Oooi! 

Por um longo tempo fiquei sem postar no blog por muitos fatores e um deles foi por grande parcela de culpa do meu TCC e foi ele que me inspirou a estar escrevendo aqui. 
Meu TCC teve como tema "A mulher no mercado de trabalho" (faço técnico em administração), e hoje mesmo ao terminar com ele li algo sobre o "chick-lit", um gênero literário que está ganhando muito espaço no mundo dos livros. Numa tradução rápida, o gênero tende a focar em uma protagonista do gênero feminino e "chick" é uma forma de se referir a alguma mulher e comumente usado pelos gringos como "xingamento" (tal como aquele cara "MULHERZINHA"). O caso é: eu li aleatória e rapidamente algo sobre um tal de "sick-lit" que seria uma forma satirizada de se referir ao gênero já citado acima (vide que "sick" significa doente), dado que o nome seria especialmente por se tratar, em opiniões alheias, de um gênero literário passageiro, modinha e sem importância. E com uma ligeira opinião digo que o mundo chick-lit não veio para mostrar um mundo cor-de-rosa a todos e sim tratar de problemas seríssimos, mas pouco retratados e mais comum com mulheres. 
Foi aí que decidi trazer a todos uma lista com 6 mulheres fortes da ficção (livros/filmes).

Katniss Everdeen (Jogos vorazes) 
Resultado de imagem para Katniss EverdeenUma heroína que não está para agradar todos e que faz aquilo que acha correto, que mata quando é preciso e tem piedade quando necessário (e seja talvez por isso que, ironicamente, faça com que a maioria das pessoas amem ela; por outro lado é o mesmo motivo por não gostarem, aliás, onde já se viu uma heroína sem os famigerados decotes? Além de que ela como foco de tudo chega a ficar meio forçado... ~~ tom de ironia).

Daenerys Targaryen (As crônicas de gelo e fogo)
Resultado de imagem para daenerys targaryen dragons



A vida toda sempre sofreu com o apoderamento de seu irmão cruel para com ela e no começo de seu casamento - forçado - com o Drogo sofria frequentemente de abusos. Porém tudo isso só fez com que a mesma ressurgisse forte, corajosa e decidida, além de ser respeitada e admirada por muitos.


                    Princesa Leia (Star Wars)
Resultado de imagem para Princesa LeiaEla foi praticamente a única personagem feminina dos primeiros filmes de Star Wars com um papel realmente importante. Principalmente em "O Império Contra-Ataca" e "O Retorno de Jedi", pois Leia é muito participativa em vários momentos decisivos (vamos tentar ignorar a cena do biquíni dourado, foi desnecessário desfocalizar a Leia Heroína para a Leia-a-musa-de-todos-os-nerds, erotizar a mulher em momentos que não cabem nunca será bem vindo). "Não seja uma escrava como eu era. Lute pelo seu figurino. Continue lutando contra o traje de escrava", relembre dessa frase da Carrie Fisher sempre que reassisti-la com um biquíni dourado e acorrentada pelo pescoço pelo Jabba.

       Beatrix Kiddo (Kill Bill)
Resultado de imagem para Beatrix Kiddo

Beatrix é um exemplo para todas as pessoas que têm que aturar situações inconvenientes. Após sua vida ter sido arruinada ela se vingou, mas o ponto é: ela é realmente uma grande imagem de uma mulher forte.











      
      Éowyn (Senhor dos Aneis)

Imagem relacionada

Mesmo proibida, Éowyn foi para a guerra e o irônico é que se ela não estivesse lá tudo se transformaria em desastre. Além disso, ela expressa que não vai ser qualquer coração partido a sua "kriptonita". Essa é uma mensagem bem hard de ser cumprida, é meio difícil, mas serve como concelho.










       Mathilda (O profissional)

Resultado de imagem para Mathilda
Aos 12 anos já possuía uma personalidade forte (o que já diferenciava da própria família) e, ao acontecer uma tragédia em sua vida, é aí que a mesma se liberta e se esforça para fazer o que realmente quer: dar início a sua vingança. Mas tenho que admitir que o que realmente interessa é o fato de que é uma personagem que insinua ter a dependência em suas mãos.

E é isso aí! Voltamos com tudo! Até o próximo post.



2 Comentários

  1. Olá, Érica.
    Eu adoro o gênero chick-lit, não vejo como literatura de mulherzinha igual dizem por ai, vejo como situações em que todas as mulheres ou já passaram ou vão passar um dia. Adorei suas escolhas. Teve uma vez que respondi uma tag e a Katniss estava na categoria mulher forte. Acho ela maravilhosa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu adorei o título do post.
    Acho que tiraria Katniss e Daenerys porque eu não suporto as duas.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir