Oi, gente!

Oi Rafa.

Hoje vim aqui falar sobre a série mais comentada durante esse finalzinho de outubro + novembro: Chilling Adventures Of Sabrina, a série DARK da meia-bruxa Sabrina, que se tornou uma personagem muito conhecida pela Sitcom dos anos '90, Sabrina The Teenage Witch (1996–2003). Já vou logo adiantando: a série não tem nada a ver com a Sabrina inocente e engraçada dos anos noventa – isso já dá para ver só pelos trailers, mas vale ressaltar. 
Primeiro, vamos começar com: de onde surgiu SABRINA?

Uma série de quadrinhos muito conhecida é ARCHIE, da Archie Comics.


Archie (também conhecido como Archie Comics) é uma série de histórias em quadrinhos da Archie Comics, com o personagem Archie Andrews. O personagem apareceu pela primeira vez em Pep Comics #22 (capa de dezembro de 1941). Archie provou ser popular o suficiente para garantir sua própria série de livros em quadrinhos em andamento, que começou a ser publicada no inverno de 1942 e durou até junho de 2015.

A mesma coisa que aconteceu com Archie, que ganhou sua própria revista de quadrinhos, aconteceu com a Sabrina. A personagem apareceu pela primeira vez numa das edições de Archie, e foi tão adorada que ganhou suas próprias páginas.


Pulando trinta anos na história, chegamos a 1996, o ano de estreia da sitcom Sabrina: Aprendiz de Feiticeira (no Brasil), que faria Melissa Joan Hart brilhar como a bruxinha adolescente, e apaixonar toda uma geração de crianças e adolescentes. Baseada nos quadrinhos, a série trazia o mesmo tom leve das páginas ilustradas e os mesmos personagens já conhecidos pelos fãs da HQ (Sabrina, tia Hilda e Zelda, o gato Salem, etc.). Se você não lembra das reprises de Sabrina, the Teenage Witch nas tardes da Record, você muito provavelmente não é uma criança dos anos '90. HAHAHAHA 





Sabrina Spellman é uma adolescente com poderes mágicos que vem de uma longa linhagem de feiticeiras. Até ir para a faculdade, ela mora com suas tias bruxas, que a ensinam a usar a magia.
Ano: 1996 - 2003
A série fez tanto sucesso que ganhou dois filmes, além de um Spin-off em animação chamado "A Bruxinha Sabrina".



Vinte anos depois, a personagem que primeiro apareceu nos anos '60 e foi "revivida" nos anos 90, ganhou uma repaginada na nova série de quadrinhos da Archie Comics, focando num enredo mais sombrio e dark para personagens já conhecidos e amados -- não só Sabrina, mas o próprio Archie e seus amigos (Betty, Veronica, Jughead, etc). Em 2013 foi criada a nova série Afterlife with Archie, e não demorou muito para Sabrina também ganhar sua versão obscura com Chilling Adventures of Sabrina. 

Chilling Adventures of Sabrina


A série HQ, lançada em 2014, foi o que serviu de base para a série original Netflix. Aliás, essa imagem acima pode ser vista na abertura de CAOS, além de outras referências aos quadrinhos. O mundo sombrio de Sabrina faz parte dessa "renovação" do universo Archie, reimaginando esses personagens numa cidade mais caótica, onde nada é simplesmente inocente ou divertido. 

Diferenças dos quadrinhos para a série:

A maior diferença, para mim, foi o personagem Edward Spellman, pai da Sabrina. Na série da netflix ainda não sabemos muito bem o que aconteceu com os pais da Sabrina, se realmente morreram, se foi acidente ou não, se estão por aí, se é algum personagem reencarnado... Nos quadrinhos, lemos sobre Edward e sobre a mãe de Sabrina logo no começo, já tendo um vislumbre do que aconteceu com ambos. 

Outro personagem com uma história um tanto quanto diferente no HQ/Netflix: Harvey. Ele continua sendo namorado da Sabrina, encantador e apaixonado, mas seu destino é diferente nas páginas ilustradas. *Spoiler dos HQs, se você não quiser saber, não leia* Em uma das primeiras edições, onde Sabrina irá realizar seu Batismo Sombrio, conhecemos o fim do Harvey. Ele segue a garota e acaba espiando o ritual com as bruxas, e fica aterrorizado. Então é atacado por uma das bruxas que destroça seu corpo e o deixa na floresta para Sabrina ver, a mando de Madame Satan (na série, Ms. Wardwell). 


O que esperar da série, baseando-se nos quadrinhos:

Eu, que li e adorei os HQs, espero uma história mais desenvolvida sobre o pai da Sabrina, nas próximas temporadas. Ele é um personagem muito "icônico" para ser simplesmente alguém que morreu e bye bye! Queria que levassem o arco "Edward-Madame Satan" para a série. Seria ótimo ver esse relacionamento mais a fundo. Afinal, como conta os quadrinhos, Edward e a "sr. Wandwell" eram apaixonados antes do bruxo conhecer a mortal mãe da Sabrina. 

Salem:
Todo mundo ficou esperando que o gato familiar da Sabrina falasse, como na Sitcom com a Melissa Joan Hart, onde ele é um dos melhores personagens, com seu humor sarcástico e apetite infinito. Bem, até agora, não temos Salem falante na série sombria da Sabrina, mas, quem sabe? Nos HQs, temos uma edição inteiramente dedicada ao gato, onde conhecemos sua história e o porquê de ele ter se transformado em Familiar. Conhecemos Samuel, um jovem em seus vinte e poucos anos que cometeu um erro e foi amaldiçoado por bruxas, mais de quatrocentos anos atrás. 

Crossover com Riverdale?

Eu sei, eu sei, está todo mundo falando disso! Mas é bem capaz que aconteça! As HQs são do mesmo universo, Sabrina surgiu dentro de uma HQ do Archie (personagem principal de Riverdale) e, em sua própria história, os alunos de Brexter high interagem com os alunos do Riverdale High em uma determinada ocasião. Seria legal ver esse crossover, mesmo que em algo pequeno. 

Leia os quadrinhos de graça:

Uhu! Os quadrinhos de Chilling Adventures of Sabrina estão disponíveis DE GRAÇA no Kindle Unlimited. Quando vi, baixei praticamente todos e comecei a ler :O Além do mais, são curtos (35-40 páginas), a linguagem não é difícil (só está disponível em inglês) e é uma boa leitura para quem amou a série. Recomendo!

É isso, gente! Espero que tenham gostado. 
xoxo
até o próximo <3

4 Comentários

  1. Adorei essa nova série de Sabrina e gostava da antiga também.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rê

    Acho difícil ter um crossover, se as duas fossem da Netflix ou do canal que passa Riverdale acho que rolaria, mas sendo de duas fontes diferentes rola.muito empecilho.
    Eu nem liguei do fato do Salem não falar porque o Ambrose fez esse papel muito bem, ele foi colocado lá exatamente por isso.
    Sobre o pai, com certeza vai aparecer na próxima temporada.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir