Oi, gente. 
Oi, Rafa. 

Como estão?

Então... sabe aquele tipo de livro que você lê, AMA muito, pensa em escrever uma resenha, mas sempre que começa, fica divagando, porque não sabe como falar com coerência sobre uma coisa que você gostou muito? Então, eu tenho esse problema com meus livros favoritos, e Simon vs. a Agenda Homo Sapiens foi um desses livros. Eu terminei de ler, fiquei horas com o coração quentinho, pensando no livro, e não consegui escrever nada sobre. Nem um ponto. Pfff. Aí passaram dias, semanas, até que passaram meses e eu decidi não fazer mais HAHA
Agora, que tenho uma outra oportunidade de falar dessa história, aqui estou eu (Atrasada de novo).

Fui convidada pelo AdoroCinema a assistir a uma sessão exclusiva de "Com Amor, Simon", a adaptação de Simon vs a Agenda Homo Sapiens quase um mês antes da estreia do filme. Fiquei tão empolgada! Fui lá com todo meu amor pelo livro e pelos personagens, arrastei Vinicius comigo e lá fomos nós dois. A sessão foi muito bem organizada, a equipe atendeu a todos os convidados com muito carinho e cuidado, ganhamos pôster (que eu sorteei no instagram! Segue lá, tá aqui do lado, no sidebar!), ganhamos uma camisa fofa, pipoca, refrigerante e um assento confortável para ver o filme. Foi lindo, um dos melhores dias desse primeiro trimestre. E tudo ficou melhor porque minha impressão do filme foi ÓTIMA. 

Se você não conhece essa história (eu duvido muito), aqui vai um resuminho:

Simon Spier é um adolescente comum e está no ensino médio, aos dezessete anos, rodeado de amigos, faz parte de uma família amorosa, é inteligente e bonitin. Simon só tem um "problema": ele esconde um segredo de todos, e não sabe como isso pode definir o resto da sua vida. Simon é Gay. E, não, NINGUÉM sabe. Nem seus amigos mais próximos, nem sua família, ninguém. Só ele. E Simon não conhece ninguém com quem possa conversar sobre isso sem sentir o medo de ser rejeitado. Até que, num blog da escola, onde os alunos postam anonimamente, um garoto postou sobre ser gay e ninguém saber, e estar sempre escondendo essa verdade. Simon se relacionou instantaneamente com apostagem e enviou um e-mail para o garoto, que se intitulava Blue. Simon mandou com o nome de Jaques, e os dois começaram a se corresponder por e-mails cada vez mais constantemente. Simon se apega cada dia mais a Blue, por ele ser a pessoa com quem Simon pode ser 100% verdadeiro, e também por Blue ser a coisa mais adorável desse planeta. O problema acontece quando um garoto detestável da escola descobre o segredo de Simon e começa a chantageá-lo, dizendo que vai contar para todo mundo seu segredo. 

Uffa, acabou o "resuminho". 

Enfim, a história de amor de Simon e Blue conquistou os leitores por todo o mundo, e agora conquista os cinéfilos. A adaptação desse romance é o primeiro filme adolescente de um grande estudio com um protagonista LGBT, e essa é uma conquista gigantesca. Está agradando críticos, a grande massa e, claro, os leitores do livro de Becky Albertalli.

O filme é um "coming of age", o filme adolescente de high school, e poderia ser o tipo de filme adolescente que já estamos cansados de ver, mas é muito mais que só isso. O filme centra sua história num personagem gay. Abertamente falando sobre a questão LGBT, claramente mostrando as angústias e os sentimentos de Simon com naturalidade. A personagem mais "cobiçada" do filme, que todos os garotos estão a fim, é uma garota negra. A personagem melhor amiga do Simon é uma garota levemente acima do peso. Os garotos que despertam o interesse de Simon sobre ser ou não ser o Blue não são, nenhum, dentro dos padrões de beleza americano. É um filme que quebra padrões do começo ao fim. E isso é o que estávamos precisando.
Eu entrei no cinema com grandes expectativas e saí com um sorriso enorme no rosto (e um pouquinho de lágrimas também, mas de felicidade). O clima do filme é tão "quentinho" quanto o clima do livro. Eu li com um sorriso no rosto e com o coração derretendo, e durante o filme eu passei pelas mesmas sensações.  Eu ri, torci, me senti acolhida, chorei. Passei por tudo, em ambos. 
O filme, como adaptação literária, funcionou muito bem. A produção conseguiu trazer os personagens da mesma forma, o Simon do jeitinho que vimos nas páginas escritas por Becky, e as cenas tão bem escritas quanto. Não é 100% fiel, claro. É uma adaptação, e é necessário mudanças, cortes e algumas coisas adicionadas no roteiro para que seja bem adaptado para o cinema, pois é outra plataforma, é preciso mudar um pouco. E essas mudanças foram bem-vindas. Por exemplo, no filme é adicionado um personagem não conhecido no livro: um adolescente abertamente gay, estudante da mesma escola de Simon, que está ali para mostrar que Simon e Blue não são os únicos passando por essa fase de descobertas. E não serão os últimos. A cena de Simon e o personagem (me fugiu o nome agora) na sala diretoria é bastante importante para enxergarmos a percepção do filme sobre a questão homossexual. É um diálogo lindo.
Como filme, tirando a adaptação da cola, "Com Amor, Simon" não decepciona também. É um filme importante, uma bela produção e um elenco talentoso, tanto na frente quanto por trás das câmeras. Com o público alvo adolescente, é fácil de você reconhecer alguns rostinhos na telona. Katherine Langford e Miles Heizier, de 13 Reasons Why estão no filme, assim como o Keiynan Lonsdale, da série The Flash. 
Os atores veteranos também merecem destaque, como o núcleo da família de Simon, composto por Jennifer Garner e Josh Duhamel, os pais do adolescente. As cenas entre Simon e os pais são emocionantes, algumas das mais bonitas do filme. <3 
Recomendo que você vá ao cinema enquanto o filme ainda está em cartaz, porque é importantíssimo para que ele alcance cada vez mais um público maior. Uma comédia romântica como qualquer outra, que acontece de ter um casal gay no centro de tudo. Vai, corre pra ver a história do Simon, corre também para ler o livro, corre para conhecer essa história incrível. 



4 Comentários

  1. Oi, Renata
    Ainda não li e nem assisti o filme mas cara, eu estou super animada para fazer isso. As resenhas sobre a obra estão além das expectativas e eu adoro um filmezinho clichê assim, ainda mais com um tema importante.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Renata!
    Menina, eu estou muito bolada porque aqui não passou nos cinemas T_T
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo! Amei a resenha e estou louca pra ver o filme <3 Amo o cast e acho super importante esse assunto ser abordado com essa linguagem tão fácil e nada dramático. <3 Arrasou na resenha, Broda <3

    ResponderExcluir