Merda. Merda. Merda!
Essa merda de livro me tirou de uma ressaca literária de meses. Isso é mesmo um saco.

Aquecendo para a resenha ao estilo Greg Gaines, tudo certo!

E, de verdade, o livro conseguiu me tirar de uma ressaca literária terrível que já durava mais de dois meses. Eu até lia, mas não finalizava um livro desde então. E esse foi o primeiro que consegui ler sem interromper a leitura para pegar qualquer outro. E eu fiquei TÃO feliz com isso. Para alguém que gosta de ler, não há nada pior do que essa ressaca péssima, angustiante e destruidora. É de partir o coração não conseguir finalizar uma estória que parece tão boa. E quem já passou por isso sabe que não adianta o livro ser o melhor do ano, do século... simplesmente não flui. 

Mas a história do Greg Gaines fluiu. 

Não tem como não fluir. No imagino esse livro sendo ruim para alguém. É tão simples, tão real e tão... simples que a gente até pensa que está lendo um relato pessoal, uma carta, uma biografia! HAHA

Resenha de merda


Título Original: Me, Earl and the Dying Girl || Ano: 2012 || Autor: Jesse Andrews || Editora: Selo Fábrica231 ||  Sinopse: Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer é uma mistura perfeita entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Raquel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade.


Greg é um adolescente típico, com algumas peculiaridades e uma motivação zero pela vida. Ele não sente nada e não quer sentir nada. Simplesmente existe. Suas motivações para ir à escola e não se sentir um merda, é que ele foi tão inteligente a ponto de bolar uma estratégia para sobreviver aos grupinhos que se formam nesta época. 

Ele está no último ano do colegial, naquela fase decisiva, tenta e enjoada que todos adolescentes passam: esse momento em que você não sabe o que você fez, o que você faz e o que você fará. E a única coisa que Greg já fez foram filmes. O que ele faz agora? Nada. Ele deita em seu quarto relembrando as meninas que já "se enrolou" e assiste a filmes. 

Então tudo muda quando sua mãe lhe traz a notícia de que uma "antiga amiga", Rachel, está com cancer. Seria só mais uma notícia, se a mãe de Greg não o praticamente obrigasse a fazer amizade com Rachel novamente. 

E é então que tudo muda. 

E para Greg, tudo fica uma merda. Ele sempre foi invisível entre os alunos do Benson, mas de uma forma boa, sendo só o Greg, aquele que ninguém realmente conhecia, mas todo mundo cumprimentava. Ele passa então a ser o Greg, o namorado da menina com câncer. E nada poderia ser mais aterrorizante que isso. 

♥♥♥

Agora, falando tecnicamente do livro: que genial. 
A ideia não é inédita... uma garota com câncer, um adolescente sem jeito e um amigo no meio de uma família disfuncional, tudo isso pode ser até comum nos livros Juvenis atuais, mas a forma que Jesse conta a estória de Greg é, para mim, nova. É interessante, empolgante, calorosa e antes e além de tudo simples. Não há palavra que descreva melhor o livro do que simples

Numa sinopse diferente do livro, li ele sendo comparado à A Culpa é das Estrelas e As Vantagens de Ser Invisível. E eu entendo o porque, mas não é assim. O livro tem uma forma muito diferente de contar os fatos, e não foca, em momento algum, na doença. Não é um sick-lit. É um romance juvenil. Um livro que atrai os adolescentes por ser tão cruelmente parecido com a realidade que até dói. Tirando a doença, que nem todo mundo passa por uma experiência assim na vida, o Greg narra acontecimentos típicos da adolescencia, e pensamentos comuns na mente de garotos entre 15 e 19 anos. Mesmo não sendo um garoto, eu entendi e ri com várias de suas análises. 

É um livro para quem não leva a vida tão a sério, para quem não quer mais ler algo "doentio" e para quem quer um livro rápido, engraçado, interessante e bom. Muito bom. 

Avaliação:

11 Comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Gostei da sua resenha, Rê. Bastantes detalhes e tópicos importantes do livro!
    Estou a um tempo tentando comprar esse livro! Apaixonada pela capa!
    Beijos.
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti ao filme baseado nessa história e o achei bastante interessante. Ler o livro com certeza deve ser ainda melhor :)
    Beijos

    http://sobrecontarhistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Só tinha visto algo bem superficial sobre a trama do livro, mas agora ao saber mais fiquei bem curiosa. É bom saber que apesar do livro ter uma trama comum o autor soube abordar de forma singular, acho isso maravilhoso! Espero ter oportunidade de lê-lo algum dia. :)
    E ótimo que lhe tirou da ressaca! rs
    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Renata !
    Acredita que por pouco não comprei esse livro na sexta ? Não tinha ouvido falar nada a respeito dele, mas me interessei pela capa e pelo titulo kkkk, sabe como é, né? Agora lendo sua resenha, com certeza eu comprarei quando tiver outra oportunidade.
    Bom, quanto a sua ressaca literária.. Eu estava passando por algo bem parecido, comecei 3 livros consecutivos e acabei largando porque nada me prendia e a facul sugava minha alma, maaas, finalmente consegui me libertar disso e também estou super feliz !
    Beijos, Sorvete Literário

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nossa, essa é a primeira resenha positiva que eu leio desse livro. A maioria das pessoas não se envolveu com o ritmo do autor.
    Eu não sei se leria, mas estou pensando em assistir ao filme.
    Quando eu não tenho muita certeza em relação a um livro, assisto o filme e se eu gosto acabo comprando o livro. haha


    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Rai?! Pois eu amei e me envolvi muito!
      Assista ao filme... eu não me senti muitoooooo bem com o filme, não achei muito bom. Mas é porque eu li o livro rs talvez você que não leu, goste!

      Excluir
  6. Rê, sua fofa!

    Nesta BF eu quase comprei o livro, e agora a pouco você me falou no whatsapp que tinha filme desse livro! nem acredito... vou comprar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ERA PRA TER COMPRADO VIU QUERIDO
      não lhe perdoo por isso <3 <3 hahahahhaha :*

      Excluir
  7. Olá, Renata.
    Que bom que o livro conseguiu te ajudar hehe. Eu já passei por isso e sei como é hehe. Mas infelizmente ele não conseguiu me atrair. A forma como ele é escrito até que é diferente, mas a história me parece daquelas que já li várias vezes hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheh, muito bom! Ah, o livro é bem singular mesmo, não é todo mundo que curte, eu entendo! :D A história parece repetida, mas não é. Se der na telha, leia! ;)

      Excluir
  8. Oi, Renata! Tudo bem? Nossa com esses comentários fica impossível não querer ler "Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer"! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir