Título original: Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios

Autor: Marçal Aquino

Editora: companhia das letras

Nota:10

No momento em que começa a narrar os fatos de Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, o fotógrafo Cauby está convalescendo de um trauma numa pensão barata, numa cidade do Pará prestes a ser palco de uma nova corrida do ouro. Sua voz é impregnada da experiência de quem aprendeu todas as regras de sobrevivência no submundo - mas não é do ambiente hostil ao seu redor que ele está falando. O motivo de sua descida ao inferno é Lavínia, a misteriosa e sedutora mulher de Ernani, um pastor evangélico.
A trajetória do fotógrafo, dado a premonições e a um humor desencantado, vai sendo explicada por meio de pistas: a história de Chang, fotógrafo morto num escândalo de pedofilia; o mistério de Viktor Laurence, jornalista local que prepara uma vingança silenciosa; a vida de Ernani, que tirou Lavínia das ruas e das drogas no passado. Mesmo diante de todos os riscos, Cauby decide cumprir seu destino com o fatalismo dos personagens trágicos. "Nunca acreditei no diabo", diz ele. "Apenas em pessoas seduzidas pelo mal."






Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios é uma obra de Marçal Aquino, brasileiro, sobre nosso protagosnista Cauby um fotógrafo que resolve se mudar para uma cidadezinha do norte do Brasil para esquecer os problemas.
Não é spoiler, está presente no título e também em sua sinopse que se trata sobre um caso de amor que infelizmente não deu certo, porém a forma que Marçal escreve é de tirar o fôlego.
O livro foi tão marcante para mim que eu tinha vontade de marcar ele todo e a cada novo parágrafo era um suspiro. Vide que o livro já começa com a seguinte frase:
"O amor é sexualmente transmissível"

 Cauby conhece Lavínia, esposa de um pastor e ex-prostituta, ambos se apaixonam e a partir daí a história é narrada por Cauby, um homem adulto.
Achei totalmente interessante ler uma história de amor narrada por um homem adulto, onde seus pensamentos, atos e falas são totalmente diferentes. Ficou totalmente natural, consegui ver veracidade em tudo.
Marçal escancara o verdadeiro amor, aquele amor mais próximo do real, do que vivemos e não aquelas coisas que chegam a ser utópicas.
O livro mostra como duas pessoas adultas lidam com um romance proibido.
Lavínia é uma mulher totalmente misteriosa que até ao final da história você não sabe quem é ela.
Para fechar (já que infelizmente não tem como contar muito sem dar spoilers) queria dizer o quanto a escrita de Aquino é boa. Ele me fez querer saber um pouco mais sobre personagens secundários que não tinham tanto envolvimento assim com a história e como nada foi maçante do começo ao fim.
LIVRO DA VIDA!

      

7 Comentários

  1. Oi, Érica! Tudo bem? Adorei a resenha! Esse título sempre me chamou a atenção e eu adoro a capa do livro. Espero que eu possa ler "Eu receberia..." em breve! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O título desse livro e essa capa minimalista sempre me chamaram atenção, depois da sua resenha só fiquei com mais vontade de dar uma chance, assim que tiver a oportunidade de comprar o livro o farei.
    Já estou seguindo e adorando o blog!
    Criei um blog, recentemente, para falar sobre cinema e artes no geral, se puder dar uma olhadinha significaria muito para mim: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    Adorei a resenha, tenho muita vontade de ler esse livro e sempre deixo pra depois. Acho dificil ler ainda esse ano mas vou tentar.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. SÓ TENHO UMA COISA A DIZER: QUERO!
    Quero muito ler esse livro, pois achei o título mega sugestivo ahahahahaah, porém ainda não comprei
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Nunca li um livro no qual o homem narrasse a história de amor, não pelo que eu me lembre.
    Que bom que gostou, é sempre legal um livro nos surpreender e não ser apelativo, né?
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Re!
    Minha amiga VIVE falando desse livro! Esse título soa tão poético, a minha amiga morre de amores e essa sua resenha tão apaixonada! Tenho que ler e logooooo!
    Parabéns, a resenha ficou incrível!

    ResponderExcluir