A Culpa é das Estrelas, As Vantagens de Ser Invisível, A Menina que Roubava Livros... são todos livros e filmes bem conhecidos, não é? Mas você sabia que essa onda de adaptar livros para o cinema, não é tão novidade assim?
Você sabia também que o livro Aventuras de Alice no País das Maravilhas tem adaptação em preto-e-branco e sem som? Muito antes do Walt Disney passá-lo para desenho, foi feito vários filmes do livro de Lewis Carrol. 

A seguir imagens de alguns filmes de Alice:


Alice no País das Maravilhas, filme de 1933. 
 
Alice no País das Maravilhas, 1903.
Alice no País das Maravilhas, 1949.

Outro clássico também é o filme O Mágico de Oz, adaptação do livro de L. Frank Baum, que não tem só a versão de 1939, não! 
Olhem algumas aqui:
The Fairylogue and Radio Plays de 1908, foi o primeiro filme sobre o Mágico de Oz, ainda no tempo do cinema mudo, com a atriz Romola Remus.
O Mágico de Oz, 1925. 
A versão mais conhecida: O Magico de Oz, 1939, com a inesquecível Judy Garland na pele de Dorothy. 

Deixando um pouco os clássicos infantis de lado, vamos lembrar de E o Vento Levou... (1939)
Esse filme, pra mim, é o Clássico dos Clássicos. Qualquer versão que venham a fazer não vai se igualar à esse. É daquelas obras que, se fizerem outra adaptação, irão faze sabendo que não irá se igualar à versão clássica. 

Outro clássico adaptado inúmeras vezes para o cinema é O Morro dos Ventos Uivantes. 
Abaixo imagens de alguns: 
Filme de 1939
Talvez a versão mais conhecida, de 1992:
E uma versão mais recente, de 2011, com a atriz Kays Scodelario:

Atualmente, o que mais vira filmes são sagas e/ou trilogias! Harry Potter meio que abriu as portas para tudo isso, com seu sucesso estrondoso no mundo todo! Agora são lançados sempre adaptações das sagas mais famosas, como Percy Jackson, Instrumentos Mortais e de trilogias como, Divergente, Jogos Vorazes e Maze Runner. 

Eu adoro adaptações. Existem umas que não são tão conhecidas, como a do livro Como Viver Eternamente, de Sally Simons. O filme é de 2010 e creio que pouca gente conhece. 
Este ano o cinema está/esteve cheio de adaptações:
Simplesmente Acontece, adaptação do livro Love, Rosie, da autora de P.S: Eu Te Amo (que também tem filme! <3). 
O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez, sequência de Hobbit: A Desolação de Smaug. Tem também o mais que esperado A Esperança Parte I, e também 50 Tons de Cinza. 
Eu quero muito (ler e) assistir Simplesmente Acontece. Eu adoro a autora do livro e o filme PS Eu Te Amo ficou muito bom, quem sabe esse também não fica, né? Ele está com cara de que vai fazer sucesso. Alguém aqui já leu?!
_____

Esse post é a parte I sobre adaptações para o cinema. 
Você tem algum filme de livro preferido que não está entre os que eu citei? Comenta aqui que eu coloco no próximo post (com créditos hahaha)


Beijos e até a próxima! 

9 Comentários

  1. Oiee ^^
    Achei um pouco assustador os personagens de Alice e O mágico de Oz...haha'
    Como viver eternamente tem filme? o.O OMG!!! Eu não sabia disso!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses filmes antigos são bem macabros, né? hahaha
      Uau, tem sim. Achei bem legal, tão bom quanto o livro! Espero que você assista ele. :3
      beijos!

      Excluir
  2. Nossa, não sabia que tinha várias versões desses filmes, rsrs.
    Quero assistir e o vento levou de 2011 :D
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  3. AH, eu ainda nao vi , mas como eu disse, pra mim nenhum chega aos pés do de 1939 :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Bem bacana sua publicação. Eu também gosto de adaptações, pena que algumas acabam descaracterizando um pouco os livros :/ de todas que eu já vi com certeza a que mais me agradou foi O Senhor dos Aneis :)
    Parabéns pelo blog
    http://magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas nem podem ser chamadas de adaptação D: A que mais gostei foi A Menina Que Roubava Livros :3
      obrigada e beijos!

      Excluir
  5. Oie!!!
    Particularmente gostei da ultima adaptação do morro dos ventos uivantes, não assisti o primeiro, mas entre o segundo e o terceiro fico com o ultimo na minha opinião foi o mais fiel.
    beijos
    http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti o filme antigo de Alice (afinal,eu sou super fã), mas é meio estranho, as cenas passam muito rápido. De qualquer forma, é o mais fiel que existe, o da Disney é uma mistura de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho, e eu sempre espero que façam o filme igualzinho, então... :p

    Gostei da adaptação de A Menina que Roubava Livros, de todas as que vi, a melhor, pra mim. O Hobbit está bem fora de rumo, mas, cara, tá épico :D E Percy Jackson, acho melhor nem falar nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o da Disney é uma adaptação dos dois livros, mas eu adoro! Não deixa de ser bom, né?
      A Menina Que Roubava Livros pra mim também é o mais fiel, eu amo ambos. Percy... hum. Deixa pra lá HAHAHAH

      Excluir