Oi, gente! 


Faz tempo que não faço uma postagem de Livro vs. Filme, então decidi voltar com esse "quadro" aqui no blog, agora que li e vi Simplesmente Acontece (nos cinemas do Brasil a partir desta quinta, dia 5 de Março). 
O post vai ser dividido entre Pontos Positivos e Pontos Negativos do filme.

Vamos primeiro às Sinopses: 


Sinopse livro: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails, mensagens de texto, cartas, cartões-postais... Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.



Sinopse filme: Os jovens britânicos Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin) são amigos inseparáveis desde a infância, experimentando juntos as dificuldades amorosas, familiares e escolares. Embora exista uma atração entre eles, os dois mantêm a amizade acima de tudo. Um dia, Alex decide aceitar um convite para estudar medicina em Harvard, nos Estados Unidos. A distância entre eles faz com que nasçam os primeiros segredos, enquanto cada um encontra outros namorados e namoradas. Mas o destino continua atraindo Rosie e Alex um ao outro.


Bem, não há nada de muito diferente nas sinopses, mas já mostra um fato que muda do livro para o filme: Alex é chamado para cursar medicina em Harvard. No livro, Alex vai para Harvard bem no comecinho, e planeja voltar para ir até o baile de formatura com Rosie, mas algo dá errado... Essa é a primeira diferença, que não traz muita divergência para a história, mas essa é só a ponta. 

PONTOS POSITIVOS:

  • O roteiro foi muito bem adaptado! Tentei assistir o tempo todo com a visão de quem não leu o livro, e o filme ficou sensacional. Se tentarmos assistir assim sempre quando se trata de adaptação, iremos nos dar bem. O romance é bem construído na tela, e nem sempre é o centro, pois no livro acontece exatamente assim: nunca temos um "romance" rolando entre os personagens principais.
  • Outro ponto positivo foi a adaptação da vida do Alex. O livro conta a história de Rose, as cartas enviadas à ela, que no começo eram maioria do Alex, além de e-mails, sms, cartões de aniversário/natal/postal, etc. Nem sempre eram do Alex e nós só sabemos o que acontece na vida dele através do que ela conta, então as vezes ficamos meio perdidos. E as vezes passam-se meses e meses entre uma carta e outra, então temos que ficar bem atentos aos detalhes (no livro). 
  • Um outro ponto positivo que uns podem achar negativo: o filme encurtou o tempo da trama. O livro conta praticamente toda a vida da Rosie, mas o filme vai só até seus trinta anos, fazendo com que nada fique muito longo ou sem sentido. Algumas pessoas reclamaram da maquiagem dos atores, que não os envelheceu (ou a falta de maquiagem), mas eu só senti falta na Rosie, bem pouquinho. O Alex até aparenta estar mais velho. 
  • Os atores: Achei a escolha perfeita para interpretar os personagens principais e até mesmo a Ruby, que é uma personagem bem "maluca" e no filme vemos isso com seu visual e sua fala "debochada". 

PONTOS NEGATIVOS

  • As diferenças, é claro. Todo fã que leu o livro quando vê o filme, entorta o nariz quando vê que aquela cena não deveria ter acontecido, ou que aquele personagem não existe no livro. Nesse caso... Um personagem no filme toma lugar de dois do livro. Tô falando de (SPOILER) Brian Chorão, que sumiu no filme. É, no lugar dele aparece Greg, que também consta no livro, mas fizeram uma junção dos dois. Entendi o porquê disso, mas poxa, né?! HAHAHA. Fiquei confusa pensando: wait, Greg or Brian? 
  • E... bem, outro ponto negativo é: por que esse filme não foi lançado antes? O livro é de 2004 e só foi lançado no Brasil em 2014, o que é errado, por que nos privaram dessa história maravilhosa, e o filme deveria ter saído bem antes, por que a história é simplesmente maravilhosa! Não tenho mais o que falar de "negativo" no filme, pois fez jus ao livro e ao meu ver (minha opinião!) irá agradar quem leu e quem não leu. 
Pra quem leu o livro e não gostou do filme: acostumem-se! Um filme de livro nunca é tão bom quando. Algumas exceções, sim, mas, mas é raro né gente? Peço que vejam o filme de cabeça aberta pois a história é muito boa. E ficou ótima no cinema, ainda mais sendo protagonizada por Lily Collins e Sam Claflin. s2


É isso, gente! Espero que tenham gostado do post e curtam o filme! 
Beijos e até a próxima. 

3 Comentários

  1. Eu estou louca pra ver esse filme, mas claro, antes quero ler o livro, então fica complicado, porque por enquanto não posso comprar, hahagha. Bem, pelo seu post, há bem mais pontos positivos, e estou esperando uma ótima adaptação, espero que não me decepcione. Beijos
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê,
    Eu estou contando os dias para a estreia nos cinemas daqui de SP <3
    Eu li o livro no final do ano e estou doida pela adaptação. Claro, algumas coisas vão mudar, mas cara.. o Sam Claffin como Alex tá uma fofura só! Que bom que você viu mais pontos positivos do que negativos no filme.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olha eu aqui querendo ler o livro para ver o filme. fico triste quando assisto um filme de depois descubro que tinha um livro kkk.
    Adorei o quadro e gostei do filme e livro indicados parecem ser bons.

    Beijos linda.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/03/resenha-ela-quer-te-encontrar-e-te.html

    ResponderExcluir