Título Original: Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe
Ano: 2014
Autora(a): Benjamin Alire Sáenz 
Editora: Seguinte
Nota: 5/5
Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.

Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.
Aristóteles, ou Ari, como gosta de ser chamado, é um adolescente de quinze anos e acha que esse é o maior desastre da sua vida. Ari é mexicano. Não sabe nadar. Não tem amigos. Não sabe quase nada sobre o seu irmão. Não fala muito com seu pai e odeia quase tudo sobre meninos. Ele pensa diferente de todos eles... até parece que não é um. Até o momento em que ele encontra Dante, um jovem com a mesma idade de Ari, mas pertencente de um universo totalmente oposto. 
Dante sabe nadar, odeia usar sapatos, tem um ótimo relacionamento com os pais, é filho único e um desenhista talentoso, apesar da idade. 



O livro é composto basicamente por diálogos, o que torna a leitura fácil e rápida, além de muito mais compreensiva. É possível ver a amizade de dois adolescentes, que estão em busca da própria identidade, evoluir apenas observando cada conversa entre eles. 
Uma coisa incomum no livro é o relacionamento de cada um com seus pais, que tem um papel fundamental para a história. 

Minha nota pra esse livro é máxima. Ele tem tudo pra se tornar favorito de todo mundo que o ler e tem os requezitos essenciais para um bom livro: ótima linguagem, ótima "trilha sonora", desenvolvimento, sensibilidade, drama e até comédia. 
Quando fui procurar o livro me disseram para que fosse pesquisar na ala de livros para o público infantil/juvenil, coisa que eu achei inadequada. 
Em geral, livros da categoria infanto/juvenil são livros mais fantasiosos e/ou para divertimento e nada mais (eu adoro esses livros ok gente, não me entendam mal), mas Ari e Dante é bem mais que isso. É um livro pra todas as idades, pra todas épocas.
Uma coisa bem interessante essa: apesar do livro se passar na década de '80, ele pode ser lido em qualquer época, pois lida com temas contemporâneos, de alta discussão nos dias de hoje, o que torna o livro muito atual. 


Recomendação

Eu super recomendo esse livro pra todo mundo. Eu acabei de ler e logo passei para o meu namorado, que está amando. E se eu tivesse que escolher um livro pra passar adiante para todos que conheço, seria esse. 
Faz tempo que não consigo engatar numa leitura e o motivo é esse livro! Eu até mencionei ele como um dos cinco livros que mais me deixaram com ressaca literária de todos os que eu li! É realmente ótimo. 
Espero que todos leiam e gostem tanto quanto eu! 

Beijos e até a próxima. 

3 Comentários

  1. Renataaa,
    Não acredito. Quando alguém ama um livro que eu amo; quando alguém fala bem de um livro que eu amo. Me sinto muuuuito feliz <3
    Eu amo esse livro, concordo com você sobre ele ser um livro para todas as idades e todas as épocas. Eu sou fã desse livro. Amo muuuuuito. hahahaha

    Beijo
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu amei tanto esse livro Adriano! Ainda to meio de ressaca por causa dele haha eu adorei mesmo. Também to feliz de achar alguem que o leu ♥
      Beijo!

      Excluir
  2. Olá Renata!!!

    Ari e Dante foi um das minhas melhores leituras do ano, até hoje não acredito que demorei tanto para lê-lo. Amei a forma como foi escrito e concordo totalmente com o que você diz em sua resenha sobre a amizade deles o relacionamento com os pais, concordo com tudo também dei nota máxima e favoritei esse livro. Diferente de você eu tenho ressacas quando não gosto do livro, quando eu gosto de um livro assim como gostei desse tenho uma vontade infinita de ler mais e mais!! Adorei sua resenha expresso todo meu sentimento pelo livro!!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir