocinho de YA mesmo, mas há um ponto que me fez entortar a cara: Frank está o livro inteiro dentro de um relacionamento, e mesmo assim nós sabemos, com absoluta certeza, que ele e Emily vão se beijar em algum ponto. E, conhecendo as tramas de livros, nós sabemos que ele ainda estará namorando quando isso acontecer. O que haveria de errado em Emily e Frank serem só amigos? O que aconteceria se tivesse outro interesse amoroso? Para mim esse foi um ponto negativo no livro. 

Mas o livro não é ruim. Eu o avaliei com 3 estrelas e meia no Skoob, caracterizando como "Bom". Para mim ele foi isso, um livro bom, que me distraiu por um tempo. Bem escrito, com algumas cenas legais, mas com problemas que não consegui deixar passar, e a falta de carisma da personagem que me incomodou e arrancou mais uma estrelinha. No entanto, recomendo para quem curte muito YA, quem amou "Para Todos os Garotos que Já Amei" vai amar Since You've Been Gone. 

Sobre o lançamento no Brasil, não sei nada sobre. Achei que seria logo lançado aqui, já que é sucesso nos EUA. Eu o li em e-book e ouvi o audiobook, que está disponível no Audible. 




5 Comentários

  1. Precis mandar Alfredo aqui para ler sua resenha - ele vai pirar! Kkkkk. Eu gostaria muito de ler, mas inglês pra mim é complicado. Bom conhecer seu ponto de vista não tão positivo quanto os demais, Rê!

    Bjux!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Di, nem me fala hahaha lembrei muito dele enquanto lia mesmo. Quero nem ver hahaha bjs, queriro s2

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oii!! ;)
      A história me lembrou um pouco de Cidades de Papel do John Green e apesar da críticas positivas eu me decepcionei um pouco com o livro.

      Também não gosto muito de personagens que vivem atrás de outros. Em alguns livros até se encaixam bem se o autor souber construir a história, do contrário fica bem cansativo. Acho que eu teria problemas com esse livro hahaha

      Beijos
      www.ventodoleste.com.br

      Excluir
    2. Quando o autor sabe construir a história do personagem e mostrar a evolução dele, acho otimo! Mas algumas vezes acabam errando nessa medida... Enfim hahaha beijos!

      Excluir