Oi, gente!

Recentemente finalizei a trilogia principal d'A Seleção (A Seleção, A Elite e A Escolha). Foi uma experiência diferente. Eu nao esperava gostar tanto do primeiro livro quando gostei, e não esperava gostar da América, desgostar do Maxon ou todas as outras coisas que senti lendo os livros... Eu não esperava.



E vou fizer o que achei, o que eu esperava e o que eu achei de tudo! :) Continue lendo para saber.


A SELEÇÃO

O que achei que fosse: 

Quando meu namorado me deu os 4 livros da serie A Seleção, a minha ideia dos livros era nada mais nada menos que: menininha. Algumas disputas por um príncipe qualquer e um final óbvio. Mas são três livros de uma primeira trilogia e mais dois finais, não podia ser só isso. Então...

O que eu realmente achei:

O que é isso?! Guerra, rebeldes, brigas, pobreza, violência.... E Mimimi. Claro, teve mimimi sim. Mas não foi tão ruim quanto eu esperava. Todos os comentários sobre a América eram odiosos, meninas não suportando suas atitudes e sempre se referindo a ela como chata. O que eu vi foi uma garota um pouco teimosa, porém muito decidida. O mimimi envolvendo os dois rapazes que estavam de olho nela não foi tão grande quando eu achava que seria, e se teve uma pessoa que eu não consegui gostar nesses livros, foi o Maxon. Ô princepezinho babaca e sem opinião própria. Se deixava influenciar pelas Selecionadas, e se há algo que me irrita em uma pessoa, é isso.  



A Escrita:

O que pode ser dito sobre a escrita da Kiera Cass que não sejam elogios? A escrita da mulher é maravilhosa, leve, gostosa, despretensiosa.... ah! Tudo que eu espero num livro. Eu não li tudo seguido, sequer terminei os livros sem interromper a leitura, mas, minha nossa... quando eu sentava para ler, lá se iam 100 páginas sem que eu nem me esforçasse para ler essa quantidade. É o tipo de texto que se lê sem ver o tempo passar. Você simplesmente quer continuar lendo, porque não há nada mais gostoso do que embarcar num livro com a escrita fluente.

Pontos negativos:

A ideia da série (ou trilogia?) é tão boa que eu entendo porque ficou tão conhecida e amada. Sim, é uma estória ótima, existem fatos interessantíssimos naquele mundo distópico que a Kiera criou, mas o que realmente não me agradou foi a enrolação dos fatos. O terceiro livro não é o melhor. Ele só enrola um pouco mais para, no final, nos dar o óbvio. É claro que todo mundo que começa a ler A Seleção sabe "com quem a América vai ficar", e esse nem é mais o problema principal do livro, depois de um tempo. 

A lengalenga sobre com quem a América iria ficar também pode irritar algumas pessoas, principalmente depois que a decisão sobre a Seleção não está mais nas mãos do príncipe, e sim nas mãos da América. E o idiota ainda enrolou mais e mais para escolher. Sério, ô homenzinho UÓ. Grrrrr. 

Pontos positivos:

A escrita, a boa descrição dos fatos, a ótima criação de uma sociedade perturbada e um governo com vários furos, toda a ambientação da estória e a relação entre os personagens. Tudo isso é muito bem construído no livro e foi muito prazeroso ler algo bem colocado. 



Em suma, o que tirei da leitura d'A Seleção:

NÃO é livro de menininha! 
As capas coloridas com "princesas" na capa pode dar a impressão de que, sim, são livros de garotas, mas o que realmente é um livro de garota? A Seleção trata de assuntos que interessam aos dois gêneros e nao há nada de mal em ler a série, sendo menino ou menina. 
NÃO é uma leitura mais aprofundada, densa, tensa ou intensa. É um livro para se ler num feriado, que apesar dos assuntos mais secos, é leve e tratado de forma despretensiosa, portanto é uma leitura para se fazer e se arriscar a esquecer depois, porque não é nada que você levará para a vida inteira como lição. 


Bem, gente, é isso! Eu estava devendo esse "diário" faz tempo e aqui está, finalmente! Espero que tenham gostado. ♥


Quem tal ler um conto curtinho e direto hoje? Bem no Wattpad e confere O Amor Está Onde Menos Se Espera. ♥ 



Beijos, e até a próxima!

8 Comentários

  1. Olá ^^

    Realmente A seleção não é livro de menininha!
    A indecisão da America irrita mesmo!

    Bjks,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata :)
    Eu tenho a mesma opinião que você sobre essa série! Também achei que fosse mais uma série menininha e me surpreendeu pra caramba. O Maxon me irritou bastante, mas não cheguei a odiá-lo haha.
    Beijos.

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Renata! Tudo bem? Adorei o seu diário de leitura sobre "A Seleção". Eu até então só li o primeiro livro da série, mas quero muito ler os outros. Parabéns pelo post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rê!
    Eu estou apaixonada por esses livros. Achei muitas coisas parecida com a sua opinião. Mas acredito que pela diferença de idade eu fiquei um pouco mais surtada. Rsrs.
    Gostei bastante da sua resenha.
    Até mais.
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata!
    Eu adoro essa trilogia, "A Seleção" realmente não é de menininha, rs.
    Mas não gostei de "A Herdeira", deveria ter parado de ler no "A Escolha".
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Renata !
    Quero muuuuito ler A Seleção, na verdade quase comprei hoje, mas acabei optando por outro livro, acho que vou acabar comprando a série toda de uma vez só kkk
    Uma coisa eu afirmo, capas de livros enganam e quem julga A Seleção pela capa de princesas e tudo mais, está perdendo uma ótima história. (tenho ctz que é)
    Beijos, Sorvete Literário

    ResponderExcluir
  7. Olá Rê!
    Eu também tinha a mesma opinião sobre A Seleção, que era bem "menininha", mas me enganei e gostei bastante. Até chorei no final haahahahah Adorei seu post!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Re, tudo bem?
    Quando peguei o primeiro livro pra ler também imaginei que fosse de menininha e me surpreendi muito. Não sosseguei até ler toda a trilogia.
    Não curti tanto assim o segundo livro, de resto gostei de todos.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir