Oi, gente! 
Hoje trago pra vocês um livro que, com certeza, está entre os dez melhores lidos em 2014!

Garota, Interrompida
Título Original: Girl, Interrupted
Ano: 1996
Editora: Gente
Nota: 4.5/5
Autora: Susanna Kaysen
SinopseEm 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade" - uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, ela conhece um novo mundo, repleteo de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga.


Resenha:

O livro começa no dia em que Susanna vai para o hospício. Parece uma história depressiva, sobre uma pessoa com a mente perturbada, mas o livro é bem mais que isso. 
Fica claro que dentro do hospício, o qual passou quase dois anos, Susanna era a mais normal dentre todas as meninas que são relatadas. 
Por ser uma história real, contado pela própria Susanna, me senti bem próxima de tudo que estava acontecendo e em alguns momentos imaginei perfeitamente as situações. 
Os capítulos são curtos, cada um contando um episódio que aconteceu dentro do "lugar", como elas chamam o hospício. Só alguns capítulos são sobre doenças mentais ou reflexões da Susanna, como o capítulo "Mente x Cérebro", por exemplo, onde Susanna tenta explicar-nos como é viver em conflito com sua mente e a realidade. 
O que mais gostei no livro foi a surpresa que ele me deu quando apareceu com uma linguagem simples e rápida, quase "curta e grossa". O humor implícito nas situações, como as provocações de Lisa com as enfermeiras, dá um equilíbrio à leitura. A Susanna me pareceu uma pessoa sã em vários momentos,  mas sua loucura é brevemente perceptível. 
No final do livro ficamos sabendo o que acontece com ela depois que sai do hospício, e isso apavora um pouco algumas pessoas. Não acho que seja um spoiler, até por que o livro é escrito pela própria, que já escreveu mais dois livros, então sabemos que ela não está mais lá, então lá vai: Susanna vive uma vida comum depois que sai do hospício. Ela apenas teve um momento de insanidade e foi submetida ao internamento. Isso é algo que, pensando bem, pode acontecer com qualquer pessoa, mais cedo ou mais tarde.

E aí, o que acharam? 

Beijos e até a próxima!

6 Comentários

  1. oi reh, ADOREI SUA RESENHA AMIGA, livro bem fofo s2
    reh me visite tambem:
    gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
  2. Já vi esse livro pra vender em algumas livrarias, mas nunca li nada sobre ele. Me pareceu uma história com humor e ironias, acertei?? Acho que o final não me surpreendeu muito, ao saber que ela fica bem e continua normal. Enquanto eu lia a resenha torcia para que ela continuasse com os livros emocionantes e divertidos hehe.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha, já estava com vontade de ler o livro antes, agora estou ainda mais. Vou tentar ler ainda esse mês. Ótima dica e resenha, parabéns!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu já li esse livro e achei algumas reflexões sobre o que é ser normal ou não bem interessantes. Também achei a Susana normal na maior parte do tempo e pensei "O que ela tá fazendo internada?", mas algumas partes mostram que ela precisava mesmo de ajuda médica.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir