Sinopse: Entediado, Deus decide que a Terra já deu o que tinha que dar. A menos que dois anjos idealistas façam um milagre acontecer… Bem-vindo à Céu Ltda., a corporação mais mal administrada que existe. Desde tempos remotos, seu fundador e presidente (conhecido em alguns círculos como Deus) passa os dias jogando golfe. Quando resolve aparecer no trabalho, não é para acabar com guerras ou pôr fim à fome, mas sim para procurar seu nome no Google e ler o que os humanos pensam dele. Na verdade ele nem pensa muito na Terra, até o momento em que uma funcionária recém promovida a anjo lhe faz uma reprimenda e Ele é obrigado a pensar naquele planeta que criou e que… não deu certo! Diante dessa constatação, resolve mandar os homens pelos ares. Como não é uma decisão definitiva, só o resultado de uma aposta que propõe a seus anjos subalternos fará com que o Todo Poderoso desista de seu grande plano. Será que os anjos conseguirão ganhar a aposta? Qual truque esconderão na manga para salvar a humanidade do Juízo Final?
Eu NUNCA tinha ouvido falar desse livro na minha vida, mas a capa e o título me atraíram, então comprei. Não, calma aí, eu não julguei apenas por isso. A sinopse também me atraiu.
Fiquei pensando por dias antes de começar a ler, sobre o tema do livro, e sempre ficava mais na expectativa.
Eu não sei bem como o livro deve funcionar na cabeça de quem tem alguma religião e é totalmente fiel à ela. Eu não tenho nenhuma, sou totalmente aberta à qualquer tipo de coisa e isso facilitou na leitura. Bem... o por quê de eu dizer isso é que simplesmente o livro trata de Deus como uma pessoa física, que é presidente do Céu LTDA. Sim, o céu é uma corporação, uma empresa, presidida por Ele. E é muito mal administrada. Deus criou a Terra e se arrependeu. Não atende às preces dos humanos, nem faz milagres. Resumindo, não dá a mínima pro que acontece lá (ou aqui?) embaixo.
Quem cuida de tudo no Paraíso e aqui na Terra são os anjos, e são eles o foco do livro. Mais precisamente, dois deles: Eliza e Craig.
Quando Eliza vê que Deus não dá a mínima pra nada na Terra, coloca na cabeça dele a ideia de cuidar mais dos humanos, ou toda essa invenção não tem sentido. Deus pensa nisso e decide destruir a terra. Isso mesmo, destruir nosso amado planeta. Ele dá o prazo de trinta dias.
Trinta dias até o Juízo Final! Mas Craig e Eliza nao acham que é justo, então fazem um acordo: juntar dois humanos que fizeram preces pra ficar juntos. Se eles conseguirem fazer com que os dois se tornem um casal, a Terra será salva.
E é aí que o romance engata. É essa a história central: salvar a terra por meio de Sam e Laura (o casal que fez a prece). Mas nada é tão fácil quanto parece. Os dois são bem lentos e um pouco estranhos, então nunca conseguem realmente sair juntos, e isso é um problema enorme pra os anjos que só tem trinta dias pra salvar o planeta!
Uff, uma história e tanto, não?!
Trabalhar no Paraíso Pode Ser um Inferno me pegou de surpresa, me fez passar noite em claro e me agradou muito. Superou minhas expectativas (eu tinha alguma?!) e se tornou um livro que lerei novamente, com certeza.
Uma indicação pra quem gosta de tudo leve: leitura, romance, comédia.
Espero que gostem tanto quanto eu. :) Beijos!