Oi, gente! 

Oi, Rafa. Tudo bem com vocês?

Vamos de resenha de livro de autora favorita hoje?! Sophie Kinsella sempre está entre minhas leituras do ano, não pode faltar. O livro da vez foi Samantha Sweet - Executiva do Lar. 


Título original: Undomestic Goddess ||  Autor(a): Sophie Kinsella || Páginas: || Editora: Record || Sinopse: Meu nome é Samantha, tenho 29 anos. Nunca assei um pão na vida. Não sei pregar botão. O que sei é reestruturar um contrato financeiro e economizar 30 milhões de libras para meu cliente. Samantha Sweet é uma advogada poderosa em Londres. Trabalha dia e noite, não tem vida social e só se preocupa em ser aceita como a nova sócia do escritório. Ela está acostumada a trabalhar sob pressão, sentindo a adrenalina correr pelas veias. Até que um dia… comete uma grande mancada. Um erro tão gigantesco que pode destruir sua carreira. Samantha desmorona, foge do escritório, entra no primeiro trem que vê e vai parar no meio do nada. Ao pedir informação em uma linda mansão, é confundida com uma candidata a doméstica e lhe oferecem o emprego. Os patrões não fazem idéia de que contrataram uma advogada formada em Cambridge, com QI de 158, e que não tem a menor noção de como ligar um forno! O caos se instala quando Samantha luta com a máquina de lavar… a tábua de passar roupa… e tenta fazer cordon bleu para o jantar… Mas talvez não seja tão incapaz como doméstica quanto imagina. Talvez, com alguma ajuda, ela possa até fingir. Será que seus patrões descobrirão que sua empregada é de fato uma advogada de alto nível? Será que a antiga vida de Samantha irá alcançá-la? E, mesmo se isso acontecer, será que ela vai querer de volta? A história de uma mulher que precisa diminuir o ritmo. Encontrar-se. Apaixonar-se. E descobrir para que serve um ferro de passar.. 
A Sophie é o tipo de mulher que pode escrever sobre qualquer coisa, mesmo as mais pesadinhas, e mesmo ssim transmitir uma leveza na narrativa, deixando-a gostosa e engraçada. Mesmo falando sobre esgotamento emocional, sobre workaholics, sobre carga horária abusiva e traições no meio de trabalho. 

É impressionante essa capacidade de criar personagens cativantes e situações para lá de curiosas. A Sophie nunca cai na mesmice, todos seus livros têm algum diferencial. Uma premissa simples, mas que não se limita. É muito bom ler um livro da Sophie Kinsella, pois mesmo sendo o tipo de livro "clichê", ele rompe as barreiras e se torna algo mais. Ela inova dentro do que já está saturado, e se torna inesquecível por isso.

Chick-lit é um gênero, eu percebi depois de ler vários livros dessa subcategoria, que se torna fácil cair na estagnação. São livros sobre mulheres, falando sobre o universo feminino, geralmente escritos por mulheres, geralmente também envolvendo situações engraçadas, personagens irreverentes e um romance gostosinho. Então, sendo essa a fórmula, é muito comum cair na armadilha e escrever um livro "mais do mesmo". Mas com a Sophie Kinsella é salvo dizer que essa expressão não se encaixará em nenhum de seus livros. Eles são diferentes, e ainda assim estão dentro da mesma categoria. É o estilo da Sophie, é o segredo dela. E que ela continue com ele.

Samantha Sweet - Executiva do Lar não entrou no meu Top 5 favoritos da Sophie, mas foi uma leitura prazerosa, como todas as outras, e eu gostei bastante. O livro consegue ter mais de 400 páginas e fazer a gente ler tão rápido quanto leria um livro de 250 páginas (algo que eu identifico também como "o efeito Sophie")! Só não entrou no meu Top 5 pois já li bastante livros dela, e é impossível todos estarem no topo HAHAHA!


5 Comentários

  1. Oi Re!
    Eu nunca li nada da autora, mas sempre me deparo curtindo as resenhas. Na realidade é só desleixo meu mesmo. Eu gosto de chick lit. Inclusive sempre leio. São leituras tão leves, então, gosto de vez em quando pra dá uma descansada, mas nunca cheguei a pegar nada da Kinsella, embora ela seja a maior representante dos livros desse gênero. Preciso alterar isso. Até porque, ler sobre temas pesados com leveza é bom de vez em quando.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Renata!
    Menina, nunca li nada da Sophie, mas estou querendo mudar isso esse ano.
    Estou pensando nas confusões da Sam se passando pela empregada hahaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata,
    A Sophie é bem divertida, né?
    Este, ainda não li, mas tem um dela que adorei ter lido... Esqueci o nome agora... Acho que é 'Minha Vida Não Tão Perfeita', é isso! HAHAHAHA
    Ri demais durante a leitura!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu até gosto desse gênero, me divirto. Não conhecia esse livro mas já fiquei curiosa para ler :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Eu AMOOOOO esse gênero, sem dúvida é um dos meus favoritos e, é claro, a Sophie Kinsella é a rainha dos chick-lits, né?
    Já li vários livros dessa autora e todos estão dentre os favoritos e me divertiram muito... Ainda não li esse questão, mas, pretendo fazer isso em breve.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir