Oi, gente!


Como estão?
Saudade de fazer resenha de livro "novo" aqui HAHAHA
O de hoje é Girl Online, da YouTuber Zoella, ou Zoe Sugg. 
O livro foi lançado em 2014 e foi muito comentado pelos "internautas", etc. Você já deve ter ouvido falar dele! 

Ficha técnica:

Título Original: Girl Online
Ano: 2014
Autora: Zoe Sugg
Editora: Verus
Páginas: 308
Nota: 

Penny tem um segredo.

Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida. Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum. De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre. 


Penny é uma garota desajeitada e sem sorte, que conseguiu um lugar na internet onde pode ser totalmente ela mesma. O blog Garota Online começou como um diário online, secreto, onde Penny escreve sobre tudo - beleza, amizade, amor - sem citar nomes.
A única pessoa que sabe de seu "segredo" é seu amigo, Elliot, a qual ela chama de Wiki no blog. 

Penny tem dezesseis anos e é o tipo de garota que VÁRIAS adolescentes se identificam. Como eu disse, desajeitada, sem sorte, ligada na internet o tempo todo e com um amigo fiel, Penny pode conquistar muitas leitoras com seu jeito engraçado. 
O livro é narrado em primeira pessoa, o que é um ponto muito positivo, pois deixa a gente mais próximo do personagem principal. 
 Para quem leu o livro, sabe o que é Incidente Iniciante. E o Incidente Iniciante desse livro é o desastre de Penny na peça teatral do colégio. Depois disso, seus pais recebem uma proposta de trabalho nos EUA e ela vê aí um meio de se esconder de seus amigos - pois pagou um mico enorme - e passar uns dias sem olhar para aqueles que viram sua calcinha (é! hahaha). 
Penny e sua família voam para NY, levando também o amigo, Elliot, e é aí que tudo começa. 

O livro é bem adolescente, mas eu achei a leitura muito gostosa. Tem várias coisas que só quem está passando pelo período entre 13/16 anos vai se identificar, mas vale a pena ler com mais idade, sim, pois é bom relembrar essa época (pelo menos eu gosto). 

Em NY, mesmo passando apenas alguns dias e ficando apenas no Hotel, tudo acontece. Penny conhece Noah, um garoto apaixonante, neto da "cozinheira" que ajuda os pais de Penny em sua missão. Noah aparece na cena mais clichê dos livros adolescentes: tocando violão, sozinho, curtindo a melodia triste, se mostrando sentimental e perfeito. Várias coisas em relação à Penny/Noah me deixaram um pouco enjoada, pois é tudo muito bonitinho mesmo (até as últimas páginas do livro). Acho que foi isso que me fez tirar 1,5 estrelas (na nota são 3/5 porque não posso colocar uma estrelinha pela metade :)). 

Noah faz de tudo para Penny se sentir confortável e se apaixonar por ele. Ele também acaba se apaixonando por ela, e tudo se passa na época do Natal, e Noah dá presentes perfeitos à Penny, e ela sabe exatamente o que ele queria, e tudo acontece assim, como um passe de mágica. Bam! Noah e Penny estão apaixonados. Passaram apenas uns dias juntos e já se amam como nunca. 
As coisas começam a mudar nas últimas páginas, quando Penny tem que voltar à Inglaterra e deixar Noah lá. A menina, sempre ligada no blog, postou sobre os encontros com Noah no blog, mas claro, sem mencionar seu nome. Porém, algo diz que ela não deveria ter feito isso, e tudo começa a dar muito, muito errado.  

Uma coisa que eu li no livro, e não esperava, foram situações de superação. Ao longo do livro, vemos Penny se "curar" do trauma de carro, decorrente do acidente que ela sofreu com seus pais, pouco tempo atrás. Penny tem crises de ansiedade/pânico, e começa a se desesperar quando vê que isso não vai embora. Ela tem ajuda de Noah com isso, já que ele também sofreu um trauma terrível. Achei bem legal essa parte mais dramática. 
Em suma, o livro é bom, mas não é o melhor do mundo. É muito recomendado para pré-adolescentes, aqueles(as) que estão começando a ler agora, ou que simplesmente gostam de livros mais leves. Você deve estar pensando que eu não tenho mais 13 anos. É. Não tenho. Mas eu gosto de livros bobos once in a while. Então fica a dica para quem quer uma leitura bem, bem levinha e descontraída, com vários clichês e dramas adolescentes. :) 

Sobre o Ghostwriter que Zoe supostamente usou:
Pouco depois do lançamento do livro, saiu um boato na internet de que Zoe havia usado um ghostwriter (Escritor fantasma) para ajudá-la no processo de criação da história de Penny e Noah. Várias pessoas "xingaram" a Zoe, dizendo que nunca pensou que ela escreveria um livro, mesmo, que foi tudo enganação, etc. Achei exagerado. 
Acordem e cresçam, por favor. Muitos (muitos mesmo) autores usam Ghostwriters e vocês nem sabem! Então, seje menas. :

17 Comentários

  1. Olá, Rê!
    QUERO! QUERO! QUERO!
    Adorei o livro e agora estou totalmente necessitada. Como você disse muitas garotas de 13 a 16 poderiam ficar afim de ler o livro. Prazer, tenho 13 anos e estou totalmente "louca" para ler!
    Saber sobre Penny e todos os outros será um grande honra para mim!
    Beijos!
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que lembrei de você enquanto loa? Auahauahau sério. Você precisa ler :3 s2

      Excluir
    2. Wooon! Meu Deus! Que coisa mais fofa! Lerei sim! Me deixou com mais vontade! <3

      Excluir
  2. Amei a resenha. Fiquei com muita vontade de ler, vou ate colocar na minha lista de leitura.
    Beijos, Karol
    http://sonhosdetodagarotinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai eu quero muuuuuito ler esse livro *u* também acho que ler esses livros adolescentes mesmo sendo um pouco mais velha é válido:3
    Beijos!

    www.imperfeitaas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ai eu quero muuuuuito ler esse livro *u* também acho que ler esses livros adolescentes mesmo sendo um pouco mais velha é válido:3
    Beijos!

    www.imperfeitaas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai eu quero muuuuuito ler esse livro *u* também acho que ler esses livros adolescentes mesmo sendo um pouco mais velha é válido:3
    Beijos!

    www.imperfeitaas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu normalmente gosto muito de livros leves e clichês e estava morrendo de vontade de ler esse livro, mas acho que vou enrolar mais um pouquinho depois de ler que você até ficou enjoada quanto ao casal e tals. Clichê sempre é bom, mas quando tudo dá muito muito certo é meio chatinho haha. Mas ainda manterei na minha listinha para ler em algum momento, é por isso que é sempre bom ler resenhas, haha!

    the blue blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olhe que tudo dá muito certo mesmo! É aterrorizante. HUASHAIUS mas, acho que se o livro for lido de uma só vez, fica até mais leve. :) eu enrolei um pouco pra ler, então no terceiro dia eu já tava "farta" de tanto açúcar. :/ mas gostei, no final.

      Excluir
  7. Olá!

    Eu olhei a sinopse uma vez desse livro e não chamou muito minha atenção, olhando agora sua resenha, o livro pareceu um pouco mais interessante, mas mesmo assim, ainda não despertou meu interesse em ler. =/

    refugiorustico.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Renata! Tudo bem? Até então, nunca li uma resenha que rasgasse elogios para esse livro. Só por isso, eu nunca tive vontade de ler "Garota Online"! E tem outro fato que me incomoda também que é essa pegada bem juvenil e bobinha... Mas adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, não é nenhum "melhor livro do mundo", mas é bonzinho hahahaha eu gostei da pegada bobinha porque de vez em quando eu curto isso :D

      Excluir
  9. Oi, Renata! Tudo bem?
    Sempre vejo esse livro na livraria e tenho vontade de pegar. Sei lá, acho que eu iria gostar kk
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Renatinha eu tenho vontade de ler esse livro, mas não uma vontade avassaladora. Parece uma delícia fazer essa leitura, já li a sinopse e gostei tbm. Vi uma versão capa dura - em Inglês - e fiquei louco.

    Bjux!
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Re, tudo bem?
    A capa desse livro é simplesmente fantástica e isso me chama muita atenção. Mas livros clichês me irritam muito, e isso faz com que eu não goste do livro.
    Ah, adorei sua mensagem no final, as pessoas acham que os escritores famosos escrevem um livro atrás do outro com sua própria "imaginação", gente, bora acordar.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir