Título: O Projeto Rosie, 
Autor(a): Graeme Simsion
Ano: 2013
Editora: Record
Nota: 4.5/5
Sinopse: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado… e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

O livro conta a história de Don, um cara com 39 anos e "portador" da síndrome de Asperger (gente eu amo histórias que tratam de pessoas com essa síndrome) que trabalha de geneticista e está procurando uma companheira para a vida, como ele gosta de chamar. 
Assim, Don, sendo todo metódico, organizado, sistemático; começou o "Projeto Esposa". Nesse projeto as mulheres preenchiam um formulário com perguntas pessoais, sobre hábitos, costumes, etc. Praticamente nenhuma mulher se encaixou 100% no que Don queria. Até que seu melhor amigo, Gene, lhe apresenta à Rosie. Rosie fuma. Don não, e não quer estar ao lado de uma fumante. Rosie não pratica muita atividade física. Don tem o corpo malhado, pratica esportes e anda de bicicleta. Rosie é "analfabeta" em matemática. Don é um gênio! Bem, deu pra perceber que Rosie não é a parceira ideal pra ele, né? Pois é! Essa é a parte mais interessante do livro: o que leva Don se apaixonar por Rosie. 
Só no final do livro nos deparamos com o termo "O Projeto Rosie", por que Don estava certo de que ela não era boa o suficiente para ele, mas depois de perceber por meios de filmes românticos, que estava apaixonado, ele procura se tornar o par perfeito pra ela!
Eu sempre via O Projeto Rosie nas livrarias e apesar da capa me chamar atenção, eu achava que o livro era meio... sério. Me enganei bastante. 
Quando comecei a ler me deparei com uma escrita leve e deliciosa, que nos leva de página a página sem percebermos. Ao passar de uma hora, parecem que foram apenas dez minutos, e lá estava eu na página cem do livro! Foi realmente uma surpresa muito boa ver que esse livro era divertido bem do jeito que eu gosto. 
Os personagens são extremamente 'bem bolados'. Don é de uma delicadeza e esperteza incríveis, já Rosie é mais descontraída e divertida. Os dois se dão bem sendo totalmente opostos. O mistério que envolve a identidade do pai de Rosie é uma coisa que eu não esperava encontrar nesse livro, que também me surpreendeu de forma positiva. Toda busca pelo pai biológico de Rosie, o homem que dormiu com sua mãe no dia da formatura, anos e anos atrás... 
Bem, acho que pela resenha a conclusão é que: eu amei o livro! Demais, mesmo. Pra quem procura uma leitura leve e descontraída, e ainda por cima com uma pitada de romance, aqui está o livro perfeito. E quer uma ótima notícia? Vem aí "O Efeito Rosie", continuação de "O Projeto Rosie"! Eu pulei de alegria com essa notícia. Haha. 

Espero que tenham gostado da resenha e reservem o livro pra vocês, antes de sair o próximo (não vou aguentar de felicidade quando isso acontecer!). 
Beijos!, 
até a próxima

9 Comentários

  1. To seguindo teu blog. Segue o meu?

    =D
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro ano passado e adorei. Minhas expectativas não estavam muito altas no início, mas fui me divertindo ao longo da leitura com o certinho e atrapalhado Don.
    Não sabia que teria continuação, mas já vou procurar saber mais :)
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é um amorzinho de livro mesmo! :) Eu entrei com expectativas, e superou todas! O proximo livro sai esse ano ainda, eu acho. Tem tambem boatos de filme, mas nesse eu não confio muito :D Beijos!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Vejo várias resenhas positivas sobre esse livro, sabia? Tem vários pontos chamativos, como a síndrome do personagem, a parte que parece comédia, o fato dele querer ser perfeito para ela e tal... Mas não consigo criar AQUELA vontade de ler a obra... Vou anotar aqui e quem sabe algum dia dou uma chance.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa! ): Espero que um dia você dê uma chance à ele. :) Vale muito a pena. Beijos!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu amo esse livro, um dos mais fofos que já li. Adoro a história, adoro os personagens, adoro tudo.
    Não estou acreditando que vai ter continuação, muito feliz por isso!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos!
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro tudo tambem! O livro é maravilhoso :3
      Pois é! eu tambem fiquei assim <3 obrigada!,
      beijos

      Excluir
  5. Oi Renata, sempre vejo promoções desse livro no submarino, geralmente ele está R$9,90 e não sei por que nunca o comprei, também tenho a impressão de ser um livro mais sério. Quer dizer, tinha até ler sua resenha. Agora fiquei curiosa em saber como pessoas são diferentes podem se apaixonar e estou muito curiosa para ler essa história.
    Beijos - lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir