Título original: When Nietzsche wept

Autor: Irvin D. Yalom

Editora: Ediouro

Nota:10


Heeeeeeeeey!

Acabei de ler "Quando Nietzsche chorou" e esse livro é incrível.

Ele faz parte da MLI 2015 (Maratona Literária de Inverno, produzida pelo Victor Almeida do Geek Freak, e caso você esteja por fora de nossas escolhas de livros, clique aqui) e se não me engano ele está na categoria de livros com mais de 400 páginas.

Como essa é a primeira semana, eu comecei com "O guia do mochileiro da galáxia" que faz parte da ficção.


Eu ganhei esse livro da minha professora de português/literatura e fiquei super feliz, mas não tinha esperanças de que eu fosse caminhar com a leitura, acontece que hoje eu fiquei o dia todo lendo.

Tem toda uma história e muuuita filosofia (mas nada que uma pessoa que não tem costume de ler clássicos ou até mesmo "livros-cabeça" não vá entender).

Não sei realmente como transcrever o que sinto sobre esse livro, apenas LEIAM.

O livro é todo ficcional, porém todos personagens são reais, sem exceção e o autor soube unir eventos e pessoas totalmente sem nenhuma conexão numa história só.

Tudo começa quando Dr. Breuer vai com sua esposa tirar férias e uma mulher cujo o nome era Lou Salomé entrou em contato com o doutor para que ele possa tratar seu suposto amigo Nietzsche.

Nietzsche era orgulhoso e já havia passado por 24 médicos e nenhum havia diagnosticado o que ele tinha, mas na verdade Dr. Breuer tinha o dever de ajudá-lo psicologicamente, mas sem que o paciente saiba.

Depois disso podemos já saber como a história consegue nos prender.

Achei um filme adaptado da obra, irei assistir daqui a pouco, dar minha opinião e abaixo colocar o link do filme. Beijos e desculpem-me pelo sumiço (E S C O L A).

Filme______________________
Achei super parecido, era como se todos os capítulos passassem ali na tela, eles se preocuparam até com os detalhes.




10 Comentários

  1. Oi, tudo bom?
    Acho o título desse livro muito chamativo. Eu não gosto de filosofia, mas pela sua premissa, parece ser um livro bem diferente do que estou acostumada a ler.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Tenho um certo problema com Nietzsche: Não consigo compreender claramente suas ideias. Tive uma pequena experiência com "Assim falou Zaratustra", escrito pelo Nietzsche, e confesso que fiquei muito confusa. Não sou fã de filosofia, acho que isso implicaria na leitura (além dos outros motivos), mas é essa confusão que me deixou com vontade de ler o livro, ainda mais pelo seu nome "Quando Nietzsche CHOROU", isso me causa um certo impacto.
    Beijos, Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estava com esse medo, mas o livro é tão leve... Gostoso de se ler!

      Excluir
  3. O Titulo é super bacana devo gostar do livro. Vou pesquisar mais sobre.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Érica!
    Não conhecia o livro, mas fiquei um pouco curiosa com tudo.
    Não leio muita coisa filosófica, acho que seria uma boa oportunidade.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage

    ResponderExcluir
  5. Oii...
    Sempre vejo comentários positivos sobre esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo.
    Espero poder ler em breve.
    Parabéns pela resenha.
    Tenha um bom final de semana.
    Beijinhos ;**

    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não li o livro mas gostei da dica! boa sorte na maratona!
    Abraço,
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  7. A princípio visitei o blog somente pelo nome, que me lembrou a canção de abertura da série "New Girl" e olha só, você é fã da Zooey hahaha, gostei bastante daqui, e essa postagem é maravilhosa somente por fazer menção a nietzsche, agora preciso ler esse livro, e aumentar ainda mais meu amor!

    Desses Dias Meios

    ResponderExcluir