Oi, gente!

oi, Rafa!

Tudo bem com vocês?



Há uns dois meses, li o livro do Stephen King que se tornou um favorito DA VIDA. Como escritora, esse livro tinha tudo para gritar que eu ia amar, e não sei porque demorei tanto para ler. Resolvi não fazer resenha, porque ia ser um post de 1000 palavras minhas falando bem do King. Mil adjetivos para descrever a maravilha que é esse livro. Mas eu também não queria ficar sem falar dele aqui no blog. Por isso, selecionei os 10 melhores quotes do livro (que eu marquei, sem brincadeira, umas 100 passagens) para vocês. Espero que gostem!

10 quotes de Sobre a Escrita, de Stephen King:


Vamos deixar uma coisa bem clara agora, pode ser? Não existe um Depósito de Ideias, uma central de Histórias nem uma Ilha de Best-Sellers Enterrado; as ideias para boas histórias parecem vir, quase literalmente, de lugar nenhum, navegando até você direto do vazio do céu: duas ideias que, até então não tinham qualquer relação, se juntam e viram algo novo sob o sol. Seu trabalho não é encontrar essas ideias, mas reconhece-las quando aparecem. — página 36 
 Escrever é um trabalho solitário. Ter alguém que acredita em você faz muita diferença. Eles não precisam fazer discursos motivacionais. Basta acreditar. — página 68 

 Estou convencido de que o medo é a raiz de toda má escrita. Se você escreve por prazer, o medo pode ser moderado — timidez é a palavra que usei aqui. Se, no entanto, estiver trabalhando sob pressão, com o prazo apertado — um trabalho escolar, um artigo ode jornal, uma redação do vestibular —, o medo pode ser grande. Dumbo aprendeu a voar com a ajuda da pena mágica; você pode precisar usar a voz passiva ou algum desses lamentáveis advérbios pela mesma razão. Lembre-se, porém, antes de recorrer a estes artifícios, de que Dumbo não precisava da pena, a mágica estava nele. — página 113. 
 Do meu ponto de vista, histórias e romances se dividem em três partes: narração, que leva a história do ponto A para o ponto B e, por fim, até o ponto Z; descrição, que cria uma realidade sensorial para o leitor; e diálogo, que dá vida aos personagens através do discurso. — página 141. 
 Quase todo mundo se lembra de quando perdeu a virgindade, e a maioria dos escritores lembra do primeiro livro que lhe trouxe à mente o pensamento: “Eu consigo fazer melhor que isso. Porra, eu já estou fazendo melhor que isso!” Nada mais encorajador para o escritor novato do que perceber que seu trabalho é inquestionavelmente melhor do que o de alguém que é pago para escrever. — página 127. 

 É justo que você faça todo o trabalho e queime a cachola até altas horas da noite, porque o cara com o charuto e as asinhas tem o saco de magias. Tem coisas ali que podem mudar sua vida. Acredite em mim, eu sei. — página 126. 
 Começa assim: coloque sua mesa em um canto e, todas as vezes em que se sentar para escrever, lembre-se da razão de ela não estar no meio da sala. A vida não é um suporte à arte. É exatamente o contrário. — página 91. 
 Gostaria de sugerir que, para escrever com o máximo de suas habilidades, convém construir sua própria caixa de ferramentas, e depois trabalhar a musculatura para carrega-la com você. Assim, em vez de topar com um trabalho difícil e desanimar, talvez você saiba pegar a ferramenta certa e partir para o trabalho imediatamente. — página 101. 

 As ferramentas mais comuns ficam em cima. A mais comum de todas, o pão da escrita, é o vocabulário. Nesse caso, você pode guardar alegremente o que tem sem qualquer traço de culpa ou inferioridade. É como a puta disse ao marinheiro tímido: “não é o que você tem, amorzinho, é como você usa”. — página 102. 
 Quando escrevo, estou no parque de diversões. E mesmo s três piores horas que passo escrevendo ainda são muito boas. — página 133.

É isso, gente!

Esse foi, com certeza, um dos melhores livros que li este ano - e em muito tempo. Todo mundo, mesmo quem não escreve, deveria ler. É um insight na mente do Stephen King, e é uma mente que vale a pena mergulhar. 





4 Comentários

  1. Oi, Renata
    EU nunca li nada do autor, não gosto de suspense por isso eu não procuro os livros dele, mas sei que o autor é um dos grandes nomes da literatura, tanto que vejo muitas resenhas positivas sobre suas obras.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não achava que Stephen King "fazia meu estilo", Miriã! Quando li Novembro de 63 fiquei surpresa com o que encontrei. Se tornou um de meus livros favoritos, e agora não consigo mais parar hahaha
      Bjs!

      Excluir
  2. Oi, Rê

    Nossa, tu marcou foi quote mesmo, hein, mulher? Hahahaha
    Adorei, todas muito inspiradoras. Nem li o livro, mas só de ler essas quotes já deu vontade de abrir o arquivo do meu livro para escrever! Hahahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir