Oi, gente!

oi, rafa! 


Tudo bem com vocês? Há um tempo houve um post aqui no blog com os 5 gêneros literários que caíram no esquecimento. E, relendo aquele post, resolvi fazer um contrário. Os gêneros literários mais populares no último ano, e aqueles que estão em ascenção. Talvez o seu favorito esteja aqui, e é ótimo achar vários livros que gostamos nas prateleiras. Talvez ele tenha sido esquecido, e eu sinto muito HAHAHA Mas, enfim, vamos lá?!

Dando uma olhada pelo instagram, os gêneros literários que mais saltam nas fotos e nas TBR e Lidos do Mês dos leitores são: 

1º Romance de Época



Desde que a Julia Quinn foi lançada aqui no Brasil, o gênero ganhou MUITA popularidade. Antigamente, eram lançados muitos romances de época, mas não eram lidos por jovens, pois eram os chamados "Romances de Banca", e tinham capas chamativas para o apelo sexual e meio... bregas. Então esses livros eram meio esquecidos (tanto é que os livros da Julia Quinn começaram a ser lançados originalmente em 1999 e no começo dos anos 2000, até hoje em dia), mas agora voltaram com tudo! Você já leu algum? 

2º Temáticas feministas


Eu gostaria de ouvir um "amém". Amém! Para mim, os livros da autora Chimamanda (principalmente Sejamos Todos Feministas, um livro super curtinho que eu até fiz um post aqui no Blog sobre) abriram portas para que os leitores mais jovens buscassem livros com temática feminista. Li livros incríveis cercando o tema, mostrando um futuro onde as mulheres perderam novamente todos os direitos (Vox) e abordando os absurdos da sociedade feminista; ou mostrando uma sociedade onde só existem mulheres e o mundo é uma utopia, quase um sonho de sociedade (Terra das Mulheres). E essa onda não termina com esses livros. Os livros de poemas da Rupi Kaur abordam temas feministas, o livro O Conto da Aia, da Margareth Atwood o livro O Poder, de Naomi Alderman, etc. Muitos desses já li, e os outros quero muito ler!


3º Graphic Novel


As HQs estão cada vez mais em alta! Eu li algumas (infelizmente, só no Kindle, não tenho nenhuma em formato físico) e estoua dicionando cada vez mais desses livros na minha lista de desejados. Os Instagrans literários estão cada vez mais lançando desafios de leitura de HQ, por serem livros rápidos de serem lidos e muito bonitos e tocantes na sua forma de contar uma história. Alguns leitores não tem costume de ler nesse formato, mas vale a pena dar uma chance! Eu li as HQs de O Mundo Sombrio de Sabrina e também de The Umbrella Academy (ambas em inglês disponíveis no Kindle Unlimited).

4º Livros nacionais contemporâneos


Can I get an Amen? HAHA Os livros nacionais contemporâneos nunca foram o foco das editoras grandes, vai! Nunca estiveram em evidência. Mas parece que as coisas estão mudando. Com autores como Ray Tavares (Os 12 Signos de Valentina), Clara Alves (Conectadas), Clara Savelli (As Férias da Minha Vida), Vinicius Grossos (Feitos de Sol), etc., sendo lançados por editoras conhecidas, como a Intrínseca, Seguinte, Grupo Editorial Record, e tal, é uma grande coisa! É uma porta que se abre para nós, autores pequenos que estamos começando e precisando ser vistos no mercado editorial. Esse momento é muito importante, e é incrível! 

5º Romances LGBTQ+


YES! Eu amo livros com casais LGBT, ou com representatividade LGBT sendo cada dia mais lançados, escritos, lidos, enaltecidos, etc., etc.! São romances como outro qualquer, sim, mas por um tempo esse tipo de livro estava bem escasso aqui no Brasil. Eu lembro quando começaram a surgir os livros do David Levithan... e aí, timidamente, o gênero foi se expandindo, e hoje temos muitos livros nacionais com casais LGBT, livros internacionais vindo pra cá, e a cada ano mais dessas histórias nas nossas prateleiras. Não é ótimo!? Me Chame Pelo Seu Nome é um dos meus livros favoritos da vida. Há também um livro infantojuvenil chamado GEORGE, que fala sobre uma garota transsexual ainda na infancil, no seu corpo "de menino", descobrindo sua verdadeira identidade. É lindo e vale muito a pena! Algumas outras  indicações:

Vale lembrar que o livro CONECTADAS, de CLara Alves, também é LGTBQ+! <3

Bem, gente, é isso!

Você gosta de um desses gêneros? Tem outros livros para indicar nesses temas? Deixa aqui nos comentários! Vou amar saber. 
beijos, 
até o próximo!

7 Comentários

  1. Adorei seu texto, realmente antigamente tinhas os "romances de banca", minha mãe conta que era maior febre kkkk, estou doida pra ler um desses livros lbtq, principalmente esse "Me chame pelo seu nome" que todos falam que é muito bom...
    Beijos!
    http://bel-somostaojovens.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe e minhas tias também liam esses tais romances de banca! HAHAH
      Me Chame Pelo Seu Nome é incrível, espero que leia!

      beijos

      Excluir
  2. Oi Re!
    Da listinha sem dúvidas Graphic Novels são meus favoritos <3 Sempre leio, pena que os preços são um pouco salgados T.T, mas quando consigo, compro <3

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rê!
    Eu sou muito da vibe de romances de época... eu colocaria nessa lista fantasias, porque é um gênero bem do estilo dos leitores.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantasia eu até pensei, mas está em evidência faz bastante tempo, né?! hahaha

      Excluir
  4. Oi Renata!
    Realmente esses gêneros vem crescendo muito e 2019 são os mais comentados e lidos. Romance de época são meus amorzinhos e com teor feminista é super necessário, assim como os romances LGBTQ+. Adorei seu post!
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir