Oi, gente!

Oi, Rafa. Tudo bem com vocês?

Sou do tipo de pessoa que ama filmes & cinema, mas não vai muito ao cinema para assistir filmes. Uma combinação de fatores, mas é isso. Esse mês, entretanto, me surpreendi com duas idas ao cinema, e os dois filmes foram muito gostosos de ver. O outro foi Ready Player One, e eu planejo falar dele em breve, mas o que venho aqui comentar é A Quiet Place, com Emily Blunt, Josh Krasinski, Noah Jupe e Millicent Simmonds

Um Lugar Silencioso foi escrito, dirigido e atuado por Josh Krasinski, e se você acha que já viu esse rosto, ele era um dos personagens recorrentes em The Office. O ator é conhecido pela comédia, mas aqui nesse terror aparece brilhante. 

O filme se passa no mundo pós apocalíptico e a raça humana está pert oda extinção depois que o planeta foi habitado por criaturas gigantes e assustadoras. O que se sabe sobre os "monstros" é que eles são cegos, são também sensíveis a som e são incrivelmente brutais. O mundo é realmente um Lugar Silencioso agora. O mínimo barulho pode atrair uma dessas criaturas, não importando a distância. 
A cena ce abertura do filme já é incrível. Sem palavra alguma o filme consegue nos mostrar a realidade daqueles personagens, nos deixa à par do que está acontecendo com o mundo e ali no momento em que somos inseridos na vida dos personagens. 

Por falta de diálogo com vozes, o filme faz um ótimo uso de imagem, com jornais e fotos mostrando noticiários sobre o caos que se instalou na Terra, além de usar também a língua de sinais. O casal principal do filme tem três filhos, e um deles, a menina, é surda, o que facilitou para eles a imersão na linguagem de sinais. 
Então! Eu não sou a maior fã de terror. Porque esse gênero é muito fácil de cair numas armadilhas esquisitas cheias de clichê, e uma boa maioria não se preocupa com a história, só com os sustos. Bem, aqui eu me surpreendi e saí muito feliz do cinema, depois da 1h40min de filme que passaram como meia hora. O filme se preocupa tanto com a história quanto com os sustos, um completando o outro. 
Além de um ótimo enredo, o filme conta com boas atuações, boa direção, uma fotografia linda (devido às paisagens naturais, e por não haver nada de urbano inserido, praticamente), e, um destaque também deve ser dado aos efeitos de som do filme! Caramba, a trilha sonora está perfeita, nos guiando pela história sem nem percebemos que estamos sendo levados. A trilha consegue seguir nossos sentimentos, acelerar quando estamos com o coração acelerado, parar quando estamos prendendo o fôlego e aumentar quando estamos prestes a levar aquele susto. Além da trilha, há realmente o som do filme que é maravilhoso e muito importante.
Por ser um filme quase sem falas, qualquer ruído é ouvido. Uma pisada no chão, o farfalhar das folhas, o vento batendo nas roupas, as pisadas aceleradas numa corrida. Todo pequeno som do filme está presente, e isso é sensacional. Se você tiver a oportunidade de ir ao cinema vê-lo, não faça barulho. É muito ruim assistir qualquer filme com barulho na sala, mas esse é pior ainda. Dito isso, boa sorte, porque eu tive que aguentar, nos primeiros minutos, um grupo de adolescentes dando risadinhas no meio da sessão. HAHAHA *rindo de nervoso*
Eu gostei muito do filme. Tomei susto várias vezes (porque sou medrosa mesmo), prendi o fôlego, senti uma ansiedade angustiante, temi pelos personagens e quase chorei em algumas partes. Foi uma ótima experiência, e o tipo de filme que eu quero ver de novo. Recomendadíssimo! Mesmo que você não goste de terror, dá uma chance. O filme surpreende!


ROTTEN TOMATOES

NOTA:

2 Comentários

  1. Não conhecia o filme.

    Tem sorteio novo la no blog, te convido a participar! http://www.cobaiaamiga.com/2018/03/resumo-da-semana-sorteio-makes.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata!
    Nossa, eu sou muito medroso, nunca na vida que iria assistir um filme desses. Eu sou uma pessoa extremamente ansiosa, então sofro por antecipação. Vendo filme de terror, isso só se amplifica e so piora. Fui assistir It e eu tava me pelando de medo, enquanto todo mundo ficava bem suave na nave. Da pra mim não. Mas que bom que foi uma experiência boa. Para quem gosta do gênero, ultimamente a escassez de filmes bons tem sido bem grande kkk. É bom eles variarem com algo legal e aceitavel.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir