Oi, gente!


Como estão?
Hoje trago para vocês a parte #3 do quadro "Wattpad e novos autores", em que entrevisto jovens autores que começam a publicação de seus livros no app e site Wattpad.


Criado em 2006 o Wattpad é uma comunidade on-line para leitores e escritores. Os usuários podem publicar artigos, histórias e poemas online ou através do aplicativo Wattpadpara Android, iOS e BlackBerry. O conteúdo inclui obras de autores desconhecidos(e conhecidos) não publicadas.

Laura Vieira

Laura Vieira Machado nasceu em Minas Gerais em 1991. É formada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo. Fala cinco línguas e, quando tinha vinte anos, foi morar na Europa durante dez meses, alternando entre Alemanha, França e Espanha, aproveitando ainda para visitar vários outros países e colecionar memórias inesquecíveis. Na Inglaterra, fez questão de conhecer a casa onde morou Jane Austen, uma de suas autoras preferidas. Ama café mais do que a Elisa. Assiste a muitas séries e não conseguiria viver sem música. É apaixonada por livros românticos e intensos. Escreve o que lhe dá vontade de ler.

Nome e usuário do wattpad:
Laura Machado - @LauraaMachado

Como e quando você conheceu a rede social para escritores?

No meio de 2014, acho. Postava uma fanfic em outro site, mas queria encontrar um onde pudesse publicar uma história que estava escrevendo em inglês. Procurei no Google mesmo por um site assim e o primeiro que encontrei foi o Wattpad! Desde então, acabei abandonando todos os outros sites e até escrevi outra versão em português dessa primeira história, que é a minha mais conhecida no Wattpad.


Quantas obras possui no APP?
De histórias mesmo, quinze, sendo que quatro fazem parte de uma mesma série.

De toda sua experiência no wattpad, o que você acha ser mais vantajoso para um autor desconhecido na plataforma?

Principalmente o feedback que você recebe de leitores. Demora um pouco no começo, você tem a sensação de que não tem ninguém lendo, porque ninguém comenta. Mas até mesmo as leituras são um jeito de você descobrir se sua história tem potencial ou não.


Vários autores já receberam proposta de editoras via wattpad. Elas estão de olho nos novos talentos. Já aconteceu com você? Ou conhece algum autor que começou no wattpad e agora está na prateleira das livrarias?

Sim. Recentemente, assinei um contrato com a editora Novo Século para publicar o primeiro livro da minha série A Princesa Escondida com um selo deles, mas ainda não está nas prateleiras de livrarias! Ainda é muito recente. A previsão é de que o livro saia em abril desse ano.


Muita coisa boa, mas, vamos lá: qual o ponto negativo da experiência? 

Como em tudo no mundo, os problemas são sempre causados pelas pessoas. Quando você se inscreve no Wattpad, encontra muita gente bacana, que está aberta a novas histórias e que realmente gosta de ser leitor, gosta de comentar e apoiar o escritor. Mas também encontra várias pessoas sem total noção de nada, que começam a ler os livros já com preconceito sobre algum tipo de personagem – mesmo que não seja assim no seu livro, elas já vêm com isso na cabeça e é bem difícil de fazê-las entender o contrário. Já teve gente que comentou criticando o completo oposto do que um personagem meu tinha feito, como se fosse aquilo que ele precisasse ouvir, como se nem tivesse lido as palavras. Mas, para falar a verdade, pela experiência de amigas minhas, eu tenho tido bastante sorte!

Conheça suas obras no wattpad:



A Princesa Escondida: Uma garota. Um reino. Um segredo. À primeira vista, Elisa Pariseau é uma garota normal. Como todos os jovens de dezessete anos do seu país, ela entra para uma Escola Preparatória estilo internato para começar a se preparar para a universidade. Mas tem uma coisa que a separa de todos os outros alunos: ela é uma princesa e a terceira na linha de sucessão do trono de Parforce. Único detalhe? Ninguém pode saber. Não que ela se importe muito, já que, na sua cabeça, ela tem outros problemas maiores do que guardar um segredo de Estado. Por exemplo, sua melhor amiga, que ela anda não suportando mais. Ou Matthew Wickham, o cara de quem todas as meninas falam o tempo todo e que Elisa odeia. Ou até mesmo Kira Giovanni que insiste em encher seu blog de fofocas sobre Elisa e ele. Mas talvez o pior de tudo seja Benjamin, que agora teve que ir de grande amigo a seu guarda pessoal, e toda a confusão que vem com isso. Como se não bastasse, Elisa é inscrita contra sua vontade nos Jogos Belforte, uma competição para comemorar o aniversário do fundador e primeiro rei de seu país. No meio de tanta confusão, quem é que tem tempo para se preocupar em esconder sua identidade? É um ano cheio na escola e ainda mais em seu coração! Altas emoções e grandes decisões, descubra o que mais o destino guarda para ela através das páginas mais emocionantes do seu diário.





A Herdeira do Trono:
E se você tivesse que cruzar seu país para uma última chance de se tornar quem sempre foi? 
Depois de uma vida inteira se preparando para seguir os passos de sua mãe e ser a melhor rainha que Ashland já teve, o futuro da Princesa Lola será decidido muito antes do que ela esperava. Com a notícia de que o estado de saúde de seu pai o obrigará a deixar o trono, sua única escolha é encontrar um marido, ou entregar o reino para seu detestável primo Skar. E tudo por causa da lei que exige que esteja casada para assumir o poder que deveria ser seu direito de berço. 
Mas o mês da Celebração da Fênix está para começar, trazendo vários nobres de países aliados para o território ashlandês. É a oportunidade que ela precisava para encontrar o pretendente perfeito. Ela só não contava com um cara irreverente e inconsequente cruzando seu caminho, confundindo seu coração e a fazendo ver a vida por outros olhos. 
Como conseguir lutar para se tornar a herdeira do trono, quando ele a faz questionar quem ela realmente é?





A última coisa da qual Bridget se lembra é do colegial. Minutos contados para que pudesse voltar para casa com sua melhor amiga, sair do inferno que chamava de escola e não ter que ser incomodada mais por Max Warner ou qualquer um dos outros populares idiotas. Dezesseis anos e uma vida inteira pela frente para realizar o seu sonho de ser promotora.
    Imagine a sua surpresa ao acordar em uma cama de hospital com vinte e seis anos e descobrir que tudo tinha mudado! Para ela, passou um dia, para o resto do mundo, dez anos. Tempo suficiente para a pessoa que ela mais odiava antes se tornar seu noivo e para conquistar uma fama que não tem nada a ver com a carreira que tanto queria seguir. Mas, pior que tudo isso, será descobrir que, além da sua memória, ela também perdeu a sua melhor amiga.       Para quem vê de fora, sua vida agora é perfeita. Mas como pode ser, quando sua cabeça e seu coração ainda estão presos em 1989?


Gislaine Souza



Blogueira, Futura Psicologa, Escritora, Designer e Apaixonada por fotografia e pela vida! 
Começou a sua carreira como escritora aos dezesseis anos e daí em diante nunca mais parou. Seus sonhos são, se tornar uma grande Psicologa e ter seus Livros Publicados em Físico. De um dia para o outro ela tomou gosto pela leitura e pela escrita. A cada dia que passa surge uma ideia de um novo livro. Não á muitas coisas para falar sobre ela, ela é amiga, compreensiva, sabe dar conselhos e ajudar quem ela quer. Seu maior defeito é ser perfeccionista.



Nome e usuário do wattpad:
Gislaine Souza (@gislainealessandra31)


Como e quando você conheceu a rede social para escritores? 
Faz três anos que conheço Wattpad. Conheci através de uma pesquisa na internet, estava querendo ler um livro diferente e do nada me deparei com a plataforma.


Quantas obras possui no APP?
No total sete. Duas em finalização, uma completa, duas em repostagem e mais duas que estão disponíveis somente a sinopse.


De toda sua experiência no wattpad, o que você acha ser mais vantajoso para um autor desconhecido na plataforma?
A oportunidade de grande talentos se iniciarem, mostrar o seu talentodiversos diversos leitores vorazes por histórias novas.


Vários autores já receberam proposta de editoras via wattpad. Elas estão de olho nos novos talentos. Já aconteceu com você? Ou conhece algum autor que começou no wattpad e agora está na prateleira das livrarias?
Ainda não. Mas conheco autoras maravilhosas que iniciram no Wattpad e agora estão com os livros nas livrarias e sites de editoras.

Muita coisa boa, mas, vamos lá: qual o ponto negativo da experiência? 
Plágios. E creio que isso não cescessarás pois a cada dia isso aumenta. Não comigo diretamente mas sim, com outras autoras.

Conheça suas obras no wattpad:


Simplesmente me Apaixonei
Sinopse: Primeiro livro da Trilogia Simplesmente.
Bryan Aguiar, sempre teve tudo que quis. Playboy e festeiro que tem todos as garotas que quer ao seus pés. Solteiro e convicto com o seu lema "Pego mas não me apego", nunca namora a pobre da garota que se apaixonar por ele. Desde a morte de sua mãe aos seus seis anos seu pai fez tudo por ele mas não parece ter sido o suficiente. Júlia Martins, típica garota certinha. Acredita que os estudos e o esforço são a melhor maneira de crescer na vida. E que diversão pode esperar para mais tarde. A separação dos seus pais gerou um grande trauma em sua vida e um medo de se apaixonar, por isso ela nunca namorou ninguém. Desde a separação, seu pai desapareceu da sua vida. Sempre muito ligada a sua mãe, como melhores amiga, uma sempre foi o apoio da outra e sem que ninguém interrompesse essa relação. Carla, mãe da Júlia está prestes a se casar com o Roberto, pai do Bryan. O casamento deles acaba aproximando os seus filhos e acaba tendo um relacionamento conturbado. 
Mas nem tudo nessa vida são flores e nem tudo realidade.




Destinos Traçados
Sinopse: Primeiro Livro da Trilogia Destinos
Maryana Albuquerque é uma garota meiga, e muito carinhosa. Já sofreu muito na vida, com a perda do seu pai quando era ainda muito jovem. Mora no Rio de Janeiro, com sua mãe, irmãos e padrasto. Desde a infância, teve uma amizade muito grande com Diego, e na adolescência essa amizade fortalecendo mais a cada dia, se transformando em outro sentimento. Diego sente o mesmo por ela, mas nenhum dos dois teve coragem de assumir esse amor. Apesar de já terem se envolvido com outras pessoas, nunca conseguiram sentir um amor tão forte quanto o que sentem um pelo outro.
Após fazer dezoito anos, Diego vai para Nova Iorque trabalhar na empresa dos pais e estudar fotografia. Agora depois de dois anos e cinco meses, ele está de volta ao Rio de Janeiro, disposto a lutar pelo amor de Maryana. Será que o tempo e a distância realmente tem o poder de destruir sentimentos?



Intenso
Sinopse: Duologia: Chefes Italianos / Livro I
Enzo Latranzi, filho de pais tradicionais de Roma na Itália, CEO, dono de uma rede de hotéis cinco estrelas espalhados por diversos lugares do mundo e esta à procura de uma secretária para ajudá-lo nas questões dos hotéis. Mora num apartamento em Nova Iorque com o irmão cinco anos mais novo que ele, tem trinta e dois anos e é viúvo a cinco anos. Após a morte da esposa Annabelle nunca mais se apaixou por alguma mulher até conhecer Louise Colleen Miller, que mudará sua vida de cabeça para baixo.Louise Colleen Miller, mais conhecida como Lou tem vinte e um anos, mora no Brooklyn com o seu pai Thomas Miller. Não conhece a mãe pois, segundo o seu pai, sua mãe a abandonou após o seu nascimento. Nunca viu nenhuma foto dela, não sabe o nome e nem onde mora. Lou está a procura de emprego para conseguir o tratamento que o seu pai necessita para se curar do câncer. Lou vai até o hotel, se candidata para a vaga de emprego e consegue o emprego no mesmo dia. Após conhecer o seu chefe, Enzo, sente algo dentro de si que lhe faz bem ficar perto dele neste momento difícil que vem passando nos últimos dias. Só que esta aproximação dos dois acaba despertando sentimentos que serão muito intenso em ambos, isso faz eles estarem sempre juntos e sempre querer estar ajudando um ao outro. Enzo descobre quem é a mãe de Lou e fica surpreso em saber que a mãe dela sempre esteve próximo a ele nestes últimos anos.

Camila Martins


Nascida em julho de 1990 em Sapucaia do Sul, cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Cresceu cercada por familiares que amavam livros e assim desenvolveu seu gosto pela leitura e escrita. Seu autor preferido e principal inspiração é Érico Veríssimo, escritor também gaúcho. Seu primeiro contato com a escrita começou aos 12 anos com contos e poemas, em seguida vieram livros. Em 2016 resolveu postá-los, deixando a vergonha de lado, em uma plataforma de leitura digital, sendo bem recebida pelo público.Casada e mãe de uma menina, Camila se dedica em tempo integral à família e agora realiza seu grande sonho de ter um livro publicado, Pirados, e outro na Amazon, Correspondidos, tornando-se uma autora profissional.


Nome e usuário do wattpad:

Camila Martins @CamilaSanjoma

Como e quando você conheceu a rede social para escritores?

Conheci em 2015 pelos grupos de livros, usava só para leitura. Em 2016 comecei a postar meus contos que guardava a 7 chaves e em abril meu primeiro livro: Pirados.

Quantas obras possui no APP?

Tenho 12: 8 contos e 3 livros.

De toda sua experiência no wattpad, o que você acha ser mais vantajoso para um autor desconhecido na plataforma?

Acho que é um bom modo de praticar a escrita e ler outras obras de autores tão iniciantes quanto. É nessa pratica que se desenvolvem bons textos e se aprimora. Foi assim comigo e devo muito a plataforma.

Vários autores já receberam proposta de editoras via wattpad. Elas estão de olho nos novos talentos. Já aconteceu com você? Ou conhece algum autor que começou no wattpad e agora está na prateleira das livrarias?

Não recebi convite da editora, mas hoje estou com uma e foi por ter me empenhado em melhorar, graças ao wattpad. Eu perdi a vergonha e dei a cara a tapa, deu certo.

Muita coisa boa, mas, vamos lá: qual o ponto negativo da experiência? 

Acho que são poucos os pontos negativos. Talvez um jeito de compartilhar as obras dentro da plataforma fosse mais um modo de ajuda.

Conheça suas obras no wattpad:


A Lucidez de Luci
Sinopse: Era uma casinha azul. Um pequeno e adorável chalé com portas e janelas brancas, flores decorando os cantos e recantos. Tudo romanticamente decorado e acolhedor. Poderia facilmente ser um cenário de contos de fadas: uma residência diminuta em meio a um pátio relativamente grande, rodeada por macieiras altivas e muito donas de si. Se as macieiras que cercavam a casa de Luci tivessem signo seriam todas de Aquário. Não que Luci fosse muito interessada em horóscopo, mas essa constatação a fazia rir. Aos 24 morar num local tão minimamente aconchegante seria perfeito e digno de uma imensa sensação de realização pessoal. O único "porém" era o fato de que Luci não fazia a menor ideia de como havia ido morar ali. Nem quando. Nem como. Muito menos por que. Nada! Como preencher essa lacuna? Como consertar esse vão em sua mente se Luci não se lembrava de coisa alguma?



E aí, você já conhecia esses autores? Ou é um autor do wattpad e gostou do post? Só entrar em contato e ver se seu livro acaba aqui! 


Fiquem de olho em todos essas autoras maravilhosas, e em breve trago novidades sobre posts e livros da amazon.



Um Comentário

  1. Renata, muito obrigada por não ter desistido de mim, mesmo com essa memória péssima minha! Haha foi uma honra poder responder as perguntas e estar aqui! Muito obrigada mesmo!
    (Laura aqui!)

    ResponderExcluir