Oi, gente!

oi, rafa!

Como estão?
Hoje vim trazer uma resenha que tô devendo há meses. Li esse livro há um tempo e nunca escrevi sobre ele. Então, aqui está! espero que gostem <3

Título Original: All We Ever Wanted || Ano: 2018 || Autora: Emilly Giffin || Sinopse: Casada com um membro da elite de Nashville, Nina Browning leva a vida com que sempre sonhou. Recentemente, o marido ganhou uma fortuna vendendo seu negócio de tecnologia e o filho adorado foi aceito em Princeton. No entanto, às vezes Nina se pergunta se ela se afastou dos valores com que foi criada em sua pequena cidade natal. Tom Volpe é um pai separado que se divide entre vários empregos para criar a filha, Lyla. Ele finalmente começa a relaxar depois que a menina ganha uma bolsa de estudos na escola de maior prestígio de Nashville. Filha de uma brasileira e de origem menos abastada, Lyla nem sempre se encaixa em meio a tanta riqueza e privilégios, mas, na maioria das vezes, ela é uma adolescente típica e feliz. Então uma fotografia, tirada em um momento de embriaguez em uma festa, muda tudo. À medida que a imagem se espalha, as opiniões da comunidade se dividem. No centro das mentiras e do escândalo, Tom, Nina e Lyla são forçados a questionar seus relacionamentos mais íntimos, percebendo que tudo que sempre quiseram talvez não fosse tão perfeito assim.
O mundo dos ricos sempre foi cheio de sujeira, por baixo dos panos. A gente sabe disso, mas não vê, pois o dinheiro inibe essa visão deturpada da riqueza. Mas Tom Volpe não é uma dessas pessoas ricas cobrindo a sujeira, colocando para debaixo do tapete. Ele é só um pai solteiro de uma adolescente, tentando fazer com que sua filha tenha um futuro melhor do que o seu. Lyla estuda num colégio de elite de Nashville, vive no meio dos adolescentes abastados.

Nina Browning é esposa de um membro da elite de Nashville, e seu filho está na melhor fase da vida, quase saindo do ensino médio e com um futuro promissor pela frente. No início, Nina não entende que tudo o que seu filho tem é fruto do mar de dinheiro em que ele foi jogado desde o nascimento.

Quando uma foto não consentida de Lyla é espalhada pelo colégio, saída do celular de Finch, filho de Nina, há muito mais do que uma foto para ser debatida. Há muito mais do que o não-consentimento. Os assuntos abordados no livro vão de dinheiro, privilégio e caráter até abandono, família e a vida moderna.
Eu nunca tinha lido nada da Emily Giffin. Ganhei esse livro do Clube Skoob, e fiquei surpresa com a caixinha. Não sabia do lançamento, e acho que não acompanharia, pois não sou ligada na autora. Mas fiquei muito feliz de ter a oportunidade de ler esse livro.

O que mais gostei na história contada pela Emily foi a humanidade dos personagens. Nem todo mundo é bom ou ruim. Há pessoas mau-caráter, há pessoas boas, mas que se entregaram à sujeira do mundo privilegiado. Nós lemos sobre pessoas muito ricas, que não sabem o valor do dinheiro, e sentimos ódio de como essas pessoas sempre tentam resolver tudo com um pouco mais de dinheiro jogado na cara dos menos privilegiados.

A foto infeliz de Lyla levanta muita discussão sobre a falta de maturidade nos adolescentes, e ainda mais os adolescentes que sabem que nada muito grave lhes acontecerá, pois eles têm como sair dali com dinheiro fácil. Estou falando muito de dinheiro, mas não posso deixar de lado o quanto a riqueza faz parte desse livro. Por sorte, nós vemos o lado da Nina, mãe do adolescente inconsequente, Finch, e podemos ver como Nina não foi 100% contagiada por essa riqueza descontrolada. Ela usa a razão em frente ao coração, mesmo quando isso lhe dói horrores, por ir contra o filho e o marido. Nós conhecemos um pouco do passado da Nina, entendemos suas raízes e torcemos para que ela consiga resgatar essa sua parte menos… apodrecida.

Uma única coisa que me incomodou no livro foi a mãe da Lyla. Ela é brasileira, mas abandonou a filha e o marido anos antes. O retrato de Beatriz (se me lembro bem o nome dela) é muito estereotipado. É muito a visão dos norte-americanos sobre o Brasil. Beatriz é descrita como uma mulher exibida, sexy, livre, que gosta de beber e não se importa com os “amigos” homens dando em cima dela o tempo todo. Essa visão me deixou incomodada. E tenho certeza que se ela fosse de outra origem, os problemas para ter abandonado a família teriam sido outros, e não a bebida e o gosto por festas e danças. Enfim.

O livro foi uma ótima surpresa, uma leitura gostosa e rápida. Além de nos fazer refletir sobre os danos da nossa sociedade tão engajada na tecnologia. 


6 Comentários

  1. Oi, Renata como vai? Ótima resenha, me fez ficar muito interessado no livro. Eu não conhecia esse livro. Adorei poder conhecê-lo através de você. Abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei a resenha, não conhecia esse livro mas parece ser bem interessante. É esse esteriótipo que os estrangeiros tem dos brasileiros realmente não é bom
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata!
    Que bom que foi uma ótima leitura pra vc!
    Eu meio que tive um trauma com um outro livro que li dessa autora, então decidi que nunca mais leria nada dela kkkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata!
    Que bom que foi uma ótima leitura pra vc!
    Eu meio que tive um trauma com um outro livro que li dessa autora, então decidi que nunca mais leria nada dela kkkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata, tudo bem?
    Gostei da sua resenha. Consegui sentir bastante sobre o que trata o livro. Não é meu tipo de leitura, mas fica aqui anotado para o dia que eu quiser sair da minha zona de conforto.

    Até mais;
    |Mente Hipercriativa (Blog) | Mente Hipercriativa (Fanpage)|

    ResponderExcluir
  6. Olá! Que trabalho milagroso de grande Amiso, eu sou Benjamin Dan, minha esposa me deixou porque tenho câncer no corpo, então enviei um email para o Dr.Amiso e explico tudo para ele, ele cura a doença e devolve minha esposa de volta para mim. , eu também disse ao meu amigo David, que sua esposa estava se divorciando em três dias, ele também entrou em contato com o Dr.Amiso, reteve e viu sua esposa ligar para o advogado 2 dias antes do terceiro dia de assinar o documento de divórcio e disse que ela era Para não se divorciar do marido novamente, ele deve parar e ler todos os documentos sobre a questão do divórcio, acredite: agora eles estão vivendo felizes como nunca antes. caso você esteja passando por um problema conjugal, entre em contato com Dr.Amiso pelo herbalisthome01@gmail.com

    ResponderExcluir