Oláá!!

Biografias sobre Kurt Cobain, Elvis Presley e Bob Dylan.
Vim até aqui para falar sobre uma coisa que gosto muito de ler: biografia.

 
Biografias em geral são ótimas quando se quer saber mais além sobre tal pessoa (ÓBVIO). Mas vim dar minha opinião sobre certos livros.

Nome do livro: Mais pesado que o céu
Título original: Heavier than Heaven
Autor: Charles R. Cross
Editora: GLOBO
Ano de Edição: 2002
Nº de Páginas: 450
Nota: 9/10
Esse é um livro de leitura muito boa, eu adorei lê-lo. 
Foi meu primeiro livro (daí minha paixão por biografias).
O livro conta sobre a vida de Kurt Cobain, um jovem cantor e guitarrista que fez parte da memorável (amável) e famosa banda chamada Nirvana. Aquele que infelizmente entrou no Clube dos 27.
Charles R. Cross escreve e pesquisa muito bem, porque ele não apenas descreveu apenas o que era Kurt, e sim quem era.
Descreveu a forma que era sua família, sua chegada ao mundo, como Kurt se sentia em cada fase de sua vida, os motivos de suas angústias, o artista que era, seu primeiro contato com as drogas, como conheceu os vários integrantes do Nirvana, seus complexos amorosos, entre outras coisas.
Uma linda foto tirada por mim, na página de fotos de Kurt.
Charles deixa seu ponto de vista sobre a morte do cantor (se você gosta do Kurt e quer saber sobre a opinião do autor leia ;D).
Se fosse ler com olhos de uma simples leitora, daria 10 para o livro, mas como leio com olhos de uma fã dou 9, porque além de Charles ter escrito muitas coisas a respeito, faltou algumas lacunas (até porque é um livro autorizado pela esposa Courtney Love).

Nome do livro: Pearl Jam - Duas décadas de sucesso
Autor: Camilla Bazzoni de Medeiros
Editora: Universo dos livros
Ano de Edição: 2011
Nº de Páginas:112
Nota: 7/10

 Uma biografia escrita por uma fã brasileira. O livro é sobre a história da banda.
Eu gostei do livro, eu li muito rápido (tirando o fato de ser bem fino).
Acontece que lendo ele soube um pouco mais sobre a banda e os integrantes (digo pouco porque a autora sempre deixava a desejar).
Digo que deixava a desejar porque ela NUNCA aprofundava o assunto, sempre resumindo o caso (daí o porquê de ser fino). Ela deveria ter escrito mais.
O livro apenas diz sobre como que a banda se formou (cita sobre outras bandas, porque Pearl Jam existe pela separação de uma banda, e os integrantes já se envolveram/se envolve com outras demais).
Nessa, conta sobre a união de Soundgarden para com Pearl Jam. E tem umas citações <3

 Também conta sobre tudo que a banda já passou, seja coisas ruins ou coisas boas, e também sobre um pouco de cada integrante. Mas como disse, não conta nada aprofundado.


Nome dos livros: O JOVEM (Lennon/Elvis Presley)
Autor: Jordi Sierra i Fabra/Ayrton Mugnaini Jr.
Editora: NovAlexandria
Ano de Edição: 1995/2009
Nº de Páginas: 174/160
Nota:Ambos 6/10

Pois é, irei falar sobre os dois ao mesmo tempo porque algo me chamou atenção: foram escritos em anos diferentes e por autores diferentes, porém com uma certa coisa em comum.
Os dois livros além de finos, eles contam MUITA coisa sobre os cantores, não contam apenas o que eram e sim quem eram ;)
O livro inteiro é dedicado a falar sobre como os dois eram antes da fama, o que sentiam, suas famílias. Descobri coisas que realmente não sabia.
Entrei no desespero quando vi que faltava uma página para eles acabarem, e o livro estava a falar do começo de suas carreiras, mas ocorre que o final foi resumido em parágrafos, algo tipo "VIVERAM. FIZERAM SUCESSO. CONQUISTARAM O MUNDO. MORRERAM".
Isso me decepcionou muito, pois fui na intenção se ser a vida toda, mas era quem era o artista e tudo que enfrentaram (suas angústias, suas perdas, seus ganhos). Ganha pontos por isto, só perde pelo fato de não ter um final adequado.

Sobre a biografia de Bob Dylan, "Like a rolling stone: Bob Dylan na encruzilhada" seria uma biografia sobre a canção lançada em 1965.Tem  250 páginas e conta sobre a formação e a carreira de Bob Dylan. Parei a leitura, voltarei daqui a um tempo para continuar e escrever sobre.

Beijos, obrigada por lerem!

~Érica

8 Comentários

  1. Acredita que nunca li uma biografia? XD Não sei se iria gostar muito, hahaha. E acho que tbm não tem ngm que eu goste tanto a ponto de ler a biografia, rs. E deve ser ruim qnd ela deixa a desejar, como vc disse no segundo livro.
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
    // Foto do Leitor até 30/11, Sorteio de Natal rolando! //

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh... Literalmente vai da pessoa mesmo (no meu caso, quando alguém fez algo de minha admiração, automaticamente amo, então ler sobre é a melhor coisa <3).
      E sim, é PÉSSIMO ficar na expectativa!

      Excluir
  2. Oi! Sabe, eu já quis ler a biografia do Kurt, mas confesso que fiquei com medo da história e desisti!! hauahuahauh Acabei lendo a do Charlie Chaplin... hauahuahau
    Conheci aqui por causa da Tag Beatles+Livros... eu adorei essa Tag, vou responder certeza... rsrsrs

    Bjos
    JuJu
    asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pois bem, existe VÁRIOS livros sobre o Kurt (muitos mesmos), e não tenha medo da história, porque dependendo do escritor, mesmo que seja sobre a vida de alguém, a leitura é boa.
      A história do Kurt tem controversas, te faz pensar, tudo que ele passou. Te faz pensar "assassinato ou suicídio?", "culpa dos pais, das pessoas ou dele mesmo?". Sei lá, você vai além do que apenas ler sobre a vida de alguém!

      Excluir
  3. Oi Érika, tudo bem?
    Eu acho super válido e legal ler biografias! Principalmente quando você é muito fã da banda ou do artista.
    Eu li recentemente a biografia do Anthony Kiedis, vocalista dos Red Hot Chili Peppers e amei, sério, virou um dos meus livros favoritos, já que sou apaixonada pela banda.
    Tenho muita vontade de ler também uma biografia dos Beatles e espero ter oportunidade de fazer isso em breve :).

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou esperançosa em ganhar a biografia dele. Sobre a dos Beatles, tem um livro ENORME esperando para ser lido, porém minha meta é ler os livros menores, e deixá-lo para o final, ainda faço uma resenha dele ;)

      Excluir
  4. Oi Erica, tudo bem?
    Então eu não leio muito biografias até agora que só li a do Tolkien, mas eu quero muito ler biografias de outros autores e artistas que eu gosto. Gostei muito da publicação, principalmente porque não é sempre que vemos biografias sendo resenhas em blogs, parabéns e bjus do MAGI'S
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo sim...
      AMEI seu comentário hauahua Eu também amo o Tolkien, li "O Hobbit",mas a triologia do Senhor dos Anéis deixei pra ler ano que vem (incluindo as demais histórias dele).
      Beijos!

      Excluir