Oi, gente!
Oi, Rafa.

Como estão?

Láaaaaa em abril, comecei um "projeto". Li um livro que me surpeendeu, que foi o que me fez começar esse tal "projeto", e resolvi trazê-lo aqui pro blog. Além de uma resenha, acho que esse post será mais um tipo de "como foi minha experiência..." porque o livro fala sobre isso: hábitos, mudanças e experiências.

Se você não conhece O Milagre da Manhã, vamos ler aqui:


Título Original: The Miracle Morning || Autor: Hal Elrod || Ano: 2012 || Editora: BertrandBrasil || Sinopse: Conheça o método simples e eficaz que vai proporcionar a vida dos sonhos — antes das 8 horas da manhã! Hal Elrod explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades. O milagre da manhã permite que o leitor alcance níveis de sucesso jamais imaginados, tanto na vida pessoal quanto profissional. A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal vai proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.


Após chegar no fim do poço duas vezes - uma após sofrer um acidente, ouvir os médicos dizerem que ele nunca mais andaria, passar dias em coma, ser chutado pela namorada ainda no hospital, e uma causada por dívidas e mais dívidas - Hal Elrod precisou fazer alguma coisa. Seguindo um conselho de um amigo, levantou numa manhã, sentindo-se deprimido como estava sendo todos os dias, Hal fez diferente: saiu para correr. Naquela manhã, Hal ouviu algo que mudaria sua vida. Uma pequena mudança de hábito desencadeou o que ele começou a chamar de Milagre da Manhã, e nesse livro você vai ler sobre os benefícios e os pequenos milagres que acontecem na vida de quem simplesmente se dá o direito de acordar bem. 
      Nunca fui uma pessoa matinal. Sempre me denominei como uma pessoa noturna, que adora a madrugada e o silêncio da noite, que é bem mais produtiva entre a meia-noite e as 3h da manhã. Mesmo quando eu estudava e precisava acordar às 6h da manhã, lá estava eu indo dormir depois da meia-noite. E eu achava o máximo, porque, quando todo mundo dormia de 21h, eu estava super desperta nesse horário!

      Aí, passado alguns anos, aqui estou eu, continuando a ser a pessoa noturna que sempre fui. Mudei de casa, comecei a trabalhar em "home office", casei e adotei uns gatos. Continuei sendo uma pessoa da manhã. Enquanto meu namorado acordava às 6h30 para sair para o trabalho, morto de cansaço, eu estava começando a dormir, praticamente, e só levantava depois das 9h. Super normal, a gente funcionava assim. Até que um dia, nessas manhãs de trabalho, ele só conseguiu se levantar com o telefone tocando: era um amigo do trabalho perguntando se ele não iria aparecer naquele dia. Ele levantou correndo, a cara e as roupas amassadas, e saiu de casa em menos de dez minutos. Sem comer nada, sem prestar atenção em nada, e sem estar mentalmente preparado para o dia de trabalho. Foi quando eu percebi que ninguém deveria acordar assim.
      Quando eu estudava, muitas vezes acordei assim. E não, não era essa maravilha que eu achava. 
      Assistindo a uns vídeos no YouTube, em um só dia vi duas pessoas falando sobre o 5am Club. Fui pesquisar. Acordar às 5h da manhã? Parece loucura, mas as pessoas sempre estão dizendo o quão maravilhoso é. Bem, se está gerando resultados, acho que preciso tentar. Eu estava desesperada mesmo. Falei com Vinicius e ele aceitou, tudo bem, vamos acordar às 5h da manhã. O mais cedo que conseguimos dormir foi 00h, e mesmo assim colocamos os alarmes para cinco horas e nos levantamos. O dia ainda estava escuro, fazia frio e nem os pássaros estavam acordados ainda, mas lá estávamos nós. Fizemos café, conversamos, fizemos almoço (!), lemos um pouquinho, vimos metade do jornal local e ele saiu para o trabalho bem-disposto. Eu fiquei em casa, li mais, trabalhei no meu novo projeto, revisei umas coisas, trabalhei em aulas, fiz exercícios e olhei para o relógio: não era nem meio-dia! 

      Foi engraçado, porque eu costumava pensar que amava a madrugada pois era silenciosa e ninguém estava acordado para me perturbar nas tarefas que preciso do total silêncio para concluir. Pois é, que outro horário do dia há um silêncio absoluto como esse? Pela manhã! Bem cedo na manhã, antes das 10h, tudo é calmo e tranquilo, a maioria das pessoas está dormindo e ninguém vai bater à sua porta tão cedo. Encontrei meu novo horário de funcionamento! Com muito café para não tombar na cama durante os primeiros dias, eu consegui manter a rotina, acordando pela semana às 5h da manhã, e nos sábados e domingos às 6h30min. 

O primeiro dia foi ótimo, eu me surpreendi com como estava me sentindo cheia de energia! O segundo dia foi péssimo. Estava tão cansada, como se tivesse acumulado sono de uma semana nas costas. É todos os dias até completar a primeira semana foi assim. Até que a gente começa a se acostumar...

O livro de Hal Elrod não obriga a gente a acordar cedo, não serve de alarme. Ele só nos conta sua experiência, e nos dá dicas de como ser mais produtivo e criativo. Passos como "quadro de visualizações", nos dão uma ideia do que podemos fazer para nos sentirmos animados com a perspectiva de acordar mais cedo (porque, francamente, ninguém gosta né?). E o propósito do livro não é obrigar todo mundo a se transformar num otimista criativo que acorda as 5am. Aliás, Hal nos instrui a acordar 1hr antes do nosso horário regular. Pode ser qualquer hora para você. Eu decidi às 5 da manhã porque quis. E, depois da leitura, que foi feita em abril, há 3 meses, estou cumprindo meu trato. 

Hoje acordei às 5h. E pretendo continuar assim! 

É isso, gente. Espero que tenham gostado. E você, se imagina acordando cedo para tornar o dia mais produtivo? 

Deixe um comentário