Olá! 

Hoje estava a pensar sobre todos os livros que já tiveram o seu auge e que atualmente quase já não vemos com tanta frequência, então trouxe esse divertidíssimo assunto para que possamos mais a frente debater sobre. Vamos lá!
5º lugar: LIVRO DE MEMÓRIAS


Foi um dos primeiros gêneros que mais vi estourar em questões de segundos e também que desapareceu rapidamente. Sinceramente, não vejo mais nenhuma notícia com frequência de novos livros de Youtubers. 
Na época do estouro houveram inúmeras controversas e polêmicas, acho normal um bookaholic não apoiar tanto a ideia, mas não podemos mentir que foram eles, para muita gente sem o hábito de leitura, o ponta-pé. 
Está em quinto lugar por ser o mais recente. (obs: 99% dos "autores" dos livros são desconhecidos por mim, QUE BOLHA EU VIVO?)

4º lugar: PÓS-APOCALÍPTICO  

Livros pós-apocalípticos ainda são muito bem aclamados, porém ainda sinto uma enorme dificuldade atualmente na divulgação dos próprios.
"The 100" e "Mundo novo" são a prova disso, raramente encontro para comprar em sites (como está acontecendo com "Nova era", o terceiro livro de "Mundo novo" que já há tempo que fora lançado e não consigo encontrar com facilidade - e quando encontro está num preço absurdo).
É um gênero que gosto muito, aliás.





3º lugar: DISTOPIA

O QUE ACONTECEU COM AS DISTOPIAS???
Quem lembra do quanto as distopias foram as "queridinhas" do mundo literário? Eu chegava até a ficar perdida, quando um autor lançava uma série inteira outro autor começava também.
Hoje em dia eu quase não vejo mais lançamentos do mesmo modo como acontecia, porém é um gênero que não necessariamente caiu no esquecimento dos leitores (parece mais das editoras), pois é o gênero que ainda é um assunto e que ainda acarreta todos os seus fãs fieis (vejo muita gente ainda fã, "Jogos vorazes" que o diga...)

2º lugar: SICK-LIT 

Sim, Sick-lit. O verdadeiro. O termo pode ser usado para satirizar o gênero "chick-lit" (que aliás tem um post que fiz falando sobre, clique aqui para lê-lo), mas também pode ser usado para nomear a literatura que aborda protagonistas com alguma doença.
O gênero  virou uma febre na época, parecia que era só espirrar e um sick-lit surgia. 
Dentre o gênero temos um grande espelho que foi "A culpa é das estrelas" que abordava o câncer assim como "Como viver eternamente" (um livro que li e aprovei), "Extraordinário" e também "As vantagens de ser invisível" que abordava a depressão e o suicídio.
Ao lado está "Amy e Matthew" uma obra que achei muito a cara de "A culpa é das estrelas" e que convenhamos, olhem essa capa!!! É muito "Eleanor e Park", foi tipo: "vamos pegar todas as obras famosas do momento e misturá-las).


1º lugar: ROMANCE SOBRENATURAL 

AHAA! Acho que por essa vocês não esperavam (e nem lembravam).
Essa foi a maior febre que vocês respeitam.
Acho que se juntássemos todos os auges dos gêneros aqui citados não daria o auge que o romance sobrenatural teve, até porque não afetou apenas no mundo literário foi algo que foi além e enfrentou o mundo dos cinemas e outras plataformas.  
Quantos autores atualmente não disseram ter sido influenciados pelo romance sobrenatural? E quantos leitores não entraram no mundo dos livros por conta deles? É engraçado como uma febre como foi "Crepúsculo" pode influenciar uma outra pessoa a criar outra febre como aconteceu com os livros eróticos de "50 tons de cinza".

IT'S OVER!!

O post fica por aqui, espero ter dado algum sentimento de nostalgia em alguém. Até!



4 Comentários

  1. Oi Érica!
    Distopia eu acho que não está tãaao esquecida assim, mas Romance sobrenatural realmente... Ngm fala mais, rs. Sick lit tbm são raros os livros que aparecem. Adoro tds esses gênero, haha
    Legal o post!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Érica,

    Realmente, distopia e sobrenatural tem voltado a ativa. Os outros eu não leio muito, então não sei se ficaram esquecidos. Os livros de colorir, iterativos e romances históricos foram muito explorados, agora que os outros gêneros estão voltando.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  3. Realmente, já não encontramos muitos romances sobrenatural e é um gênero que eu adoro. Meu gosto por leitura começou com "Fallen". Saudades também de encontrar boas distopias.

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir