Oi, gente! 

oi rafa!

Como estão?


Mais um mês de julho chega, e com ele a MLI - Maratona Literária de Inverno, organizada periodicamente pelo Victor Almeida, do Geek Freak. A maratona desse ano está um pouco diferente! Nela, podemos criar um MAPA de um sistema solar só nosso (por isso o nome Segredos do Universo). No início, parece complicado, mas é simples. Ó:

O Vitor disponibilizou no twitter - e logo, logo num vídeo - como deve ser feito. Cada o planeta corresponde a uma categoria (livros encalhados, livros do seu autor favorito, etc.), além dos sóis (gêneros literários), as luas (livro físico/ebook) e as constelações (número de páginas). O conceito de TBR temática não é novidade nas maratonas do Geek Freak. Na Maratona Literária de Verão já tivemos, por exemplo, uma roleta para escolher espontâneamente os gêneros, e por aí vai.

É a coisa mais divertida montar seu mapa de acordo com sua lista de leitura, e ainda mais divertido ver o mapa de cada pessoa. 

Vou explicar o que cada planeta significa no meu mapa, e quais livros vou ler correspondendo àquelas categorias. Aqui está meu mapinha:

planetas


Para essa categoria eu escolhi Uma Curva no Tempo, de Dani Atkins. 
Nessa categoria eu escolhi A Garota Desaparecida. Desde o seu lançamento, o livro só aparece na minha timeline com comentários excelentes!
Pra essa categoria eu tinha MUITO livro. HAHAHA Mas acabei escolhendo Do Que É Feita Uma Garota, da Caitlin Moran.
Como é possível colocar um livro em mais de uma categoria (e deixar o mapa mais preenchido e bonito hehehe), eu coloquei Uma Curva no Tempo, da Dani Atkins nessa categoria também!
Aqui eu não poderia escolher outra além da Julia Quinn! O livro dela que tenho aqui e ainda não li é Uma Dama Fora dos Padrões, então será ele!
Nessa categoria eu escolhi a Caitlin Moran, com Do Que É Feita Uma Garota, também! hehe
Como é um livro bem comentado e de um gênero que eu ainda estou começando a ler, nessa categoria eu coloquei o livro A Garota Desaparecida. Além de ser um dos maiores livros da minha lista, com 350 páginas.

sóis

constelações

luas

Posiciona-se a lua ao lado de cada planeta. Se você for ler aquele livro em físico, adiciona a lua Físia. Se for ler em e-book, adiciona a lua Dígia. Eu vou ler todos em físicos, então fiquei com essa lua em todos mesmo hahaha

Lembrando que esses planetas e luas e sóis e constelações são os usados no MEU mapa. Não existem só esses, e você pode achar os outros no Twitter do Victor. :) 

Quando acontece a maratona: do dia 13 ao dia 27 de Julho.
Posso participar? Sim, qualquer um pode participar!
Tenho que montar o mapa, obrigatoriamente? Não! O mapa é uma diversão. Você só precisa ler!
E se eu ler só um livro? Tudo bem. Vide a responta anterior hehe

E aí, vocês vão participar? Quais os planetas de vocês?

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

2 Comentários

  1. Oi Renata, tudo bem? Que super divertido, adorei o formato dessa maratona, super original e até dá uma motivada a mais. Queria participar, mas realmente não estou no momento para isso, por isso vou ficar na torcida para que os participantes consigam concluir suas metas.
    Boas leituras e boa sorte!
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oiii Renata

    Esta maratona está sendo bem comentada no Instagram, achei a idéia ótima, o Victor sempre arrasando nos desafios propostos pra galera. Boa sorte, espero que vc consiga fazer todas as tuas leituras e aproveite muito.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir