Oi, gente!
oi, rafa!
Tudo bom com vocês?!

ERA UMA VEZ UMA FÃ, UM ATOR E UM CLÁSSICO SCI-FI...


Hoje vim trazer a resenha de um livro que li bem rapidinho, estava esperando algumas coisas, e acabei frustrada. Quer saber por quê? Então continua lendo <3


Título Original: Geekerella || Ano: 2017 || Editora: Intrínseca || Autora: Ashley Poston || Gênero: Young Adult/Infantojuvenil || Sinopse: Quando Elle Wittimer, nerd de carteirinha, descobre que sua série favorita vai ganhar um remake hollywoodiano, ela fica dividida. Antes de seu pai morrer ele transmitiu à filha sua paixão pelo clássico de ficção científica, e agora ela não quer que suas lembranças sejam arruinadas por astros pop e fãs que nunca tinham ouvido falar da série. Mas a produção do filme anunciou um concurso de cosplay numa famosa convenção valendo um convite para um baile com o ator principal, e Elle não consegue resistir. Na Abóbora Mágica, o food truck vegano onde trabalha, ela encontra a ajuda de uma amiga cheia de talentos para moda que vai criar o traje perfeito para a ocasião. Afinal, o concurso é a chance de Elle se livrar das tarefas domésticas impostas pela terrível madrasta e das irmãs postiças malvadas. Já Darien Freeman, o astro adolescente escalado para ser o protagonista do filme, não está nada ansioso para o evento, embora o papel seja seu grande sonho. Visto como só mais um rostinho bonito, o próprio Darien está começando a achar que se tornou uma farsa. Até que, no baile, ele conhece uma menina que vai provar o contrário.
Esta releitura de Cinderela transporta para o universo nerd os principais elementos do clássico conto de fadas, fazendo uma verdadeira homenagem a todos aqueles que sabem o que é ser fã e se dedicar de coração àquilo que amam.

Você esperaria tudo de uma releitura de Cinderela, né? Mas duvido que você já imaginou toda a história da orfã, madrasta e irmãs gêmeas malvadas envolvendo Ficção Científica! HAHAHA Ashley pensou no inimaginável e juntou as duas coisas em um livro só. Mas será que ficou bom?

Definitivamente, a parte de recontagem de Cinderela ficou perfeita. O livro realmente tem todos os elementos, praticamente intocados: a madrasta má, os pais já mortos, as gêmeas nojentas e privilegiadas, o sentimento de estar sozinha no mundo, e a única pessoa que te entendia já se foi. Tudo está no ponto no sentido de releitura. Essa parte não posso tirar ponto nenhum, está perfeita no livro. Mas não é só disso que sobrevive um livro, e a história precisa de algum diferencial para atrair os leitores. Bem, Geekerela TEM esse diferencial, mas é aí que entra o erro - na minha opinião. 

Todo o cenário de ficção científica é bastante abordado no livro, até que se torna demais. Há algumas partes do livro em que eu pensei seriamente em pular algumas páginas e já ir para o próximo capítulo, porque não havia muito o que me interessasse dentro do cenário ator incompreendido e fandom enlouquecido. Eu queria ver o romance surgindo entre Elle e Darien, queria ver um relacionamento "te amo mas te odeio" (que eu estava esperando que acontecesse, mas fiquei na frustração). Para mim, seria mais interessante abordar o romance do livro dessa forma. 

Os personagens, sozinhos, acabam não sendo muito cativantes, e eu não me importei nem um pouco com os problemas de suas vidas. É quando chega nesse ponto, de não se importar, que a gente percebe que não faria diferença aquele personagem estar ali ou não. Eu simplesmente não ligava para os problemas do Darien - que incluíam ser tão famoso que garotas (ou monstros, como ele chamava) estavam correndo atrás do pobre coitado, blah-blah-blah. A Elle tinha um pouco mais de "problema real" acontecendo, e mesmo assim eu não consegui me conectar com ela. Foi uma pena me sentir assim, porque eu estava mesmo no clima de ler algo levinho e despretensioso como o livro, um romance mais "bobinho". Só esse que não funcionou para mim. 

Eu o recomendo, apesar de não ter gostado. Sei que é um livro que ganhou o coração de leitoras mais novas ou de quem estava a fim de uma leitura sem preocupação. Recomendo para quem quer um livro para passar o tempo, para ler rapidinho no final de semana. Mas leia sem expectativas - eu tinha algumas, e não me dei bem. 



É isso, gente. Até a próxima resenha <3

4 Comentários

  1. Oi Re!
    Que pena que a leitura não agradou. A sua foi a primeira resenha negativa que vi, e agradeço pela sinceridade. Foi ótimo vê uma opinião diferente. Confesso que não me animei a primeira vista com o livro não, mas depois de ler algumas opiniões, acabei cedendo e baixei ele no kindle. Ainda quero ler, mas vou seguir sua dica e não criar expectativas. Ler quando quiser algo mais leve.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Ser é o segredo: ler sem expectativa. Eu li com as minhas bem altas e levei um baque.
      Bjs!

      Excluir
  2. Oi, Rêzinha

    Que pena que você acabou frustrada. Realmente é uma leitura que agradou o povo mais teen, mas acho que a gente precisa de umas coisas mais substanciais, né? Hahahaha
    Bom, pelo menos a parte da releitura funcionou...

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Tami! Por isso ainda o recomendo para leitoras mais novas... sei que agrada! Só não funcionou comigo
      bjs <3

      Excluir