Oi, gente!


O post de hoje é diferente. Não é indicação, nem resenha, ou sobre séries e filmes... é só um desabafo sobre Ressaca Literária. Ou só sobre a vontade de fazer tudo menos ler. 

Quando a gente está tão inserida no mundo literário, fica difícil imaginar que aquele momento em que a gente não consegue pegar nenhum livro sem se frustrar porque não consegue ler 10 páginas, pode ser simplesmente a vontade de ler que está muito longe, e não ressaca literária. Eu entendo sobre ressaca, sobre querer muito ler aquele livro ou um livro na mesma vibe de um livro incrível que terminamos há pouco tempo. Isso já aconteceu diversas vezes, mas passa logo. É só um tempinho em que estamos nos recuperando de uma leitura muito boa (ou muito ruim). Mas... pegar 20 livros seguidos e não conseguir ler 10 páginas sem se distrair, se frustrar ou dormir... não. E eu demorei bastante tempo pra perceber que a única explicação é que eu eu não queria ler

E quando eu percebi isso, parei de me cobrar. Em março não li nem um livro. E no começo do mês eu estava irritada com isso, e até triste. Mas quando me dei conta que eu não sou obrigada a ler, e que há muito mais para fazer do que siplesmente ler... eu parei e deixei a vontade ir. Sabia que ela voltaria uma hora. Assisti filmes, séries, não toquei num livro por dias. E não era porque eu, de repente comecei a odiar livros. Eu queria conhecer as histórias, estava frustrada porque queria ler tudo da minha estante, queria sim, mas... não agora. Sabe?

É difícil saber quando é ressaca e quando a gente simplesmente não quer ler. No começo da semana, abri o kindle sem expectativas e dei continuidade a uma leitura que tava gostando muito. Li sem sentir, sem nem me dar conta. A vontade voltou por conta própria. 

E vai ficar, eu sei. Até dar outra pausa. 

E assim vai. Aprendi que é normal. E deixar de se cobrar por qualquer coisinha pequena foi tão importante. Parece bem bobo, mas na era do bookstagram, a gente se cobra demais. E pode ser diferente, né? Daqui em diante vai ser diferente, pelo menos pra mim. 

É isso, gente. Espero que vocês não se cobrem tanto também!

Beijos <3


Se inscreva no canal!



5 Comentários

  1. Oi Renata, tudo bem? Ressaca literária ou a falta de vontade de ler é muito comum mesmo, acho que todo leitor vive em algum momento. Eu já passei por várias, algumas duraram meses e no último ano eu me culpava e me cobrava, mas quando aprendi, assim como escreveu no post, que não existe a necessidade da cobrança, tudo voltou a fluir. A vida, a rotina, as responsabilidades do dia a dia já são suficientes para deixar nossas mentes preenchidas de informação e cobrança, a leitura tem que vir como o método de descanso, como o hobby que desestressa, no momento em que isso se torna um fardo é hora de repensar as prioridades e obrigações.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata
    Nada que é feito por obrigação é bom, por isso não devemos nos cobrar tanto. Deixar as coisas fluírem naturalmente é a melhor resposta, dar tempo ao cérebro e ao próprio corpo.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata, tudo bem?
    Até pouco tempo eu também estava sentindo essa dificuldade. Achei que fosse ressaca literária, depois achei que nenhum livro me atraia mais, comecei e larguei vários livros até que resolvi insistir em um e já estou quase terminando. Acho que é apenas o 2º ou 3º que eu termino esse ano, mas estou lendo com prazer e isso é que importa para mim!

    Até mais;
    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir