Título original: Stargirl

Autor: Jerry Spinelly

Editora: Gutenberg

Nota:8


A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela cativa totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução por liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e comovente sobre os percalços da necessidade de ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.



    Quando me falaram que o livro era tão bom ao ponto de ser usado em outros países como livro didático foi aí que me veio mais a curiosidade de ler e saber.

    Pela capa e por saber mais ou menos sobre o que se tratava a história, imaginei uma coisa bem bobinha e até que meio "infantil", mas realmente não é nada do gênero.

Estrela é uma menina totalmente diferente, e como o livro já retrata, normalmente ela seria julgada pelas pessoas, porém em minha visão, eu tenho certeza que a vontade de conhecê-la seria maior.

    Não digo isso porque via só um lado da história, a história em si é contada por Leo que como todos, tem a mesma visão sobre a garota.

    Acho que é porque o "estranho" me chama a atenção e a curiosidade (ou talvez eu seja umas das pessoas-estrelas).

Estrela é diferente por se vestir, portar, pensar e agir de forma diferente, o que de primeira vista gera uma enorme resistência.

    Porém Estrela vai ganhando a todos e mesmo que isso tenha acontecido, sua essência ainda está lá, o que faz todos a se afastarem novamente.

    O livro a partir daí, conta como é o mundo dela na visão de um garoto que está totalmente cativado por ela que vive no mesmo mundo das demais pessoas e também no de Estrela.

    Mundos. É isso que sinto ao ler o livro, que o livro nos proporciona dois mundos: o mundo perfeito de Estrela e o que infelizmente vivemos.

    Fez-me pensar o porquê de todos nós encararmos tudo de uma forma tão difícil. Por que é mais fácil ignorar o próximo do que tentar arrancar do outro a alegria?

    É isso que Estrela me passou, é mais fácil encarar tudo, mesmo que seja difícil, com otimismo. 

Me passou que ainda temos um pouco de Estrela dentro de nós. Pessoas-estrelas são raras. 

6 Comentários

  1. Amei a resenha, não havia conhecido o livro ainda, e o título é muito bonito *--*
    Beijoo

    Primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, não havia conhecido o livro ainda, e o título é muito bonito *--*
    Beijoo

    Primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Erica. Eu tenho um marcador desse livro e é lindo *-* Quero ler.
    Bjão!
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot com

    ResponderExcluir
  4. Oi Erica!!
    Esse livro parece ser lindo!!Pelo menos do que já ouvi falar até agora,falam sempre
    que a história é muito bonita.Vontade de ler!! :D
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro este título!
    Sempre tive esta impressão também, de que era um livro mais infantil, engraçado, né!?
    Bela resenha!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rê! Adorei a resenha <3 Sou suspeita para falar, porque esse é um dos meus livros favoritos ever. Concordo quando você que esse livro aborda "mundos". Eu o vejo como um modo de retratar as pessoas que vivem sem se importar com padrões sociais e/ou críticas alheias e pessoas que se preocupam a todo custo com fama!

    Beijos,
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir