Título original: O Pintassilgo

Autor: Donna Tartt

Editora: companhia das letras

Nota:10


Quando Theo Decker, nova-iorquino de treze anos, sobrevive milagrosamente a um acidente que mata sua mãe, o pai o abandona e a família de um amigo rico o adota. Desnorteado em seu novo e estranho apartamento na Park Avenue, perseguido por colegas de escola com os quais não consegue se comunicar e, acima de tudo, atormentado pela ausência da mãe, Theo se apega a uma lembrança poderosa de seu último momento ao lado dela: uma pequena, misteriosa e cativante pintura que acabará por arrastá-lo ao submundo da arte. Já adulto, Theo circula com desenvoltura entre os salões nobres e o empoeirado labirinto da loja de antiguidades onde trabalha. Apaixonado e em transe, ele será lançado ao centro de uma perigosa conspiração. O pintassilgo é uma hipnotizante história de perda, obsessão e sobrevivência, um triunfo da prosa contemporânea que explora com rara sensibilidade as cruéis maquinações do destino.

Eu amei esse livro, (que a propósito) te prende do início ao fim.
Conta a história de Theo, um menino de apenas 13 anos de idade que perde sua mãe em um atentado terrorista em pleno museu. 
Sua mãe era fascinada por obras de arte e a obra "O pintassilgo" foi a que mais tinha marcado sua vida, fazendo com que após o acidente Theo levasse a obra consigo para ter uma lembrança de sua mãe.
Theo que morava apenas com sua mãe fica sendo responsabilidade de seu pai, um ator fracassado que ganha a vida em apostas na grande Las Vegas.
É em LA que Theo conhece Boris, descendente russo, que com toda certeza ganhou meu coração e eram partes em que ele aparecia que eu ficava vidrada e louca para não desgrudar do livro.
Boris era sua companhia na hora de usar qualquer droga que fosse (maconha, LSD, cigarros, bebidas, cocaína...)
O clímax de tudo acontece depois que Theo já está estabelecido em LA e é onde tudo dá uma reviravolta.
Além, a história é contado pelo Theo de 27 anos.
Não é uma história com acontecimentos insanos ou qualquer coisa do tipo, é bem detalhado e chega a ser bem próximo da realidade. O livro há mais de 700 páginas e ainda sim não conseguiu ser chato e maçante, ganhou até prêmios e elogios.
Vale muito apena conhecer esse novo estilo de escrita.


5 Comentários

  1. Oi, Érica! Tudo bem? Mesmo me assustando com essa quantidade de páginas, eu devo dizer que fiquei interessado pelo livro. A premissa dele é ótima! :) Adorei a resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro deve ser bom mesmo, 700 páginas e n te vez perder o interessa!
    Não conhecia, vou por na minha lista!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/
    Sorteio de livro no blog, participe: http://goo.gl/i03FzM

    ResponderExcluir
  3. O livro é grande, mas a história parece ser bem interessante mesmo. Fiquei interessado.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras

    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É a primeira vez que vejo algo sobre o livro.
    Gostei do enredo, especialmente pela história ser contada pelo personagem mais velho.
    Parabéns por não ter desanimado pela quantidade de páginas! Realmente deve ser uma obra incrível.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/
    Tá rolando promoção no blog: "Concurso Cultural: Sua vida, um conto de fadas" http://goo.gl/7xZSIS

    ResponderExcluir
  5. Eu vi esse livro no submarino e desde então eu fiquei muito interessado por ele. Sua resenha, apesar de curta, é bem objetiva e me fez querer ler o livro ainda mais ueheuheu

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir