Olá, Pessoas!

Sabe aquele livro que você não esperava nada, mas te surpreende completamente e te dá vontade de guardá-lo em um potinho? Então, conheça agora o queridinho da minha estante. Com vocês, a resenha de Namorado de Aluguel.

Autora: Kasie West 
Páginas: 252
Editora: Verus Editora  
Sinopse: Quando Bradley, o namorado de Gia Montgomery, termina com ela no estacionamento do baile de formatura, ela precisa pensar rápido. Afinal, ela vem falando dele para suas amigas há meses. Esta era para ser a noite em que ela provaria que ele não é uma invenção de sua cabeça. Então, quando vê um garoto esperando pela irmã no estacionamento do baile, Gia o recruta para ajudá-la. A tarefa é simples: passar por namorado dela — apenas duas horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. Depois disso, ela pode tentar reconquistar o verdadeiro Bradley. O problema é que, alguns dias depois do baile, não é em Bradley que Gia está pensando, mas no substituto. Aquele cujo nome ela nem sabe. Mas localizá-lo não significa que o relacionamento de mentira deles acabou. Gia deve um favor a esse cara, e a irmã dele tem a solução perfeita: a festa de formatura da ex-namorada dele — apenas três horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. 
E, justamente quando Gia começa a se perguntar se pode transformar seu namorado falso em real, Bradley reaparece, expondo sua farsa e ameaçando destruir suas amizades e seu novo relacionamento. 

Há um tempo estava na internet a procura de livro novos para ler, pois tenho o defeito de achar livros modinhas, modinhas demais para ler no momento que está em alta. Sendo assim, estou sempre buscando livros desconhecidos e acabei caindo de paraquedas em "Namorado de Aluguel". Não conhecia a autora, mas gostei da capa a princípio, o baixei e li. Vou defini-lo em cinco sílabas: MA RA VI LHO SO.

Ele é simplesmente tudo o que você deseja encontrar em um livro Juvenil. Comédia, romance, drama e uma mensagem clara para o seu público alvo. Desculpe o desabafo, mas estou cansada de ver livros  do gênero adulto direcionados para a galera do Juvenil - me poupe, por favor. Mas voltando ao livro, narrado em terceira pessoa e com uma escrita leve, a autora consegue desenvolver todos estes pontos fantasticamente, não abandonando o clichê, mas sabendo trabalhar estes elementos de forma que não mostre mais do mesmo simplesmente, contudo nos faz pensar desde o primeiro capítulo em cima do que a protagonista pensa ser importante - e do quão iguais somos a ela?

Gia é a nossa protagonista, aquela garota popular do colégio, "famosinha" das redes sociais com vários likes em seus posts do Twitter e em suas fotos no Instagram. Gia baseia o quanto algo é importante através destes dados. Esse jogo de utilizar a modernidade, foi uma excelente sacada da autora, pois qualquer garota adolescente - e até mesmo mais velha, ops velha não, jovem - que lê o livro consegue se ver em Gia, pois é o que acontece atualmente. Somos marcados pela quantidade de curtidas que ganhamos em nossas redes sociais e baseamos as vidas das pessoas em postagens de Facebook. Fotos não são mais lembranças boas, virou o cotidiano e essa é uma critica que o livro traz. Como uma das falas do irmão da protagonista que diz:

"E, muitas vezes, as pessoas de quem esperamos aprovação são totalmente desconhecidas. Não importa quem está dizendo que gosta de alguma coisa. O que importa é a quantidade de gente que diz isso. Se eu tiver cem curtidas por isto mais tarde no Instagram, saberei que é especial. — Ele segurou a placa. — Se eu tiver só duas, é porque não tem valor nenhum."

Tal fama faz com que a garota tenha uma reputação a zelar, sendo assim, ao levar um pé na bunda no estacionamento do baile de formatura, a jovem garota se desespera e pra não se passar por mentirosa, pede a um desconhecido pra ser seu namorado durante duas horas. O que ela não esperava era que esse garoto - X - não saiu de seu pensamento após o evento, sendo assim ela vai em busca de reecontrá-lo e ao achá-lo, segue a ideia de Bec - irmã de X e totalmente invisível posteriormente aos olhos de Gia - para retribuir o favor se passando como acompanhante do garoto em uma festa, apenas para causar ciúmes na ex namorada dele. O enredo se desenvolve dentro desse jogo namoro de mentirinha de ambos personagens.

Um ponto a ser destacado é fato de o mocinho da história não possuir o estereotipo popular visto em livros do gênero - perfeição, aqui sqn - X possui os dentes tortos, não é forte e nada popular em seu colégio. Porém na trama, a medida que vão se conhecendo e se tornando amigos, Gia começa a desconstruir tudo aquilo que tanto prezava e juntamente com Bec, a garota vai mudando continuamente. 

A vilã da história é aquele clichê de "amiga" invejosa que tenta a todo custo encontrar algo pra diminuir a pp, mas confesso que ela cumpre seu papel. Você consegue achá-la um saco, porém se irrita mais pelo grau de importância que a pp dá a ela. Contudo a maior surpresa vai para o trabalho de faculdade do irmão da protagonista que tirou de mim os maiores, "WTF?"

O diferencial do romance visto no livro é o fato da autora construir o amor do casal por meio de falas e ações, visto em clássicos como Orgulho e Preconceito, onde não é necessário beijos ou amassos para provar o sentimento que eles sentem um pelo outro - beijinho na mão, a moda príncipe encantado. Fazendo o leitor torcer a todo custo para o beijo de verdade e quando acontece fogos de artificio explodem, deixando o leitor que nem um bobo relendo aquele momento. Mas como toda mentira, uma hora a farsa cai e as consequências vem a tona abalando esse relacionamento. Contudo, o final não decepciona e nos faz querer ir atrás de mais obras da autora.

Aprovado pela maioria dos seus leitores, segundo o Skoob, Namorado de Aluguel é recomendado aos que gostam de romances fofinhos, divertidos e espertos.




E você, já leu? O que achou? Comente ai embaixo sua opinião :3

Espero que tenham gostado e até a próxima.



2 Comentários

  1. Oii, Karina

    Também sou dessas que não gosta de modinha, tudo que é falado demais me dá urticária! Hahaha
    Essa capa é um amorzinho, mas a história, infelizmente, não me chama atenção. A Rê sabe que eu não sou chegada em livros juvenis (né, Rê? Hahaha) e geralmente só leio quando tem algum drama pesadão. Esse lance de high school não funciona mais comigo e eu com certeza não me veria en Gia, tenho convicção! Uma pena, pois significa que eu estou ficando velha mesmoooooo! Hahahahahaha
    Mas a sua resenha está ótima! *--*

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente obrigada!
    E sim, entendo perfeitamente, pois em questão de filmes do gênero também não me encantam como há anos (rsrs) Livros ainda tem alguns desse tipo (igual a esse) que conseguem despertar a boba adolescente em mim. E esse parada de velha, que nada menina, somos tudo "folha" ainda como diz minha mãe. kkk
    Obrigada mais uma vez por comentar,

    Beijos,
    Ka :)

    ResponderExcluir