Oi, gente!

Oi, Rafa!

Como estão?

Hoje vim trazer a resenha do primeiro livro de uma série da Julia Quinn, mesmo autora da elogiada série Os Bridgertons! O Quarteto Smythe-Smith, aliás, é mencionado várias vezes na série da família Bridgerton, e a gente já sabe o que esperar dos concertos anuais das garotas Smythe-Smith, né? Ainda bem que no quesito romance, elas não são desafinadas como na música.

SINOPSE: Honoria Smythe-Smith sabe que, para ser uma violinista ruim, ainda precisa melhorar muito…
Mesmo assim, nunca deixaria de se apresentar no concerto anual das Smythe-Smiths. Ela adora ensaiar com as três primas para manter essa tradição que já dura quase duas décadas entre as jovens solteiras da família. Além disso, de nada adiantaria se lamentar, então Honoria coloca um sorriso no rosto e se exibe no recital mais desafinado da Inglaterra, na esperança de que algum belo cavalheiro na plateia esteja em busca de uma esposa, não de uma musicista.
Marcus Holroyd foi encarregado de uma missão…
Porém não se sente tão confortável com a tarefa. Ao deixar o país, seu melhor amigo, Daniel, o fez prometer que vigiaria sua irmã Honoria, impedindo que a moça se casasse com pretendentes inadequados. O problema é que ninguém lhe parece bom o bastante para ela. Aos olhos de Marcus, um marido para Honoria precisaria conhecê-la bem (de preferência, desde a infância, como ele), saber do que ela gosta (doces de todo tipo) e o que a aflige (como a tristeza pelo exílio de Daniel, que ele também sente). Será que o homem ideal para Honoria é justamente o que sempre esteve ao seu lado afastando todo e qualquer pretendente?

Hoje está um dia chuvoso aqui em Recife, e não há clima melhor para ler um livro da Julia Quinn, ou resenhar um HAHA Lembro, por coincidência, que no dia que estava lendo o livro também estava caindo o mundo aqui na cidade, e tudo isso me ajudou na experiência de "vivenciar" o século XVI. Especialmente neste livro, onde há uma cena importante no meio da chuva. Enfim vamos ao livro:

Honoria e Marcus são "amigos" desde que conseguem se lembrar. Amigos entre aspas pois Marcus é mais amigo do irmão de Honoria do que da própria, já que ela é a mais nova e desinteressante irmã de Daniel, pelos olhos do jovem Marcus. O livro começa com uma cena adorável onde Honoria ainda é criança demais para interesses romanticos, e Marcus e Daniel aparecem numa aventura sozinhos, quando são importunados pela garotinha. O tempo passa e a diferença de idade não mais importa para os dois, que se veem livres para desejar o que for. Embora... crescendo como "o melhor amigo do meu irmão/a irmã mais nova do meu melhor amigo", eles não conseguem enxergar amor ali. Até que os rumos mudam...

O livro é narrado em terceira pessoa, como é típico de Julia Quinn, e acompanhamos um pouco do lado Marcus e um pouco do lado Honoria, vendo assim os dois lados da história desenvolver igualmente. Dessa maneira, é possível enxergar a mudança nos sentimentos, pensamentos e comportamento dos personagens ao longo lo livro de forma magestosa e sutil. 

O humor, a leveza na escrita e o romance estão presentes aqui, como não podia faltar, e é o que faz do livro maravilhoso. Chego a conclusão de que não há nada que a Julia Quinn escreva que possa ser classificado como ruim, mesmo que a trama não seja das melhores - não é o caso aqui, mas poderia vir a acontecer. O romance de Marcus e Honoria acontece de forma tão natural que nos vemos pendurando um sorriso involuntário no rosto a cada nova percepção de um personagem sobre o que está acontecendo. 

Sou um pouco suspeita para falar, pois amo o plot friends to lovers, mas isso não quer dizer que o livro não seja ótimo em seu gênero. Envolvendo um gancho que faz os personagens permanecerem juntos e, mesmo não exatamente do jeito que esperamos, desenvolverem o romance. As cenas incluindo as garotas do Quarteto Smythe-Smith ficam a cabo de trazer as risadas altas ao leitor, e não decepcionam. É tudo aquilo que já lemos sobre as mesmas nos livros dos Bridgertons, e só podemos imaginar que sua música é tão exata quanto (por mais que seja classificada como péssima, acho que eu gostaria de comparecer a um concerto HAHAHA). 

O livro ainda deixa uma pontinha de mistério sobre o plot do próximo livro, Uma Noite Como Esta, protagonizado por Daniel, irmão de Honoria. 

Ah! E a menção a alguns membros da família Bridgerton é sempre emocionante de ler, e aqui não falta hahaha <3

Recomendado para quem ama romances de época, risadas e Julia Quinn. <3


FICHA TÉCNICA
Título: Simplesmente o Paraíso
Série: Quarteto Smythe-Smith
Editora: Arqueiro
Autor(a): Julia Quinn

Ano de Lançamento no Brasil: 2017




Deixe um comentário