Título original: Still Alice

Autor: Lisa Genova

Editora: Nova Fronteira

Nota:7


Alice sempre foi uma mulher de certezas. Professora e pesquisadora bem-sucedida, não havia referência bibliográfica que não guardasse de cor. Alice sempre acreditou que poderia estar no controle, mas nada é para sempre.Perto dos cinquenta anos, Alice Howland começa a esquecer. No início, coisas sem importância, até que ela se perde na volta para casa. Estresse, provavelmente, talvez a menopausa; nada que um médico não dê jeito. Mas não é o que acontece.Ironicamente, a professora com a memória mais afiada de Harvard é diagnosticada com um caso precoce de mal de Alzheimer, uma doença degenerativa incurável.Poucas certezas aguardam Alice. Ela terá que se reinventar a cada dia, abrir mão do controle, aprender a se deixar cuidar e conviver com uma única certeza: a de que não será mais a mesma.Enquanto tenta aprender a lidar com as dificuldades, Alice começa a enxergar a si própria, o marido, os filhos e o mundo de forma diferente.Um sorriso, a voz, o toque, a calma que a presença de alguém transmite podem devolver uma lembrança, mesmo que por instantes, e ainda que não saiba quem é.


Irei ser sincera: por conta da autora ser neurocientista, fiquei apreensiva. OK, todos os blogs que vi resenha sobre também disseram isso, mas realmente, me imaginei lendo o livro sem entender absolutamente nada ou simplesmente floodado a maratona de inverno por não ter lido.

Para quem não sabe, o livro fala sobre Alzheimer e sua adaptação para o cinema levou o oscar.

Nossa protagonista é a Alice Howland, uma professora de psicologia cognitiva de Harvard e acaba de completar seus 50 anos. Ela basicamente era o que era pelo seu conhecimento carregado a anos e isso abala muito a professora quando o agnóstico de alzheimer é positivo.ps: esse livro foi choroso para mim, o livro começa mostrando como Alice era e vivia. Alzheimer eu sempre soube que é uma doença trágica (e qual não é?), mas ver que ela não era mais a Alice de antes é totalmente triste. Tente se imaginar esquecendo até mesmo quem é você.

ENFIM! 

A vida de Alice é totalmente modificada e o livro relata como isso vai acontecendo.

A história se passa em 2003 e se prolonga até 2005.

Aconselho todos lerem antes de assistir (não digo para ser clichê, o livro transmite mais esse sentimento de perda).

MLI2015 

7 Comentários

  1. Outro livro que tenho muita vontade de ler. Vou comprar e pular a minha ordem de leitura ha ha.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Tenho muita vontade de ler esse livro, a capa e o título me chamam muito a atenção. Nunca vi o filme e vou seguir seu conselho.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Érika! Tudo bem? Eu tenho esse livro aqui, mas ainda não tive a chance de lê-lo! :/ Espero fazer isso em breve, pois acredito que vou adorar Para Sempre Alice! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Esse livro deve ser muito emocionante. Considero o Alzheimer uma das doenças mais tristes, não para o doente, mas sim para a família e amigos que precisam lidar com as mudanças no ente querido.
    Quase assisti o filme mês passado, mas acho que lerei o livro primeiro!
    Beijos :-*

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Ainda não tive oportunidade de ler o livro e ver o filme, mas ele deve passar um linda lição de vida!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata! Infelizmente não consegui ler o livro ainda, e acabei vendo o filme nesse final de semana que passou, porque estava curiosíssima para ver a atuação da Julianne Moore. De verdade, esperava mais do filme, uma carga emocional mais pesada... E pelo que você falou em seu post acho que o livro traz isso que faltou, né?! Ainda assim, vale a lição de vida, essa não é de longe uma doença fácil para quem tem e para quem está ao redor.
    Bjs *.*
    MaH

    O que disse, Alice? - www.oquedissealice.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li esse livro, e vi apenas o filme que me deixou beem emocionalmente abalada.
    Me imagino lendo e chorando, por isso meio que não penso em lê-lo. :I
    Um abraço

    http://amadoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir