Oi, gente!
Oi, Rafa.
Como estão? Hoje vim trazer a resenha de um livro que li há um tempinho e já deveria ter escrito a resenha, mas o tempo passa e a gente nem se dá conta, né? HAHAHA Agora cá estou eu me redimindo e escrevendo o que já deveria ter deixado pronto há séculos. Vamos lá?
O livro de hoje é "Save the Date: o Casamento de Lizzie e Darcy", um #OrgulhoNacional da autora Natalia Oliveira.
Páginas: 211 || Ano: 2017 || Autora: Natalia Oliveira || Sinopse: Lizzie – como a Lizzie Benett, aquela, de Orgulho e Preconceito, afinal seus pais são fãs de literatura inglesa –passou por maus bocados em seu relacionamento anterior, mas atualmente está de casamento marcado com um homem tão lindo quanto o Clark Kent. Enquanto todos se divertem e se apaixonam ao conhecerem sua história de amor por meio de seu blog de casamento, seu relacionamento passa por uma crise que ninguém poderia imaginar. Afinal, como um casal tão perfeito poderia estar prestes a se separar?Venha conhecer a história de amor e superação de uma protagonista tão atrapalhada e divertida, que te fará lembrar sua melhor amiga. Venha se apaixonar pelo nerd mais bonitão que você já imaginou.
Lizzie e D. formam o tipo de casal perfeito. Encantam a todos, são divertidos e, mesmo depois de anos de relacionamento, estão apaixonados como nunca. A algumas semanas da data confirmada para o casamento, Lizzie começa a escrever num blog de casamento, uma forma de exorcizar sua ansiedade, contando aos amigos e convidados histórias sobre seu relacionamento com D. – Darcy.
Sim, Lizzie e Darcy, como no romance favorito de ambos os personagens, Orgulho e Preconceito.
É muito destino estarem juntos, e eles estão sempre citando o livro como inspiração. Para quem é fã de Jane Austen, referências são feitas a todo momento, e deve ser uma delícia ler sobre o casal “clone” do clássico. Eu, que não li Pride and Prejudice, não pude aproveitar essa vibe, mas pode ser tido como um ponto positivo para alguns leitores – a maioria, creio eu.
“Save the Date” é um livro curtinho, com uma história simples, um romance água-com-açúcar do jeito que a gente escolhe entre outros na Amazon por ter a cara de livros que lemos em uma sentada, geralmente quando queremos nos livrar de uma ressaca ou outra.
Alguns pontos no livro me deixaram um pouco incomodada, como por exemplo, a falta de comunicação entre os personagens principais, e não apenas eles, mas alguns dos personagens secundários também só têm problemas com a protagonista porque Lizzie simplesmente não conversa com ninguém sobre os problemas, a não ser suas amigas – e elas não são lá de muita ajuda.
A Lydia foi outro problema para mim durante todo o livro. Lydia é a, digamos assim, “antagonista” do livro, a personagem “piranha” que já “roubou” um namorado da Lydia no passado e agora parece estar sempre dando em cima de Darcy. É a personagem feminina cansativa que só está lá para ser motivo de ódio pelos leitores e para reforçar a protagonista como pessoa boa e A Certa. A construção dessa personagem foi infeliz, e o desfecho foi corrido, sem explicação plausível. Faltou algo ali.
A sinopse do livro já fala sobre a crise que o casal está passando, e que ninguém imagina, por que um casal tão perfeito não aparenta passar por crises como essas… o problema é que a crise não é de fato uma crise. É uma invenção da cabeça da Lizzie – e do Darcy também. O problema é tão bobo e tão tempestade num copo d’água… o típico problema que só existe nos romances para que o livro tenha um enredo.
Foi uma pena que tenha se desenrolado dessa forma, pois a escrita da autora me agradou, e as avaliações como livro fofo e agradável conseguiram me ganhar, mas isso me decepcionou um pouco.
No geral, é um livro que romântico, com problemas, sim, mas que pode agradar os leitores menos exigentes e que não se importam com os problemas que citei na resenha. Um livro rapidinho, para ser lido em mais ou menos três horas (uma tardinha chuvosa) e quem sabe nos tirar de um período ruim de leitura.
Recomendo para: fãs de Orgulho e Preconceito, românticas de plantão e para quem está sofrendo de ressaca literária.
Avaliação: