Oi, gente! 

oi, rafa.
Como estão?

Desde que a Amazon anunciou o Prime Video, eu fiquei interessada em conferir lá. Assinei há mais de um ano, mas cancelei rápido porque não achei que tinha uma variedade muito grande no catálogo, e sabia que isso ia mudar logo... mesmo com Marvelous Mrs. Maisel inclusa. Eu tinha terminado de ver a primeira temporada quando cancelei, e já fiquei me perguntando o que fazer depois disso. Para os fãs de Gilmore Girls, Mrs Maisel é a série certa. Por quê? Vem ler o post e descobrir! 


SinopseSe formar na faculdade, arranjar um marido, ter duas ou três crianças e um apartamento em Manhattan elegante o bastante para oferecer os melhores jantares de Yom Kippur: Miriam "Midge" Maisel (Rachel Brosnahan) não queria muito mais que isso. Mas a vida apronta para a jovem, e ela precisa depender do que mais consegue fazer bem. E a diferença entre dona-de-casa de elite e comediante stand-up num barzinho de hipsters não é tão assustadora assim.

Ano: 2017-

Temporadas: 2 (até agora)

Criadores: Amy Sherman-Palladino.
Emissora: Prime Video


A série conta a história de Miriam "Midge" Maisel, uma mulher nos seus vinte e poucos anos, casada, mãe de dois filhos e com uma vida feliz e privilegiada em Manhattan. Mas tudo vem por água abaixo quando o marido, que Miriam acompanhava nos show de Stand-up, pede o divórcio, alegando tê-la traído. Miriam se vê perdida naquele momento, sem saber para onde ir depois de ter o sonho da vida perfeita desmoronado. Mas, depois de beber um pouquinho a mais, a garota vai até o mesmo bar onde o marido já se apresentou (terrivelmente) diversas vezes, toma o microfone das mãos de quem quer que está no palco e começa a contar a todos ali a história da sua vida, e de como seu marido agora está com outra. Com detalhes sórdidos, sexuais e expositivos demais (com direito a nudez), a garota fas absolutamente todos do recinto rir. Ela não esperava que seria tão adorada, e aquilo que fez apenas uma vez, bêbada, se torna recorrente. Miriam adora os palcos, mas aquela vida de celebridade noturna é muito diferente da sua vida antiga. Como fazer para conciliar os dois mundos?
A série se tornou minha queridinha desde o primeiro capítulo. E são muitos os motivos, mas um deles é: A série é ambientada nos anos '50. Eu amo séries/filmes/livros de época, seja qual for a época, mas confesso que dos anos 40 até os '60 eu tenho uma quedinha mais forte. E assistir a extrorvertida e "abusada" Miriam nos anos onde os vestidos e casamentos eram longos demais, foi um ponto certeiro para que eu me apaixonasse.

Outro ponto positivo: a série é da mesma criadora de Gilmore Girls. Na verdade, dos mesmos criadores, o casal. Imagina se tem como ser ruim? A mente desses dois é um canhão, atirando frases e diálogos perfeitamente sem noção para todos os lados. É maravilhoso assistir à dinâmica dos personagens quando não tem quase nada acontecendo, mas suas bocas não se calam, com discussões banais que nos divertem demais. 
A cena de abertura da série já nos diz para segurar o fôlego e equilibrar as risadas com as próximas linhas do diálogo, porque é longo! Assim como Lorelay e Rory tinham minutos e mais minutos de tela em diálogos sobre cultura pop e referências, aqui temos uma cena absolutamente incrível de abertura: Miriam Maisel, nossa queridinha protagonista, fazendo o discurso no seu próprio casamento! Ela, sozinha, já nos dá uma dimensão do que esperar da série: embora estejamos vendo uma união, a Miriam está de pé sozinha no centro de todos, fazendo os convidados rirem e sendo um pouco inapropriada (para o terror dos seus pais). Miriam é independente, ela não está se casando para se sentir completa: ela é completa.
Além de tudo o que faz Marvelous Mrs. Maisel ser uma série de primeira categoria, vencedora de diversos prêmios, incluindo Emmy de Melhor Série de Comédia (além de Melhor Atriz Coadjuvante em série de comédia, Melhor comediante feminina, e melhor Elenco em série de comédia) e queridinha do público e dos críticos, um dos pontos positivos para mim é também o protagonismo feminino. Sim, Midge é casada, logo no início, mas ela está longe de ser uma mulher fadada a esse título. Seu comportamento quanto a seu ex-marido é bastante liberal, em especial devido à época em que a série está se passando. 

Nos anos '50, divórcio (principalmente em famílias mais endinheiradas) era sinônimo de vergonha. E a Miriam até mente, no começo, sobre o paradeiro de Joe, mas muito mais a mando de sua mãe (que sim, surtaria se todos soubessem), do que a próprio gosto. Eu adorei ver uma mulher como ela nas telas, toda classuda, com suas roupas pomposas, mas a boca-suja e o humor afiado. Miriam prova que para fazer humor não é preciso ser homem, ou ser feia. Ela é linda, vaidosa, mãe de dois filhos pequenos, além de ter um trabalho diurno e seguir seu sonho de uma carreira de comediante. Sério, a Miriam me inspira em níveis além dos que eu consigo descrever aqui nesse post. Isso está virando um "motivos pelos quais amar Miriam Maisel", e eu não em arrependo.
Como já é de se esperar de uma série da Amy Sherman-Palladino, Mrs. Maisel nos apresenta personagens peculiares e memoráveis. Quem não lembra dos moradores da cidadezinha Stars Hallow? Pois se prepare para ter mais personagens favoritos com o início de MMM. E eu dou destaque a Susie. É ela quem vê potêncial em Midge e começa a, de uma forma distorcida e sem referências, agenciar a nova comediante nesse meio predominantemente masculino. Susie é afrontosa, e não se deixa diminuir por ninguém, seja de uma classe social mais privilegiada ou do sexo oposto. Nem os dois combinados. Ela mete a cara, e geralmente consegue o que quer. Quando se junta à maravilhosa Miriam Maisel, as duas provam ser uma dupla imbatível. Miriam, apesar de sua aparência delicada, é tão atrevida quanto sua mais nova melhor amiga.
Bem. Se eu não te convenci a assistir essa maravilha de série até agora, eu não sei mais qual é minha missão na terra. HAHAHA Brincadeira. Mas, ao meu gosto, Marvelous Mrs. Maisel é uma das melhores séries da atualidade, com o humor e drama no ponto, ambientação impecável, uma história que sai fora da curva, e personagens cativantes, memoráveis e reais. O que mais podemos pedir em uma série? 

As duas temporadas estão disponíveis na Amazon Prime Video, e a terceira já está sendo gravada. Além do Emmy, a série já recebeu prêmios do Sindicato dos Atores, Critics' Choice Awards, Globo de Ouro, Writers Guide of America Award, Teen Choice Award, etc.!



4 Comentários

  1. Ah! Só o fato de a série ter sido criada pela Amy e seu marido, já amo. ♥ Mas como não tem na Netflix e tal, nunca consegui assistir. Uma vez, eu estava viajando e tinha um episódio disponível no avião. Acho que não vai ter jeito, vou ter de assinar esse Prime Video hahaha! Principalmente, depois dessa resenha. Deu ainda mais vontade de assistir e matar um pouco a saudade de GG. =)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, aproveita que o prime é super baratinho! S2 vale a pena!

      Beijos

      Excluir
  2. Que legal, parece ser uma série muito divertida. Nunca assinei a Amazon Prime, mas fiquei nessa dúvida se o catálogo valia a pena.. Com certeza muito em breve terá muitos filmes e séries para assistir por lá.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Renata!
    Que dica preciosa! Eu sou muito fã de Gilmore Girls, desde quando a série ainda estava no ar. A Amy até criou uma outra série depois, que era fofa, mas não foi pra frente. Curiosíssima pra assistir a essa. Vai passar na frente de várias que tenho aqui na fila! Fato! Hahahahha!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir